A A A C
email

Terça-feira, 19/12/2017

Inclusão: Dentro e Fora dos Espaços Escolares

Tags: 2ªcre, educação especial, inclusão.

 

Os alunos da Escola Municipal Noel Rosa visitaram o AquaRio e a equipe pedagógica organizou-se para que um aluno da Educação Especial também pudesse participar das atividades propostas neste dia juntamente com sua turma e demais participantes.

 

A professora Claudia Togashi, regente da Sala de Recursos da E. M. Noel Rosa, enviou ao portal Rioeduca um relato sobre a experiência do trabalho realizado nas Salas de Recursos que dão suporte aos alunos da Educação Especial.

No dia 27 de setembro de 2017, as turmas 1.202 e 1.402 da Escola Noel Rosa foram visitar o AquaRio, localizado na Zona Portuária da cidade. Buscando promover cada vez mais o processo de inclusão de pessoas que fazem parte do público-alvo da Educação Especial, não somente no espaço escolar, mas também em outros espaços sociais, a escola se organizou para que um aluno com diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) da turma 1.202 pudesse participar também deste dia diferente e animado.

 

Visita ao AquaRio

 

Com a parceria da família de da sua rede de apoio (professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e uma voluntária da Educação Especial), o aluno participou de todas as atividades propostas para aquele dia, juntamente com seus colegas da turma e da escola, a professora da turma e a direção escolar.

A professora do AEE confeccionou para a excursão uma prancha de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) temática desenvolvida especialmente com vocabulários possíveis para serem utilizados na visita. A Comunicação Alternativa e Ampliada é uma importante ferramenta para oferecer aos indivíduos que possuem dificuldades de oralização a possibilidade de comunicar-se com seus pares. É usada para favorecer a comunicação dessas pessoas, como foi o caso do aluno com TGD.

 

Professora da turma e aluno usando a prancha  temática de Comunicação Alternativa e Ampliada.

 

Ressalta-se que o Atendimento Educacional Especializado é, de acordo com o MEC, “um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008). Os professores de AEE atuam nas diversas Salas de Recursos disponibilizadas pela rede municipal de ensino, oferecendo suporte no processo de inclusão dos alunos público-alvo da educação especial matriculados na rede regular de ensino.

Prancha de Comunicação Alternativa e Ampliada.

 

Com o uso da prancha temática de Comunicação Alternativa e Ampliada, o aluno conseguiu expressar suas vontades e desejos, mostrando que queria ver o tubarão e o peixe palhaço (referindo-se ao personagem Nemo, do filme de animação).

É importante promover mais espaços inclusivos para que não somente a pessoa com deficiências e TGD possa permear por todas as esferas sociais, mas também para que todos ao seu redor aprendam outros e/ou novos mecanismos ou recursos que existem, a fim de facilitar a vida desses indivíduos na sociedade. A participação no evento fora dos muros da escola garantiu não somente o desenvolvimento das questões sociais e comunicativas, como também favoreceu a possibilidade de mais um espaço de aprendizagem garantida para todos os alunos e profissionais envolvidos!

Agradecemos à professora Claudia Togashi por compartilhar conosco esta atividade de inclusão de alunos especiais e desejamos sucesso a toda equipe da unidade escolar.

 

O contato da unidade escolar é: emnoelrolsa@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.