A A A C
email

Segunda-feira, 14/05/2018

Jornal Mural: O Mundo na Sala de Aula

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, riodeleitores.

 

Jornal Mural traz o o Mundo para dentro do espaço escolar na Ilha de Paquetá.

 

A escrita de fatos importantes é uma prática de letramento comum em nossa sociedade. A maneira mais comum de registrar os acontecimentos é pelo jornal, que pode ser impresso, televisivo, radiofônico, virtual. Pode ter circulação ampla (internacional, nacional), ou local (jornal de bairro, de associação de moradores etc.).

 

 


Em razão da importância desse meio de comunicação em nossa sociedade, a professora Shayna Silva, Regente da turma de 6º Ano Experimental da Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo, propôs um jornal mural com os alunos, em que registrem fatos e eventos da sala de aula, da escola e da comunidade relevantes para eles. A ideia é confeccionar o jornal de maneira que possa sempre ser atualizado e afixá-lo na parede, para que todos possam ler.


Uma vez por semana, os alunos levam recortes de reportagens podendo ser de jornais ou revistas. Definidos os temas, cada grupo fica responsável por trazer para sala de aula uma reportagem com um determinado tema (dicas beleza e saúde, culinária, esporte, lazer, política, superação e etc). Depois de serem selecionadas, cada grupo fica com uma das reportagens, organiza e apresenta para a turma, em roda, onde expõem suas opiniões, argumentando os diversos pontos de vista.

 

 


Essa atividade além de promover o gosto pela leitura e interpretação de texto, também proporciona as crianças conhecimento sobre o mundo que os cerca, estimulando a consciência crítica e despertando o interesse em dialogar.

 

 

 


Como desdobramento da proposta, os alunos são estimulados a escrever suas próprias reportagens, que são expostas no Mural da sala de aula.


Para a professora Shayna, “(...) essa atividade tem apresentado bons resultados no desenvolvimento dos nossos alunos, primeiramente que demonstraram uma boa desenvoltura ao apresentar o que leram para o restante da turma, dividindo entre eles as partes importantes para que cada um pudesse contar o que leu, e depois um ou dois expõem a opinião do grupo sobre o que leram, o que desenvolve autonomia, sem contar a troca de experiência que também é muita significativa nesses momentos; e segundo que eles estão realizando pesquisas, lendo reportagens mesmo não estando dentro da atividade do Jornal Mural, como aconteceu com a aluna Julia Victoria que trouxe para sala um cartaz feito por ela sobre o caso de Marielle (...). Isso nos mostra o quanto nossos alunos estão atentos e são sensíveis aos acontecimentos conosco e no mundo”.

 

 

 


E você, ficou interessado em desenvolver atividades de Jornal Mural? Dê uma lida na Matéria da Revista Nova Escola :


http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/reler-e-reescrever-uma-experiencia-com-jornal-mural-na-escola

 

 

Para Saber Mais:

 

ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

Direção: Hanriete de Araujo da Silva

Diretora Adjunta: Rose Mary da Costa Ermida

Coordenadora Pedagógica: Maria Aparecida Bago

Telefone: 3397-0120

E-mail: emjmacedo@rioeduca.net

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)
eventos (318)
riodeleitores (185)

Comentários
Amei a ideia! Parabéns pela iniciativa!!

Postado por Lavínia em 14/05/2018 07:48

Parabéns pelo maravilhoso trabalho feito pela professora Shayna . Os alunos adoraram.

Postado por sandra em 14/05/2018 08:04

Projeto inspirador! Promover ações em escolas públicas que favoreçam o contato com a leitura e a escrita, como também encorajam ao pensamento crítico sobre o presente, é sim um ato de resistência!

Postado por Débora Teixeira em 14/05/2018 09:16

Excelente trabalho! Muito bom para desenvolver o pensamento crítico e autonomia.

Postado por élida ormond em 14/05/2018 11:13

Adorei a iniciativa ! Para produzir bons textos primeiro precisamos elaborar nossas ideias e formar opinião em relação ao assunto é só conseguimos isso lendo, ouvindo e discutindo o assunto, só depois estamos preparados para nós expressarmos. Lindo o projeto !!

Postado por Juliana O M Silva em 14/05/2018 22:00

Adorei o projeto !! Antes de expressarmos nossas ideias precisamos forma-las e só construimos ideias e opiniões lendo, ouvindo e discutindo. Parabéns a professora pela iniciativa !!

Postado por Juliana O M Silva em 14/05/2018 22:07

Muito interessante esse tipo de incentivo à prática da leitura. Esse método adotado é muito bom para abertura de discussão sobre temas da atualidade e, deixando as crianças com a mente bem aberta para adquirir novos conhecimentos. E o fato de estarem em roda, facilita a conversa do grupo,pois,conseguem entender de forma mais clara,as opiniões de todo o elenco do grupo.

Postado por Carlos Eduardo Joanino de Campos em 14/05/2018 22:53

Parabéns pelo belíssimo trabalho Shayna ;) Que mais professores tenham ideias como essas para que o ensino público melhore cada vez mais. Tudo pela educação!

Postado por Thays Karolline Silva em 15/05/2018 01:29

O incentivo à leitura e à escrita, partindo do interesse dos alunos, como a professora Shayna propõe é o caminho para o desenvolvimento genuíno de seres pensantes e agentes modificadores da realidade. Parabéns, professora! Iniciativas como essa fazem a escola realmente ocupar o seu lugar social na mediação de um mundo mais crítico, justo e criativamente transformador. Gratidão pelo seu empenho.

Postado por Isabel Troise em 18/05/2018 20:18

Adorei a ideia. Bastante interessante.

Postado por Mariana Barreto em 08/04/2019 15:02

Adorei a ideia. Muito interessante, inspiradora e é sempre possível fazer adequações de acordo com a turma e suas preferências.

Postado por Mariana Barreto em 08/04/2019 15:04

Parabéns pelo trabalho! O pensamento crítico com assuntos interessantes aos alunos, muito bom mesmo!

Postado por Ana Carolina em 11/04/2019 18:32

Excelente ideia. Super legal e ainda facilita o diálogo entre os alunos.

Postado por rafaella marques em 11/04/2019 23:15

Adorei a ideia!!Parabéns pela iniciativa!

Postado por Marcia Vidal em 13/04/2019 18:47

Que projeto maravilhoso!Muito bom para desenvolver a leitura , escrita e o pensamento crítico.

Postado por Juliana Camargo Coelho Nunes em 20/04/2019 22:43

Excelente trabalho, parabéns pela iniciativa de trabalhar com essa fonte de leitura informativa.

Postado por Célia Maria R. Martins em 25/04/2019 22:28

Que trabalho fantástico! Amei!!! Parabéns!!! ????????????????????????

Postado por Elaine Sobral Quirino em 29/04/2019 19:18