A A A C
email

Sábado, 21/07/2018

Malba Tahan na Copa do Mundo 2018

Tags: copa do mundo, futebol, estudo dirigido, 5ªcre, projeto.

 

Na Escola Municipal Malba Tahan, a Copa do Mundo 2018 não ficou só na torcida! Ela também foi inspiração para o Estudo Dirigido sobre os diversos países que partipam dessa competição. Confira!

 

 

Sobre a Copa do Mundo:

A Copa do Mundo é uma competição internacional organizada pela Federação Internacional de Futebol a cada quatro anos. A Copa passou a ser realizada em 1930, com a primeira competição sediada pelo Uruguai. A escolha da nação-sede é determinada em eleições feitas pela própria Fifa.

A Copa do Mundo, em seu modelo atual, organiza-se da seguinte maneira. As 32 seleções são dispostas em oito grupos, cada qual com quatro equipes. As duas primeiras de cada grupo classificam-se para uma fase eliminatória. Assim, as dezesseis classificadas disputam as oitavas; as oito vencedoras vão para as quartas; as quatro vencedoras prosseguem para as semifinais, e as vencedoras de cada semifinal disputam a grande final. Há também uma disputa pelo 3º lugar travada entre as perdedoras de cada semi.

As nações vencedoras de edições de Copa do Mundo são: Brasil (5 títulos), Alemanha e Itália (4 títulos cada), Argentina e Uruguai (2 títulos cada), Espanha, França e Inglaterra (1 título cada). As nações que mais vezes foram vice-campeãs são: Alemanha, derrotada em 4 finais (1966, 1982, 1986 e 2002), seguida da Argentina, que perdeu em 3 finais (1930, 1990 e 2014). A Holanda participou de três finais e saiu derrotada de todas as três decisões (1974, 1978 e 2010). 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-mundo.htm 

 

 

O Professor de Geografia José Roberto Catharino de Araujo, da Escola Municipal Malba Tahan, desenvolveu a atividade "Malba Tahan na Copa do Mundo 2018" com seus alunos da turma 1704, utilizando esse tema como base para o Estudo Dirigido, visando a inserção de conhecimentos básicos sobre a diversidade de países no mundo, que serão aprofundados na série seguinte. Essa atividade tem a característica básica de um game, com elementos de um jogo para a realização da atividade.

 

Os principais objetivos dessa atividade foram:

1. Levar o conhecimento aos alunos com prática lúdica;
2. Estimular o trabalho em equipe;
3. Despertar o comportamento ético, com um trabalho de forma organizada e respeitosa, uma vez que tratando-se de uma competição de perguntas e respostas, cada equipe somente poderá se manifestar na sua vez de responder;
4. Conhecer os diversos continentes do mundo;
5. Conhecer os países, suas capitais e suas localizações geográficas;
6. Discutirmos as várias matrizes dos povos e principalmente a do povo brasileiro, sua formação e pluralidade cultural;
7. Trabalhar o significado das representações nas bandeiras nacionais das diversas nações;
8. Dar a noção de Estado, Território e Nação, temas tratados a partir do 8º ano; 

 

 

A atividade:

Tempo necessário: Ao menos dois tempos (100 minutos).

• A turma foi dividida em três equipes (Equipes A, B e C), cada equipe teve um líder que ficou responsável por divulgar a resposta a ser dada.

• O Professor, em poder das bandeiras dos diversos países envolvidos na Copa do Mundo, a cada rodada apresentou uma, onde foram exploradas todas as possibilidades de perguntas dentro do proposta do trabalho, utilizando-se de perguntas previamente orientadas ou não. Dependendo do grau de dificuldade, o professor atribuiu, previamente, pontos à resposta dada, mantendo assim um equilíbrio de pontuação entre as equipes, evitando o desânimo daquelas com menor pontuação.

• Os pontos foram lançados no quadro ao lado de cada equipe, perfazendo-se o total ao final da atividade.

• As equipes foram orientadas previamente de que a resposta a ser dada deverá ser decisão de todos, uma vez que se trata de trabalho em equipe, devendo o líder anunciar a resposta.

• Outras variáveis deverão surgir durante à atividade, cabendo ao professor, flexibilizar seu planejamento adaptando-o as novas situações. 

 

“Jogos nos fazem felizes porque eles são trabalho duro que escolhemos fazer. E acabamos descobrindo que quase nada nos faz mais feliz do que a realização de um bom trabalho, por mais duro que seja.” Jane McGonigal
 

Parabéns pelo excelente trabalho realizado!

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.14.029) - Escola Municipal Malba Tahan

Diretora: Washington Altair de Jesus Pereira

Endereço: Av. Brasil 17.221 - Bairro: Irajá

Telefone: 3373-2365 / 3373-2003

E-mail: emtahan@rioeduca.net


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
projeto (62)
copa do mundo (8)
futebol (5)
estudo dirigido (1)

Comentários
Parabéns ao Professor Roberto Catarino !!! Como sempre profissional de excelência!!!

Postado por Cladia Alves Barreto em 23/07/2018 17:20