A A A C
email

Quarta-feira, 14/11/2018

Folclore, Artes e Vida!

Tags: 8ªcre, projetos.

 

O Rioeduca apresenta a Escola Municipal Antônio Austragésilo que desenvolve um projeto de valorização da cultura popular, da criatividade e dos valores para uma sociedade cada vez melhor para todos. Confira!

 

 

Apresentação do Bumba meu Boi na Mostra de Folclore

 

 

A Escola Municipal Antônio Austragésilo realizou no mês de agosto a Semana do FolcloreAproveitando a rica cultura brasileira, que proporciona para os alunos a descoberta de lendas, cantigas, jogos e até de elementos de nossa culinária, a equipe pedagógica da escola desenvolveu uma mostra de trabalhos para compartilharem o que foi trabalhado sobre o Folclore. 

As brincadeiras folclóricas representam uma maneira de manter viva nossa cultura e tradições populares, algo tão importante para o fortalecimento da nossa identidade. Dessa forma, as atividades proporcionaram aos alunos experiências com leitura, escrita e dramatização sobre o tema.

 

 

 

Professor Jakson, Diretor Geral da E.M. Antônio Austragésilo, recepcionando a personagem Cuca

 

 

A professora Elizabete Ribas se caracterizou de Cuca e se apresentou para os alunos como uma personagem vinda diretamente dos livros de Monteiro Lobato.

A Educação Infantil apresentou cantigas de roda, entre elas " A Linda Rosa Juvenil". Os alunos participaram de apresentações de Capoeira, Maculelê e cantigas folclóricas do Bumba Meu Boi.

A Semana do Folclore originou uma Mostra de Trabalhos criativa e envolvente que valorizou a participação dos alunos e o pensamento sobre a diversidade da cultura brasileira. 

 

 

Alunos da Educação Infantil encenando  "A Linda Rosa Juvenil"

 

 

"As atividades do projeto Folclore foram desenvolvidas dentro do nosso projeto anual Transformação! No projeto buscamos trabalhar valores e o pensamento de que juntos podemos, sim, mudar o mundo! (...) " Professora Roberta Madeira - Coordenadora Pedagógica da E.M. Antônio Austragésilo

 

 

Alunos em apresentação de Maculelê na Mostra Pedagógica

 

 

O projeto Transformação vem sendo desenvolvido durante o ano na unidade escolar. Valores como Respeito, União e Solidariedade são alguns dos temas que fazem parte das atividades dos alunos.As propostas são planejadas visando a reflexão dos estudantes sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos.

Nas aulas de Artes Visuais, os alunos recebem estímulos para se expressarem e colocarem a criatividade em diferentes trabalhos de cores e formas. A professora Joelma Ventura, regente de Artes Visuais, faz a transformação de materiais reciclados e adaptados em verdadeiros trabalhos artísticos, demonstrando o quanto os alunos são talentosos.

 

 

 Alunos produzindo Mandalas na aula de Artes Visuais

 

 

Uma escola púbica de qualidade deve ter entre outros fatores, a garantia de que todos serão acolhidos e terão direitos iguais nesse espaço, por isso, no projeto Transformação a inclusão, o respeito à diversidade e o combate ao bullying são temas de constante discussão.

Nesse contexto, a Escola Municipal Antônio Austragésilo orgulha-se de ser uma unidade que pensa no futuro, pois se dedica à formação integral dos alunos, para uma comunidade melhor... para um mundo melhor!

 

 

Alunos fazendo manifestação contra o Bullying

 

 

O Rioeduca parabeniza a E.M. Antônio Austragésilo pela realização do projeto Transformação e pelas atividades e reflexões tão significativas na vida dos alunos!

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar:  Escola Municipal Antônio Austragésilo

E-mail: emaustragesilo@rioeduca.net

Telefone: 3463-8438

 

 

 

Participe do Rioeduca! Entre em contato :


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
8ªcre (330)

Comentários
Lindo trabalho!! Orgulho de ter feito parte dessa equipe!! Parabéns a todos!!

Postado por Simone em 14/11/2018 13:44

Trabalho diferenciado de uma escola mais que especial, parabéns a todos nota 1000!

Postado por Cristian em 14/11/2018 14:22

Orgulho de fazer parte dessa equipe. e foi revelada a verdadeira identidade da Cuca....kkkkk sse espaço da SME é muito importante para divulgação , dos belos projetos que acontecem na nossa Rede. Parabéns pela bela matéria!

Postado por Elizabete Ribas de Gois Santos em 10/12/2018 19:17