A A A C
email

Sexta-feira, 21/09/2018

Construindo Valores por uma Escola de Excelência

Tags: cre10, 10ªcre.

 

A escola Nelson Romero promoveu ações com o intuito de proporcionar aos alunos o contato com eventos que tem como objetivo resgatar os valores fundamentais para que haja a mudança em nossa sociedade.

 

A E/CRE (10.19.026) Escola Municipal Nelson Romero está localizada à Rua José Baldino s/n°- Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende 806 alunos, distribuídos em 26 turmas da Educação Infantil, modalidade Pré-Escola, ao 6º Experimental. Formando a equipe gestora temos a professora Carla Paiva de Mesquita, como diretora, a professora Margareth Matos de Queirós, como diretora adjunta e a professora Danielle Berrondo Cardoso Gomes, como coordenadora pedagógica.

 

De acordo com as vivências e acontecimentos, quanto às rotinas e convivência entre as crianças e professores, observados pela direção da Unidade Escolar, foi decidido, em conjunto, a realização de um projeto onde as regras de boa convivência, combinados e organização ganhassem um maior significado no cotidiano escolar. Sendo assim, foi necessário criar algumas estratégias, com o intuito de proporcionar sempre um ambiente atrativo e acolhedor, para que os alunos pudessem repensar atitudes, desenvolvendo afetividade, ética, cidadania, minando, aos poucos, as dificuldades encontradas quanto ao respeito com o próximo e consigo mesmo.

 

 

Mural sobre a Valorização Étnica

 

 

Durante o 1° semestre, os estudantes puderam constatar que valores familiares e cidadania precisam estar nas pequenas ações e nas escolhas diárias que fazem e que amizade e o brincar juntos requer cuidados, compreensão, amor e respeito.

 

A ideia da direção era proporcionar aos alunos condições para que, juntamente com os professores, refletissem sobre a necessidade de respeito entre todos através da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania. Dessa forma, favorecendo uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientemente participativos e responsáveis no convívio social.

 

 

Alunos apresentando trabalho sobre a importância da família

 

 

— Construímos rotinas nas turmas para que as falas fossem diárias e que a reflexão dos temas de valorização ético e racial, respeito, igualdade permeassem os conteúdos didáticos. Junto nesse processo a oficina Caminhando com os Ciganos. — afirma a diretora Carla

 

A família e a escola são espaços socioculturais do cotidiano e tem históricos no processo de socialização, tornando-se berço de atitudes, bem como de mudanças, ou estagnação, da realidade na qual a sociedade a insere, pois delas partem os sujeitos sociais que irão manter, ou mudar, a si próprios e, consequentemente, a realidade onde estão inseridos.

 

— Um dos objetivos do trabalho era salientar a importância dos pais no processo educativo dos filhos, onde se pressupõe que trabalhando adequadamente com a educação e os valores familiares, conseguiremos nos transformar em uma sociedade mais justa e ética. Neste trabalho, relatamos que a contextualização do tema objeto e as questões abordadas são muito importantes, pois a mudança é necessária. É preciso que todo responsável saiba que o apoio da família é crucial no desempenho escolar. — declara a coordenadora Danielle

 

 

Projeto Receita da Felicidade

 

 

A honestidade é um dos valores mais importantes na formação da personalidade e do caráter das crianças. É base das suas relações com os demais. As crianças podem interiorizar exemplos de honestidade através da conversa e observação. Durante o projeto, houve uma palestra do Delegado Federal Victor Hugo Touvel, que falou sobre “Ser honesto é respeitar aos demais, é não se apropriar do alheio, é ser sincero na relação com o outro, é não mentir e sempre dizer a verdade por mais difícil que seja”.

 

Compreende-se que, o papel a ser exercido pela escola, ultrapassa o ensino pedagógico presencial da sala de aula, vai muito além de o simples passar conteúdos, é preciso construir valores.

 

 

Feira Cultural na quadra da Unidade Escolar

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.026) Escola Municipal Nelson Romero
E-mail: emnromero@rioeduca.net
Telefones: 3158-0848

 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
cre10 (25)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.