A A A C
email

Quinta-feira, 06/09/2018

"Ver, mexer e sentir!" Exposição interativa no EDI Ataulfo Alves

Tags: 9ªcre, educação infantil, 9cre.

 

A Exposição interativa “VER, MEXER e SENTIR!” aconteceu no EDI Ataulfo Alves, no terceiro Bimestre com a amostra do Projeto Anual “Não me leve ao pé da letra, essa história não tem pé nem cabeça!”

 

 

 

Com o objetivo de transformar a escola num lugar encantado e rico em oportunidades sensoriais, o EDI Ataulfo Alves planejou a 1ª EXPO VER, MEXER e SENTIR, na qual, a interatividade é a base do momento oferecido.

Dessa forma, cada cantinho da unidade se transformou em um espaço parecido com galerias de artes com exposições de atividades que evidenciavam os e talentos das crianças.

 

 

 

 

A proposta partiu do grupo de professores e com ela as crianças ficaram mais participativas e a oralidade foi desenvolvida em todas as salas de aula, com a ajuda do simbólico do mundo do faz de conta. Com fantasias, teatrinhos, contos e encantos foram construídas vivências significativas para as infâncias presente ali, favorecendo, também, a formação da identidade.

 

 

As crianças do EDI Ataulfo em experiências de interação durante a exposição

 

 

A Exposição interativa ocorreu no dia 29/06/2018 de 9h às 12h e de 13:30h às 16:30h. A duração foi somente de um dia, porém a sua preparação durou aproximadamente 4 meses (de março até junho).Toda a unidade esteve envolvida com a proposta, direção, educadores, profissionais de apoio, pais e alunos. Todos colaboraram com as construções dos cenários e com a coleta de recicláveis (caixas, caixotes, jornais, etc). No dia do evento, famílias e crianças eram convidados e toda a equipe do EDI tinha funções definidas.

 

 

        

 

 

No dia da exposição, ao chegarem a unidade escolar, as crianças e seus familiares eram recebidos por personagens vivos dos clássicos infantis. Na subida da rampa, havia a entrada de um castelo e ali começava o mundo mágico. Atravessando as portas do castelo e iniciando a subida da rampa, fitas de diferentes tecidos e texturas já convidavam aos presente a sentirem uma nova sensação.

 

 

           

 

 

Mais a frente, balões de gás criaram uma mistura de cores, assim como, ao final da rampa, muitos bichinhos de pelúcia eram dispostos para serem tocados. Vontade de apertar? De fazer o que? Múltiplos eram os desejos e as sensações. 

 

 

 

 

Já no segundo pavimento, cada corredor possuia suas descobertas e possibilidades.

 

 

     

 

O parquinho de resina virou a floresta dos Três Porquinhos com os três tipos de casa da história e com os personagens gigantes na parede. No outro lado do espaço, havia várias histórias modernas apresentadas de forma criativa, como uma linda releitura de Tarsila do Amaral, a história do guarda chuva, com o próprio representado e decorado pelos alunos.

 

 

 

 

 

O espaço que recontava a história da Branca de Neve, foi  a sensação da exposição. Na releitura a princesa Branca de Neve virava a Black de Neve, causando identificação por grande parte das crianças.

 

 

 

 

No projeto também teve a Fábula da Cigarra e da Formiga e a representação da história Jogo de Bola, retratada a partir dos  personagens de fantoche Raul e Arabela que defendiam seu gol e tinham seus movimentos controlados por cordas. 

 

 

 

 

No cantinho que apresentava o sítio do seu Lobato havia animais feitos de materiais recicláveis e um aconchegante espaço de contação de histórias sob a amendoeira da unidade, com almofadas coloridas. Tudo pensado para proporcionar o prazer em participar e o reencontro com o mundo do faz de conta. 

 

 

 

 

 

No térreo, mais oportunidades de encantamento. Fundo do mar com som, bolhas e movimento; um desafio da História de João e Maria, com pistas a seguir; e um cenário da poesia Leilão de jardim.

 

 

 

     

Sem dúvida foi um dia diferente para toda a Unidade Escolar. 

Aprende mais quem aprende com o coração. E assim foi a 1ª Exposição Interativa do EDI Ataulfo Alves. As famílias amaram e a proposta de interação foi 100% alcançada.

  

 

     

 

Parabéns à  equipe de professores pela idealização e realização da proposta.

 

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: EDI Ataulfo Alves

Email: ediataulfo@rioeduca.net

Telefone: 3162-4574

 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (325)
9cre (6)

Comentários
Trabalho realizado com muita dedicação por toda a equipe. Foi belíssimo ver o rostinho encantado de cada aluno ao olhar seus trabalhinhos expostos.

Postado por Maria Rosas em 25/09/2018 10:37