A A A C
email

Terça-feira, 27/11/2018

Projeto Planta Viva

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A turma EI- 44 do EDI Maria Berenice Parente está desenvolvendo o Projeto Planta Viva desde setembro com a orientação da professora Iolanda Nunes Rodrigues.  O Projeto Nossas Receitas também é integrado ao Projeto Planta Viva e como um dos principais objetivos visam ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação

 

Trata-se de um projeto em que as crianças da turma EI -44, do EDI Professora Maria Berenice Parente, estão aprendendo a cuidar da natureza e a compreender a interdependência entre todos os seres. Para desenvolver o projeto a professora Iolanda Nunes solicitou a parceria das famílias, que estão trazendo vários tipos de plantas para a sala. As crianças estão recebendo orientações sobre plantio e sobre como cuidar das plantas (orientações dadas pela professora e pelo pai da Lara que mora em um sítio onde ele tem vários tipos de plantação). No dia 5 de setembro, ele trouxe para a sala umas plantinhas e deu orientações básicas às crianças sobre plantio.

 

 

 

A professora Marta também veio se juntar a nós nesse projeto que, atualmente, está em fase de reformulação, sendo ampliado em seus objetivos e envolvendo outras turmas. O objetivo é a de que as crianças aprendam a plantar, a colher, a fazer compostagem e, com isso, aprendam, também, a se alimentar de forma mais saudável.

 

 

Pai da aluna Lara falando sobre plantação com as crianças.

 

PROJETO NOSSAS RECEITAS

 

O PROJETO NOSSAS RECEITAS está integrado ao PROJETO PLANTA VIVA. O objetivo inicial do Projeto Planta Viva era o de que as crianças plantassem e colhessem fazendo, assim, suas próprias receitas. Entretanto, o projeto acabou por tomar outra proporção, pois as mães começaram a se oferecer para ensinar às crianças a fazerem algumas receitas simples. Achei a ideia interessante também, pois, dessa forma, conseguiria um envolvimento maior com as famílias. A adesão ao projeto foi tão grande que atualmente estou precisando agendar a presença dos familiares que querem ensinar suas receitas às crianças.

 

 

Livro de receitas da turma.
 

 

O principal objetivo do Projeto Nossas Receitas é desenvolver a capacidade linguística das crianças, uma vez que elas aprendem a fazer lista de materiais necessários, lista de ingredientes e a descrever o modo de preparo das receitas. Para isso, as crianças vão falando e eu vou anotando no quadro, chamando a atenção para a escrita das palavras. Depois, a professora faz o papel de escriba, registrando tudo no Caderno de Receitas enquanto elas desenham livremente. Finalmente , a professora relê o texto para as crianças e elas escolhem a melhor forma de ilustrar. Dessa forma, as crianças aprendem os diversos gêneros textuais e as várias funções da linguagem.

 

 

Professora Iolanda e os alunos da turma EI-44.

 

 

RECEITA DE SALADA DELÍCIA

 

INGREDIENTES:

  • Alface
     
  • Tomates picados
     
  • Queijo ralado
     
  • Sal
     
  • Azeite

 

PREPARO:

Lave bem as folhas da alface com água corrente, depois deixe de molho em uma água filtrada para tirar qualquer tipo de germes. Faça o mesmo com os tomates. Coloque as folhas da alface em uma travessa bem bonita e em outra travessa coloque os tomates já picados. Para se servir, pegue uma folha da alface, uns pedaços de tomates e coloque no pratinho descartável. Tempere com queijo ralado e um pouquinho de sal. Coloque o azeite por cima.

 

RECEITA DE CUPCAKE

 

INGREDIENTES:

  • 2 ovos
     
  • 1 xícara de chocolate em pó
     
  • ½ xícara de açúcar
     
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 tampinha de fermento
  • 1 xícara de água
     
  • 4 colheres de sopa de óleo
     
  • Doce de leite
     
  • Chocolate granulado

 

PREPARO:


Primeiro coloque os ovos na tigela, depois o chocolate em pó e em seguida o açúcar. Mexa um pouco para misturar tudo. Depois de misturar, coloque a água e mexa bem. Em seguida coloque as 4 colheres de óleo e misture; por fim coloque o fermento e continue mexendo até aparecer umas bolinhas na massa. Quando aparecer as bolinhas está no ponto para colocar nas forminhas. O segredo é colocar duas forminhas de papel em cada forminha de alumínio ou de silicone. Leve ao forno por 20 minutos. Veja se a massa já está pronta com um palitinho. Quando a massa não grudar no palitinho já pode tirar do forno. Depois de tirar do forno é só confeitar e saborear.

 

 

Crianças experimentando a salada delícia.

 

Além de desenvolver a capacidade linguística as crianças aprenderam a se servir e a respeitar o seu momento e o do colega, ampliando as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

 

Informações enviadas pela professora Iolanda Nunes Rodrigues

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Contato do EDI Professora Maria Berenice Parente:

ediberenice@rioeduca.net

Telefone: 3342-4681

 

Contato para publicações:

 

 

 

 




 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.