A A A C
email

Segunda-feira, 25/02/2019

Juntos Novamente!!!

Tags: 1ªcre, acolhimento.

 

Unidades da 1ª CRE realizam atividades de Acolhimento, tendo como eixo central a AFETIVIDADE.

 

Como parte do Calendário Pedagógico Anual das Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a Semana de Acolhimento, período em que alunos e professores estão de volta, é um período de importância ímpar para que o Ano Letivo comece com o “pé direito” .

E.M. Humberto de Campos

 

Em todas as unidades, as mais diversas propostas foram desenvolvidas.

 

O EDI Parque da Alegria, localizado na região Portuária do Caju, iniciou seu acolhimento na recepção da equipe, em seu retorno das Férias. O diretor-ajunto da unidade, professor Bento, realizou a dinâmica “O presente”, onde os funcionários recebiam “presentes de grego” e juntos, tinham que buscar soluções para os problemas. O objetivo da dinâmica era mostrar que quando trabalhamos em equipe, os desafios do dia a dia ficam mais fáceis de serem vencidos.

 

Explorando os espaços do EDI Parque da Alegria

 

 

O espaço físico da unidade também estava todo decorado com murais de boas vindas para receber, além da equipe, as famílias e os alunos que estavam retornando, tornando o ambiente especial para todos. 

 

As famílias foram convidadas a conhecer todos os espaços e a conversar com a equipe das turmas de seus filhos no de 2019.

 

 

Responsáveis também foram acolhidos

 

 

E, o mais esperado momento do Acolhimento: O retorno dos aluno! A Equipe do berçário recebeu seus bebês e suas famílias com muita música e ludicidade. Os bebês deram um show, ambientando-se ao novo ambiente prontamente!

 

As turmas do Maternal exploraram os ambientes do EDI e vivenciaram momentos de magia, com faz de conta, brinquedos, livros e muito mais. Já as crianças da pré-escola estavam ansiosas pelo retorno e se divertiram muito ao reencontrar amigos e professores: brincando, explorando e convivendo nos diferentes espaços a rotina da unidade.

 

 

Juntos outra vez no EDI

 

 

Na Escola Canadá, na comunidade do São Carlos, os alunos acolheram os colegas, contando histórias com fantoches. A turma de 3º ano foi com um coração de souvenir, símbolo de afetividade.

 

 

Acolhimento com protagonistas infantis na Escola Canadá

 

 

A Escola Vicente Licínio Cardoso, unidade de Ensino Fundamental II, que atende turmas do 7º ao 9º ano em turno único, recebeu os alunos do 7º ano com uma programação especial.

Como são alunos que ingressaram este ano na escola, planejaram dinâmicas, nas quais eles se descontraíssem e começassem a formar laços, assim como realizaram atividades de visita aos espaços da escola para que os jovens se ambientassem ao novo espaço e cotidiano de atividades.

Uma atividade que este grupo realizou foi confeccionar uma "Cápsula do tempo" com suas expectativas. Essa cápsula, por sua vez, será aberta somente quando esse grupo de alunos estiverem no  9º ano.

 

 

Escola Vicente Licínio  Cardoso

 

 

Na acolhida dos alunos do 8º e 9º ano, que já eram alunos da unidade, a Unidade Escolar planejou um dia diferente, onde todos puderam se sentir acolhidos e animados para o novo ano escolar que se inicia.

 

Nesse início de ano, foram realizadas ações das mais diversas, cujo objetivo de todas as Unidades Escolares era de criar o sentimento de pertencimento em todos que fazem parte da Comunidade Escolar em que estão inseridos.

 

 

EDI Zélia Gattai Amado

 

 

Nas fotos abaixo, acolhimento nas Escolas Humberto de Campos, Catumbi e Floriano Peixoto.

 

 

 

A essência do que foi essa semana de Acolhimento nas unidades da 1ª Coordenadoria Regional de Educação pode ser resumida com o vídeo da professora Rosana Pinto, da Escola Guatemala, localizada no bairro de Fátima, recebendo os pequenos para um dia de aula. 

 

 

CLIQUE NA FOTO ABAIXO E ASSISTA AO "BOM DIA" DA PROFESSORA ROSANA, NA ESCOLA GUATEMALA

 

 

 

 

"Nada mais belo que olhar de criança no sol da manhã

Chuva de carinho é o que posso pedir nessa imagem tão sã

Lindo no horizonte o amanhã que eu nunca esqueci

Doce lembrança do sonho que eu vejo daqui !"

(Milton Nascimento/ Tiago Iorc)

 

 

Para Saber Mais

Gerência de Educação da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

Telefone -   2233-2763

E-mail gedcre01@rioeduca.net  

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (379)
acolhimento (20)

Comentários
Parabéns a todas as escolas, oportunizando o acolhimento entre todos os segmentos da escola, favorecendo a construção de laços e vínculos saudáveis para uma boa aprendizagem dos nossos alunos!

Postado por Kátia Cristina Alves Monteiro Maia em 25/02/2019 08:24

Professora Rosana da EM Guatemala, faz toda a diferença. Excelente professora É sem dúvidas uma inspiração

Postado por Fatima Moreira em 25/02/2019 08:27

Que o ano letivo seja de muita paz e realizações!!! As Equipes das Escolas, EDIs e Creches estão prontas!!! Certeza de realização de um trabalho de excelência!!! Que alunos e familiares sejam parceiros destas realizações!!! Em frente!!!

Postado por Christina Santos Teixeira da Silva em 25/02/2019 08:49

Quem não gosta de ser recebido com carinho? A cada ano nossa escola se une para acolher nossos alunos de forma alegre e carinhosa, abrindo as portas para mais um ano de muito crescimento e sucesso! Parabéns a todas as unidades! Trabalhos muito criativos.

Postado por Ines Resende em 25/02/2019 09:07

Um começo de ano muito criativo e inspirador. Que a educação transforme histórias de vida.

Postado por José Leandro Cardoso em 25/02/2019 09:19

É estimulante, inspirador e de total importância este momento inicial. PARABÉNS, 1ª CRE! Parabéns, Alexandre Roque, pela matéria. Trilhemos nossos caminhos em 2019!

Postado por SILVANA HUGUENIN em 28/02/2019 09:04

Belos acolhimentos, parabéns!!! "Mas o que parecia medo era a coragem me dando as boas-vindas, me acompanhando naquele recuo solitário, quando aprendi que toda escolha requer ousadia..." Martha Medeiros

Postado por Janete Martins Bloise em 28/02/2019 10:23