A A A C
email

Sexta-feira, 15/03/2019

Escola Municipal Walquir Pereira - 10ªCRE

Tags: 10cre, cre10, arbovirose.

 

A Escola Walquir Pereira faz caminhada na comunidade, roda de conversa e acompanhamento do ciclo de vida do mosquito para conscientizar os alunos no combate das Arboviroses.

 

A E/CRE (10.19.081) Escola Municipal Walquir Pereira está localizada a Estrada de Sepetiba, 13.501 – Nova Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende a 30 turmas, com 930 alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Tem como diretora a professora Carolina Thiele Azeredo, como diretora adjunta a professora Tatiana Oliveira Agostinho e como coordenador pedagógico o professor Júlio Cesar Salino de Sousa.

A Unidade Escolar apresenta um grupo muito unido e participativo, que já começou o ano mobilizando todos os alunos na conscientização do cuidado com a saúde de toda a comunidade do entorno.

As turmas do 1º ano das professoras Ivana, Geiseane, Lorrayne e Mirtha, provaram que desde pequeno é que se aprende sobre o cuidado com a vida em família e com amigos vizinhos, pois a responsabilidade é de todos no combate às Arboviroses. O trabalho pedagógico de conscientização com os alunos se deu a partir da abordagem sobre a necessidade de não deixar o mosquito transmissor da Dengue nascer e crescer.

 

Alunos em atividade sobre Arbovirose

 

Foram realizadas rodas de conversas, nas quais os discentes contaram sobre o que já sabiam a respeito do tema, histórias de amigos e familiares que já foram contaminados pela doença e as consequências na saúde das pessoas, revelando assim, suas visões de mundo e a diversidade das suas vivencias. 

Aproveitando as fases iniciais do seu processo de alfabetização e letramento, eles puderam declamar versos temáticos para alertar as outras turmas sobre a relevância do assunto. Além disso, de modo lúdico e muito divertido, participaram da produção de fantasias que remetiam aos agentes de vigilância em saúde, fazendo menção ao seu importante trabalho na prevenção dos casos de Dengue.

 

Professora Gerlane Pessoa e seus alunos

 

— As ações do projeto de conscientização oportunizaram novas aprendizagens e ricas experiências, tão importantes na formação dos meus alunos. — declara a professora Ivana

 

As turmas do 2º e 3º anos enfatizaram o conhecimento a respeito do mosquito Aedes Aegypti e como ele se prolifera. Os alunos puderam observar o ciclo de vida do Aedes e entender como acontece a rápida proliferação.

 

— Como havia larvas na fase de pupa já presenciamos em nossa amostra a presença do mosquito. Abordamos onde ele se reproduz e como evitar sua proliferação. Pesquisamos as doenças transmitidas e seus sintomas. — afirma a professora Carla Renata

 

Os alunos dos 4°, 5° e 6° anos participaram de uma roda de conversa no pátio interno, onde foram levantadas várias questões. A partir do conhecimento prévio das crianças, novas informações foram inseridas no contexto, realizando, assim, um estudo de casos de doenças transmitidas pelo mosquito no cotidiano dos alunos. Os professores expuseram em sala de aula sugestões de pesquisas e as turmas se dividiram em  grupos e tópicos, tais como: O que é arbovirose?; Quais as principais doenças causadas?; Qual é o ciclo de vida do mosquito; Principais sintomas? e Como prevenir?

 

 

Professora Mirtha Iara e seus alunos

 

Finalizando esse grande evento, que foi realizado pela Unidade Escolar, os alunos fizeram uma caminhada no entorno da escola, conscientizando os moradores locais sobre o cuidado com o ambiente.

 

— Somos responsáveis pelo mundo em que vivemos, cuidar do ambiente é cuidar da nossa saúde. O empenho dos alunos foi emocionante, a vontade de aprender e compartilhar aquilo que sabiam fez toda a diferença. — afirma a professora Aniele

 

Os alunos criaram um grito de guerra para cantar durante a caminhada:
 

"Sem moleza, sem bobeira.
Sou aluno Walquir Pereira
Cuidado com esse mosquito
Ele pode fazer mal
Se você não se cuidar
Vai direto pro hospital
Não deixe água parada
Nem aqui e nem ali
Esse é o recado dos alunos da Walquir
."

 

 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.081) E. M. Walquir Pereira
Diretora:
Carolina Thiele Azeredo
Diretora adjunta: Tatiana Oliveira Agostinho
E-mail: ediwpereira@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

cre10 (25)
10cre (9)
arbovirose (6)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.