A A A C
email

Sexta-feira, 01/03/2019

Combatendo as Arboviroses

Tags: 10cre, cre10, arboviroses.

 

O EDI Erlon de Souza Silva faz apresentação teatral com os professores para orientar no combate das arboviroses.

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Medalhista Olímpico Erlon de Souza Silva está localizado a Avenida Cesário de Mello, 13.501 – bloco II - Santa Cruz, na comunidade do Cesarão, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A unidade atende a 21 turmas, com 465 alunos da Educação Infantil - modalidades creche e Pré-Escola. Tem como diretora, a professora Jociara Silva de Oliveira e como diretora adjunta, a professora Renata Constantino Martinelli.

Orientar e envolver as crianças em idade de creche e pré-escola nas atividades de combate as arboviroses é um dos objetivos das ações realizadas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro nas suas escolas. No dia 19 de fevereiro de 2019, foi a vez dos alunos do EDI Medalhista Olímpico Erlon de Souza Silva participarem das atividades com palestras educativas sobre o tema apresentado pela equipe docente. 

O tema foi abordado de forma lúdica e condizente com a faixa etária dos alunos. Além disso, foram confeccionados trabalhos manuais expostos pelos corredores da Unidade Escolar.

 

 

Alunos no combate as arboviroses

 

 

A atividade no EDI integra um conjunto de ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura para intensificar o trabalho de combate as arboviroses, visando reforçar as ações de caráter preventivo, envolver os moradores e conscientizar sobre a importância da participação de todos nesse processo. 

O combate efetivo não depende apenas da ação do poder público, todos precisam se envolver de forma eficaz. A participação da comunidade escolar é muito importante, pois precisam compreender os riscos para que assim adotem em suas rotinas hábitos que impeçam o mosquito de se reproduzir e transmitir as arboviroses.

 

Alunos monstrando que lugar de lixo é na lixeira

 

 

"Um fator essencial é desde cedo orientar os alunos da Educação Infantil, pois eles são fundamentais na propagação das informações sobre o mosquito aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele. Por isso, é primordial a orientação para sensibilizá-los e estimulá-los a tomarem atitudes que venham refletir no comportamento de seus familiares, ajudando no combate ao inseto em suas casas. Envolver as crianças nesse processo é vital, porque elas já crescem com essa mentalidade e tornam-se importantes agentes multiplicadores das informações que recebem na escola. Quando são bem orientadas, elas fiscalizam de verdade as práticas erradas que observam em casa." afirma a diretora adjunta Renata Martinelli

 

Nessa luta contra as Arboviroses, foi realizado, no dia 22 de fevereiro, um teatrinho no pátio da Unidade Escolar para todos os alunos e comunidade escolar, onde a equipe de professores encena uma visita domiciliar feita por um agente de saúde a uma família que não cuida direito de seu quintal e que, por isso, todos os moradores da casa estão doentes.

 

A dramatização visa orientar a importância da prevenção, mantendo a casa e o quintal sempre livres dos criadouros do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

 

 

Apresentação teatral com a diretora adjunta e professores

 

 

Além disso, a peça orienta sobre o descarte correto dos criadouros em potencial do mosquito como, pneus velhos, recipientes descartáveis, tampinhas, garrafas, tanques de água, entre outros.

 

"A unidade já realiza atividades pontuais em sala de aula e, também, junto aos pais dos alunos, com o propósito de orientar sobre a prevenção e o combate ao Aedes Aegypti. Estamos sempre desenvolvendo atividades de cunho educativo voltadas à prevenção do mosquito, nas quais utilizamos as ferramentas mais lúdicas possíveis para facilitar o entendimento de nossos alunos nessa faixa etária. Também buscamos orientar seus pais, durantes as reuniões escolares, chamando a atenção para o descarte correto do lixo." afirma a diretora adjunta Renata Martinelli

 

 

Esquadrão contra as arboviroses

 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.828) EDI Medalhista Olímpico Erlon de Souza Silva
Diretora:
Jociara Silva de Oliveira
Diretora adjunta: Renata Constantino Martinelli
E-mail: edimsilva@rioeduca.net
Telefone: 2035-5852

 

Contato para publicações:

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

cre10 (25)
arboviroses (23)
10cre (9)

Comentários
Trabalho de excelência! Orgulho em fazer parte desta rede!

Postado por Janaina em 01/03/2019 08:03

Excelente abordagem de um trabalho muito importante. Adorei a matéria!

Postado por Luciara Dantas em 01/03/2019 08:44

Excelente matéria! A participação de todos na conscientização é essencial na prevenção das arboviroses! Parabéns pela forma de abordagem com as crianças!

Postado por Amanda Santos de Azevedo em 01/03/2019 09:39