A A A C
email

Sexta-feira, 12/04/2019

Escola Municipal Princesa Isabel - 10ª CRE

Tags: 10cre, cre10, games.

 

Professor de Geografia da Escola Municipal Princesa Isabel desenvolve projeto com jogos para estimular o raciocínio dos alunos e aproveita para trabalhar outros componentes curriculares como História, Língua Portuguesa e Artes Plásticas

 

A E/CRE (10.19.015) Escola Municipal Princesa Isabel está localizada na Rua do Matadouro, 44 – Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende a 12 turmas, com 450 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tem como diretora, a professora Cynthia Bulkool Gomes, como diretor adjunto, o professor Bruno Leonardo Gabriel Teixeira e, como coordenador pedagógico, o professor Luís Cláudio.

 

Desde o início do ano letivo, o professor de geografia Jorge Jacoh Ferreira vem desenvolvendo com os alunos do 9º ano diferentes maneiras de conhecer conteúdos diversificados utilizando o Card Game: Magic The Gathering. A ideia é tentar enriquecer e proporcionar outras atividades extracurriculares e, assim, desenvolver habilidades, conhecimentos e competências que visam o enriquecimento do aluno, alargando o seu currículo com experiências e vivências, juntamente com o desenvolvimento de valores como responsabilidade, organização, respeito e coletividade.

 

 

Alunos em ambiente do projeto disputando uma Liga intitulada Princesa do Infinito. 

 

 

— Quando eu era da rede pública do Rio de Janeiro queria que fossem apresentados conteúdos diferenciados e que eles envolvessem jogos com muita interatividade. Foi com esse pensamento em mente que hoje, como professor da rede pública do Rio de Janeiro, tento levar atividades diferenciadas para meus alunos. — afirma o professor Jorge

 

A característica instigante e desafiadora de raciocínio tem agregado um prestígio especial para o aluno que consegue ser indivíduo e agente de seu próprio esforço e de seu futuro. Além disso, a questão da competitividade estimula a necessidade do aprendizado, sobretudo ao aprendizado da derrota. Já que, dentro do jogo, é perceptível a necessidade de uma maior dedicação para se atingir resultados positivos nas partidas. 

 

— O jogo Magic: the gathering foi criado no ano de 1993 pelo matemático Richard Garfield. Foi o primeiro TCG (Trading Card Game) produzido e continuado até hoje, quando conta com aproximadamente 12 milhões de jogadores ao redor do mundo. Trata-se de um jogo baseado na mecânica de turnos, o qual se baseia no duelo entre dois personagens. Cada jogador possui seu livro de mágicas (representado por um deck composto geralmente de 60 cards) que é utilizado para derrotar seus oponentes. Cada card representa uma mágica ou um recurso. — afirma o professor Jorge

 

Por ser um jogo de fantasia, estimula-se múltiplas temáticas históricas e o desenvolvimento da imaginação literária através das artes temáticas dos cards. 

Dos alunos são exigidos a interpretação das regras dos cards. Ou seja, existe também um conteúdo pedagógico ligado a Língua Portuguesa no sentido que as regras do jogo estão constantemente “burladas” pelos textos dos cards que precisam ser interpretados. A facilidade com que os textos são formatados nos cards facilita ainda a sua interpretação em outras línguas (como a língua inglesa).

 

 

Alguns alunos do 9° ano que participam do projeto

 


A Matemática se faz presente dentro do jogo através da necessidade de cálculo e estratégias de ataque e defesa, os quais estão relacionados aos “pontos de vida” de cada jogador e também ao poder e resistência de cada criatura utilizada em combate.

 

As Artes Plásticas são abordadas nos artistas que ilustram os cards. Artistas profissionais que são influenciados pelos grandes mestres das artes históricas, ilustrando tanto a dinâmica do jogo como os recursos artísticos.

 

— Os cards foram adquiridos para o projeto através de doações de jogadores profissionais e semiprofissionais que apoiam o projeto desde o início, em 2015. São caixas e mais caixas com milhares de cards que foram oferecidos por esses jogadores de todo o Brasil, graças a influência e divulgação dos próprios jogadores e de uma mídia especializada no jogo, que divulga e estimula as doações e todo o suporte. — afirma o professor Jorge

 

 

Alunos durante o jogo

 

 

Para conseguir mais cards para o jogo é necessária aprovação de vários professores por meio de um documento intitulado “atestado do digno”. Para consegui-lo, os alunos precisam atingir, semanalmente, rendimentos mínimos comportamentais e acadêmicos com a aprovação de 7 professores e um agente educador, cujas assinaturas aparecem no documento.

 

— É perceptível o interesse dos discentes pelo jogo. A capacidade do jogo de agregar uma comunidade de jogadores tem sido utilizada como moeda de troca em prol de seu desenvolvimento cognitivo e comportamental. Associar interesse pelo jogo aos conteúdos tem despertado o envolvimento pelas disciplinas curriculares. Além disso, o próprio material do jogo tem diversas inserções de conteúdo curricular, inclusive algumas edições são inspiradas na Grécia Antiga, Egito, Idade Média europeia, entre outros períodos e temáticas de relevância Geo-Histórica. — afirma o professor Jorge

 

 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.015) Escola Municipal Princesa Isabel
Diretora: Cyntia Bulkool Gomes
Diretor adjunto: Bruno Leonardo Gabriel Teixeira
E-mail: empisabel@rioeduca.net
Telefone: 3395-1613

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

cre10 (25)
10cre (9)
games (4)

Comentários
Sou testemunha do sucesso desse projeto com os alunos na EM Princesa Isabel. O projeto estimula o raciocínio, a interpretação,... O Professor Jorge, e da sua direção estão de Parabéns e convidados a divulgar na EM Professor Neemias Rodrigues de Mello.

Postado por Alex Cunha em 12/04/2019 16:02

Parabéns por enriquecer o trabalho com nossos alunos, isso faz toda diferença!!!

Postado por Monira em 12/04/2019 18:25

É NESSE TIPO DE EDUCAÇÃO QUE ACREDITAMOS !!! PARABÉNS PROFESSOR !

Postado por Cyntia Bulkool Gomes em 12/04/2019 20:03