A A A C
email

Segunda-feira, 22/04/2019

E.M. Joaquim Manuel de Macedo - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, arte.

Alunos da Ilha de Paquetá viajam ao Reino da Animação, durante exposição no CCBB.

 

Localizada na aprazível Ilha de Paquetá, a Escola Joaquim Manuel de Macedo atende alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, em Turno Único.

 

Apoiado nos descritores e orientações curriculares propostas para a disciplina Artes Cênicas, o professor Márcio Dias Pereira, buscou uma inter-relação entre as aulas de teatro, que acontecem na unidade escolar, com a Exposição “Dreamworks Animation, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. Para tal, oportunizou aos seus alunos do segundo segmento uma visita à exposição, no mês de março.

 

 

 

 

A exposição “Dreamworks Animation traz a concretização dos sonhos para as crianças e adolescentes. A possibilidade de oportunizar o olhar dos alunos das telas do cinema à uma exposição de arte, potencializa a experiência do sonho, tornando-o dessa forma real ou tocável. Assim, pedagogicamente, o professor Márcio buscou resgatar momentos de alegrias e sorrisos dentro de cada uma das crianças da Escola Joaquim Manuel de Macedo.

 

 

 

 

Enquanto os estudantes caminhavam pela exposição, a equipe pedagógica do Centro Cultural Banco do Brasil fez um resumo dos acontecimentos e contextualizando-os naquele espaço.

 

 

 

 

A exposição, resultado da parceria inédita entre o estúdio de animação norte-americano DreamWorks Animation e o Museu Australian Centre for the Moving Image, revela todo o processo criativo desde a inspiração e os primeiros rabiscos até o produto final. Dentre os itens de acervo estão: desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais dos filmes FormiguinhaZ (1998), Shrek (2001), Madagascar (2005), Kung Fu Panda (2008), Como Treinar Seu Dragão (2010), Trolls (2016), entre outras produções do estúdio”.

Dessa forma, a exposição torna-se um embarque na fascinante e interessante jornada de criação do campo da animação.

 

 

 

 

A mostra está dividida em quatro seções, são ela: Characters, na qual traz a evolução dos personagens do conceito original dos desenhos e sketches até personalidades totalmente construídas; Story em que é apresentado o processo de construção de uma história completa; World parte que leva o visitante a sobrevoar a cidade Viking de Berk montado nas costas de um dragão em uma projeção 180 graus; e Drawing Room, onde o público pode criar um curta animado, a partir da tecnologia do estúdio DreamWorks Animation.

 

 

 

 

 

Participar da atividade foi viajar de volta à infância, experimentar momentos mágicos e encantadores do universo da animação. Maria Aparecida Gomes Bago - Coordenadora pedagógica da Unidade.

Acompanhei alguns alunos na exposição DreamWorks no CCBB, foi muito bom.  Os alunos já tinham visto todos ou boa parte das animações apresentadas. Um ponto forte da exposição é o fato dos alunos, em vários momentos, poderem interagir e tocar em peças expostas, como computadores e eletrônicos. O espaço para o teatro de sombras  também foi muito bem aceito.  Cássia Borges - Agente Educadora, da escola.

 

 

 

 

O passeio foi muito bom. Eles falaram coisas interessantes.  As figuras chamaram muito a minha atenção. Foi muito bom mesmo o passeio. Ellen -  Aluna da turma 1.702.

As melhores partes foram o passeio no dragão e quando a gente podia mexer nos desenhos. - Isaías - Aluno 1.702.

 

 

Professor Márcio , de Artes Cênicas,com seus alunos no CCBB

 


PARA SABER MAIS:

Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo

Telefone: 3397-0120

E-mail: emjmacedo@rioeduca.net

 

 


  


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (379)
arte (12)

Comentários
Parabéns pela criatividade e iniciativa além muros da escola. Por uma Educação de Qualidade!!!

Postado por Fernanda Tinoco em 22/04/2019 07:37

Lindos e felizes! Uma bela viagem!

Postado por FABÍOLA DANIELE DA SILVA em 22/04/2019 07:57

Excelente aula-passeio! Muito bom esse contato dos alunos com as Artes! Experimentarem um museu onde podem tocar e participar é uma experiência que os aproxima de diversos espaços expositivos. O link também entre o "abstrato" da sala de aula e o "concreto do mundo" é enriquecedor!

Postado por Ana Paula em 22/04/2019 12:41

Muito bom visitar uma exposição interativa!!!!! Grande oportunidade!!!!

Postado por Janete Bloise em 22/04/2019 12:51

QUE MARAVILHA! Experiências positivas para os alunos são sempre enriquecedoras para todos os participantes do processo. Parabéns!

Postado por SILVANA HUGUENIN em 25/04/2019 08:59