A A A C
email

Quarta-feira, 24/04/2019

Escola Municipal Paulo Maranhão - 8ª CRE

Tags: 8ªcre, contação de histórias, leitura.

 

A Escola Municipal Paulo Maranhão realizou no dia 22 de março sua primeira Maratona de Histórias.

 

Estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, são habilidades que podem ser desenvolvidas a partir da leitura. Mas o que precede um aluno leitor certamente é um aluno ouvinte, daí a importância da prática de Contação de Histórias nas escolas desde a Educação Infantil.

Contar histórias às crianças é uma valiosa contribuição para o seu desenvolvimento. Nesse contexto, a Escola Municipal Paulo Maranhão da 8ª CRE incluiu em seu planejamento a realização de uma Maratona de Histórias a cada bimestre. Ela será organizada pela equipe pedagógica da Unidade que selecionará os temas a serem desenvolvidos em cada evento e os alunos serão surpreendidos com um ou vários contadores de histórias. Dessa forma, a Maratona de Histórias será um dia diferente na rotina escolar. 

 

Contadora: Verônica Lacerda (Diretora Adjunta) com o livro "Marcelo, Marmelo, Martelo"

 

A primeira Maratona de Histórias aconteceu no dia 22 de março. A proposta apresentada foi baseada no Plano Anual da unidade que é: "Nós Vestimos a Camisa da Sustentabilidade"!

O primeiro tema eleito foi Quem somos? Como a proposta da Maratona é que os alunos sejam surpreendidos, nessa etapa da maratona, quem contou as histórias foram os funcionários de apoio da Unidade Escolar.

Os alunos estavam certos de que os professores em algum momento dariam início à Contação de Histórias, mas quando menos esperavam, ao sinal da professora Renata de Aguiar, Coordenadora Pedagógica da Unidade, os funcionários entraram nas salas de aula e iniciaram a realização da proposta.

 

“A ideia inicial era apenas que o funcionário fosse às salas de aula, se apresentasse, falasse um pouco do seu trabalho na nossa escola e que depois fizesse a leitura em voz alta de um livro que escolhemos juntos. Tal foi a minha surpresa que ao aceitarem o desafio, eles se organizaram para que as histórias tivessem personagens caracterizados e que esse momento fosse ainda mais prazeroso e especial para os alunos!” Professora Renata Aguiar – Coordenadora Pedagógica da E.M. Paulo Maranhão

 

 

Contadores: Mario Luiz Pereira (Gari) e Carlos Vinícius Ferreira (Gari) com o livro "Só um minutinho"

 

 

Essa foi a organização da Maratona de Histórias:

 

Livro: Você Troca? Autor: Eva Funari

Contadores:  Professora Rosana Castex (Diretora Geral) e Professora Renata de Aguiar (Coordenadora Pedagógica)

 

História: Chapeuzinho Vermelho

Contadores: Marli de Araujo (Merendeira), Professora Elaine dos Santos (Prof. Readaptada), Simone Gonzaga (Gari) e Vivian Melo (Secretária Escolar)

 

Livro: O Cabelo de Lelê - Autor: Valeria Belém

Contadores: Shirley Pereira (Merendeira) e Gisele Gomes (Agente Educadora)

 

Livro: Só um Minutinho - Autor: Ana Maria Machado

Contadores: Mario Luiz Pereira (Gari) e Carlos Vinícius Ferreira (Gari)

 

Livro: Marcelo, Marmelo, Martelo - Autor: Ruth Rocha

Contadora: Verônica Lacerda (Diretora Adjunta)

 

História: Honestidade e Bondade

Contador: Davi Barros (Agente Educador)

 

 

Servidores caracterizados como os personagens

 

Ao contrário do que possamos pensar, a contação de histórias é muito mais do que algo pedagógico e lúdico. Um livro pode estar repleto de itens e símbolos que afetam diretamente aos sentimentos e memórias de quem o lê.

Foi exatamente o que aconteceu com os funcionários da Escola Municipal Paulo Maranhão. Para a maioria não foi fácil estar à frente da turma, se apresentar, falar sobre suas atribuições no trabalho e em seguida fazer a leitura do livro. Alguns funcionários relataram que tiveram que vencer desafios como a timidez e a insegurança, mas a experiência segundo eles, valeu muito a pena, pois os alunos reagiram muito positivamente à proposta.

A Maratona de Histórias foi um sucesso de superação, envolvimento e troca. Como resultado a Unidade Escolar ganhou alunos felizes, funcionários empoderados e um clima de faz de conta e muita alegria! 

Toda a escola aguarda ansiosamente pela próxima etapa desse projeto, mas a identidade dos novos contadores ainda é um segredo!

 

 

Contadores: Shirley Pereira (Merendeira) e Gisele Gomes (Agente Educadora) com o livro "O cabelo de Lelê"

 

 

O Rioeduca parabeniza aos funcionários e alunos da E.M. Paulo Maranhão pela primeira Maratona de Histórias do ano!

 

 

 

Alunos felizes abraçando o lobo

 

 

Escola Municipal 08.33.036 Paulo Maranhão

End.: Rua do Governo, nª 866 - Realengo

Email: empmaranhao@rioeduca.net

Tel.: 3464-5643

Diretora Geral: Rosana Aparecida Castex

Diretora Adjunta: Verônica Lacerda

Coordenadora Pedagógica: Renata de Aguiar Carvalho

 

 

 

 

Entre em contato com o representante da sua CRE e participe do Rioeduca!

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)
leitura (59)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.