A A A C
email

Sexta-feira, 26/04/2019

Escola Municipal Aspirante Carlos Alfredo - 5ª CRE

Tags: célula, animal, 5ªcre.

Aula Sobre Célula Animal na E.M. Aspirante Carlos Alfredo

A professora Vivian Pandolpho da E. M. Aspirante Carlos Alfredo trabalhou o conceito de Célula Animal, a partir de materiais alternativos, produzindo, com seus alunos, verdadeiros trabalhos artísticos. Confira!

 

 

Um dos maiores desafios para o docente é engajar seus alunos em conceitos trabalhados em sala de aula, de forma que o conteúdo seja muito bem compreeendido e haja participação ativa  nas atividades. 

Para que isso acontecesse, a professora Vivian Pandolpho, da Escola Municipal Aspirante Carlos Alfredo, trabalhou o conceito de Célula Animal com seus alunos do 5º ano de uma forma criativa, buscando, assim,  o interesse e o envolvimento dos alunos nessa atividade.

 

 

Primeiramente, foi trabalhada a parte teórica do conteúdo, para que houvesse compreensão e aquisição do conhecimento necessário para as atividades posteriores que, por sua vez, possuiam um caráter mais prático. 

 

 

O estudo de célula, na maioria das vezes, é considerado vago pelos alunos. Como não é possível observar as células animais em um laboratório de Ciências, muitas vezes o professor se prende apenas a ensinar a função desempenhada por cada parte celular. A fim de tornar as aulas mais interessantes, a professora Vivian sugere a criação de um modelo concreto de célula animal com seus alunos.

 

 

Após o conteúdo ministrado pela professora, foi proposto aos alunos a construção de uma maquete, usando vários tipos de materiais como bolas de isopor e tinta, gel, de modo que ilustrasse tudo que foi aprendido. 

 


Dentro dessa proposta, os alunos pintaram bolas de isopor de cores variadas. A bola maior representava a Membrana Plasmática e a bola menor o Núcleo da célula. Após a pintura, os alunos colaram a bola menor no centro da maior e no vão entre elas encheram de gel colorido com corante, representando outra parte da célula, o Citoplasma.

 

 

A seguir, o passo-a-passo dessa atividade:

 

"Primeiramente peça para que os alunos pintem o isopor que representará a Membrana Plasmática e o Núcleo. Enquanto o material seca, peça para que eles observem atentamente a figura  de uma célula. Após a secagem das bolas de isopor, peça que iniciem a montagem da célula. Depois que colem o núcleo na bola oca, adicionem o gel e coloquem plaquinhas indicando os nomes das partes da célula." Professora Vivian Pandolpho

 

 

 

O objetivo da aula foi fixar o aprendizado teórico da matéria de Ciências, usando a criatividade e a ludicidade, estimulando o interesse dos alunos de forma prazerosa, favorecendo, assim, o aprendizado de todos.


Foi uma experiência divertida e muito produtiva! Os alunos ficaram muito interessados e aula foi sensacional!

 

Sobre a escola:
Unidade Escolar: Escola Municipal Aspirante Carlos Alfredo
Diretor(a): Tereza De Jesus Costa Santos Rocha
Endereço: Rua Ibia 105, Turiaçu 
Telefone: 3018-2591 | 3018-2629
E-mail: emalfredo@rioeduca.net 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
animal (1)

Comentários
É prazeroso ver o quanto nossa Rede tem professores super criativos, capacitados e comprometidos com o sucesso de nossas crianças. É um orgulho fazer parte dessa Rede.

Postado por Elaine Peres em 30/04/2019 14:35