A A A C
email

Quinta-feira, 09/05/2019

Escola Municipal Professor Antônio Boaventura - 9ª CRE

Tags: 9ºcre, primário, artes, corpo..

Corpo – A primeira forma de Linguagem

 

Todas as crianças devem vivenciar diferentes sensações e percepções, para que assim possam descobrir suas possibilidades e ampliar suas linguagens, seja de forma verbal ou não verbal. Elas se expressam de diversas formas: dramatizando, imitando, cantando, jogando, desenhando e conversando. Com isso, gradativamente, vão tomando consciência do seu próprio corpo. 

Nesse contexto, a Escola Municipal Professor Antônio Boaventura colocou em prática uma proposta que reflete o momento de fantasia, predominante na infância, relacionando-o à realidade. O objetivo foi propiciar o desenvolvimento do esquema corporal, que é a consciência do corpo como meio de comunicação, consigo mesmo e com o meio, além da criatividade dos alunos.

 

 

Alunos se expressando através do corpo

 

 

A Unidade de Ensino está situada na rua Nova Era, nº 401, Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e atende, em horário integral, alunos cursando o primário do Ensino Fundamental. Inaugurada em 2016, a escola é referência na qualidade de ensino e super elogiada por toda a comunidade escolar. O trabalho é desenvolvido por profissionais de extrema competência e já mudou a realidade da população local.

 

 

Estudantes desempenham as atividades com muita alegria

 

 

Segundo a professora Raquel Souza, de Educação Física: “É através desse instrumento, o corpo - a primeira forma de linguagem, que todos os saberes são incorporados. Manter algumas posturas, enquanto a professora registrava as cenas, pode não ter sido uma tarefa muito fácil, mas a experiência mostrou como são capazes de superar desafios e o resultado foi maravilhoso".

 

 

Atividades do projeto sendo desenvolvidas pelos discentes

 

 

A diretora Adriana Pereira dos Santos relatou que a equipe gestora tem muito orgulho dos profissionais que atuam na escola e do excelente trabalho que realizam. A cada dia é surpreendida com a dedicação, criatividade e inovação de cada um em suas práticas. Este lindo trabalho, desenvolvido pela professora Raquel Souza, em parceria com a belíssima produção artística do professor de Artes Caio Armstrong e da Coordenadora Pedagógica Juliana Delgado Pires, é um exemplo de que com amor, dedicação, criatividade, talento e recursos usados no nosso cotidiano, podemos alcançar nossos objetivos.

 

 

Alunos expressam o sentimento de amor com muita alegria

 

 

Os alunos ficaram muito motivados e empenhados em contribuir para o sucesso do trabalho. Os responsáveis também adoraram os registros e o resultado do projeto. 

 

 

Para saber mais:
Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Antônio Boaventura
Direção: Adriana Pereira dos Santos
E-mail: emboaventura@rioeduca.net
Telefone: 2323-7025

 

 

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


Contato para publicações:

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

artes (32)
9ºcre (5)
corpo. (1)

Comentários
Parabéns ao trabalho desenvolvido!Linguagens, corpo, fantasia!Gestores e equipe dedicada, aguerrida! Dessa forma, a aprendizagem para os alunos fica mais prazerosa e qualitativa. Mônica Melo

Postado por Mônica Melo em 23/05/2019 10:27