A A A C
email

Terça-feira, 07/05/2019

Escola Municipal Maria Clara Machado 7ª CRE

Tags: 7ªcre, projetos.

Brincadeiras e Brinquedos – Conhecendo o passado, refletindo o presente e projetando o futuro.

 

Na Escola Municipal Maria Clara Machado, os alunos da turma 1302, da professora Luciana Januário, desenvolveram o projeto Brincadeiras e Brinquedos com o objetivo de comparar e refletir sobre como as crianças brincavam antigamente e como brincam nos dias atuais.

 

 

 

A presente pesquisa sobre as brincadeiras e os brinquedos antigos x atuais faz parte do Projeto da E.M. Maria Clara Machado: “O Homem, o espaço, o tempo (interações e mudanças)”, que tem como um dos objetivos construir conhecimentos através da observação sobre o comportamento, estilo de vida e projeção de futuro. O trabalho é realizado a partir das histórias contadas, relacionando e/ou comparando o tempo de ontem, hoje e amanhã, possibilitando, assim, análise crítica sobre os diferentes modelos de sociedade.

 

Objetivo: Promover uma pesquisa de campo sobre as brincadeiras e os brinquedos da época dos pais e avós das nossas crianças e relacioná-los com as brincadeiras e os brinquedos atuais, estendendo a reflexão sobre os jogos eletrônicos e a importância e cuidados que devemos ter no cotidiano ao utilizar a tecnologia.

 

Metodologia: As crianças ficaram responsáveis pela busca de informações, em seu meio familiar, sobre os brinquedos e as brincadeiras do tempo passado e pela construção de listas comparativas entre o passado e a atualidade.

 

Aproveitou-se o momento para desenvolver as habilidades de escrita, por meio da descrição das diferentes brincadeiras e do uso dos brinquedos antigos.

 

A leitura, por sua vez, foi trabalhada a partir de textos e reportagens sobre a importância do brincar para a construção dos relacionamentos e das habilidades individuais das crianças.

 

 

               Mural com pesquisa de brincadeiras e brinquedos do passado.

 

 

 Mural com textos lidos sobre o uso da tecnologia.

 

 

Conclusões do trabalho a partir dos relatos da professora regente da turma 1302:

 

"Refletimos o nosso presente, pensando nas brincadeiras atuais e no uso dos jogos eletrônicos que, por sua vez, são preferência entre os nossos alunos. Nesse movimento de criar e de recriar novas brincadeiras que nos possibilitassem uma melhor relação com o meio ambiente, na construção e fortalecimento dos relacionamentos."

 

"Projetamos o futuro, através do olhar para os jogos eletrônicos e na importância do uso tecnológico para o desenvolvimento intelectual e dos relacionamentos virtuais, que se estendem além do nosso ciclo de relacionamentos pessoais. Ainda pontuamos sobre a importância do equilíbrio ao utilizar as ferramentas tecnológicas e a sobre a necessidade de brincar utilizando brinquedos e brincadeiras capazes de contribuir para o desenvolvimento e o crescimento pessoal de cada um."

 

Mural com brincadeiras e brinquedos projetados para o futuro.

 

 

 Produções da turma:

· Escrita da lista de brinquedos e brincadeiras;

· Escrita sobre como utilizar os brinquedos;

· Escrita das regras das brincadeiras antigas;

· Escrita de como utilizar os jogos eletrônicos;

· Escrita de cantigas de roda;

· Produção de texto coletiva como trabalho de conclusão.

 

     Alunas da turma 1302 com a professora Luciana.

 

 

A experiência perpassou os limites e vivências pessoais e auxiliou na compreensão da mudança do tempo cronológico e do tempo histórico. O trabalho da turma 1302 está exposto no mural da Escola Maria Clara Machado, com fotos, desenhos e escrita desenvolvida por nossos alunos.

 

Informações enviadas pela professora Luciana Ramos Januário.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

Contato da unidade escolar:

Escola Maria Clara Machado

email:emcmachado@rioeduca.net

telefone: 2494-9803

 

 

 

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.