A A A C
email

Segunda-feira, 29/04/2019

E.M. Desembargador Ney Palmeiro - 7ª CRE

Tags: redescobrindo, youtubers, 7ªcre.

 

REDESCOBRINDO OS CONJUNTOS

 

 

Uma demanda de todo começo de ano em turmas de alfabetização, na matemática, é trabalhar com os números, quantidades e representações.

Trabalhar com o tema conjuntos amplia as possibilidades de atividades, bem como a organização e o desenvolvimento dessas habilidades tão importantes e necessárias no 1º e no 2º ano do ensino fundamental.

O canal Redescobrindo trouxe uma proposta que ajuda a dinamizar esse momento e tornar a aprendizagem mais lúdica e prazerosa.

 

Confira o vídeo:

 


 

 

No vídeo, tia Ly e tia Ju convidam as crianças a mergulhar nesse universo. Dessa forma é possível compreender que os conjuntos facilitam nosso dia a dia e também nossa vida na matemática.

Mas as crianças de hoje não são apenas expectadoras. Os alunos do 1º ano gostam de participar. Então pausa no vídeo pra essa galerinha contar, representar de uma forma diferente e descobrir os elementos que pertencem ou não a um determinado conjunto.

 

 

 

 

O 2º ano também queria vivenciar experiências com esse tema e descobriu então que podemos organizar tudo em conjuntos. Então começaram a montar conjuntos diferentes e divertidos. Todos queriam participar.

 

 




Nessa atividade, os alunos foram convidados a criarem um conjunto de animais. Quem conseguisse colocar mais animais no seu conjunto ganhava a brincadeira. Na alfabetização trabalhar com a interdisciplinaridade é algo bastante importante. Através de uma atividade inicial de matemática foi possível trabalhar a escrita e a leitura e também a classificação de animais.


De forma simples e descontraída, os alunos foram vivenciando diversas experiências que favoreciam uma aprendizagem significativa.


Na segunda atividade, uma corrida de tampinhas e separação em conjunto por cores. No final, hora de contar.

 

 

 


O 1º ano também foi descobrindo os conjuntos e aproveitou para fazer uma atividade que eles já sabem bem. Montar um conjunto de letras e um conjunto de números.
Todo mundo curtiu a ideia e começou a busca.

 

Por fim, os descobridores foram colar e montar os conjuntos.

 

 

 

 

E assim novas aprendizagens e saberes vão sendo construídos coletivamente e ludicamente.

Estratégias diversificadas nesta etapa do ensino são fundamentais para permitir um novo olhar da criança e apresentar novas possibilidades de aprender.
  

 

Corre lá e acessa o canal “redescobrindo” e viaje conosco nessa e em outras descobertas !

 

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Desembargador Ney Palmeiro

E-mail: empalmeiro@rioeduca.net

Tel.: 2408-6042 / 2408-5482

 


 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (332)
redescobrindo (15)
youtubers (4)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.