A A A C
email

Quarta-feira, 08/05/2019

EDI Professor Cristiano Pinto de Moraes Bispo. - 8ª CRE

Tags: 8ªcre, educação infantil, aula passeio, natureza.

O EDI Professor Cristiano Pinto de Moraes Bispo visitou um dos maiores parques naturais do mundo: o Parque Estadual da Pedra Branca. Em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, professores, alunos e responsáveis aprenderam sobre a importância da preservação de um local como esse para o futuro de todos nós!

 

 

 

Equipe pedagógica do EDI Cristiano Bispo encenando o ciclo da água, do livro "Juju vai viajar"

 

 

Pensar em um mundo sustentável onde todos se comprometem com o meio ambiente deve ser um dos pilares da educação da infância, visando formar adultos provavelmente mais conscientes.

Dessa forma, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Cristiano Pinto de Moraes Bispo, na 8ª CRE, tem como tema do seu projeto anual: "Sustentabilidade: Transformar e Criar é Só Começar!"

A Unidade Escolar elaborou diversas atividades e propostas para que os alunos e os seus responsáveis pudessem ter experiências concretas e compartilhadas durante todo o ano. A primeira etapa do projeto foi voltada para a valorização da água.

Nesse contexto, foram realizadas atividades nas turmas da Unidade Escolar sobre esse bem tão precioso e fundamental à vida! Os alunos da Educação Infantil, embora bem pequenos, já podem criar o hábito de não desperdiçar a água em suas casas e foi exatamente esse o objetivo das atividades em um primeiro momento.Usar a água com responsabilidade, só o necessário, é um aprendizado para toda a sociedade.

A equipe pedagógica do EDI Professor Cristiano Bispo encenou uma peça que foi criada a partir do livro "Juju vai Viajar", de Gi Barbosa. A obra fala sobre o Ciclo da Água e sua importância para a existência da humanidade.

 

 

 

Professora Mariley Kneipp e sua turma conversando sobre a visita ao Parque Estadual da Pedra Branca

 

No dia 03 de abril, as crianças do EDI Professor Cristiano Bispo e seus responsáveis foram convidados para uma aula passeio no Parque Estadual da Pedra Branca. Nenhuma criança ficou de fora desse evento, desde o berçário até a Pré- Escola, todos participaram desse momento agradável de interação e aprendizado.

O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado um dos maiores parques naturais do mundo, sendo também uma das maiores florestas urbanas que existem. O EDI visitou uma das subsedes desse parque, o Núcleo Piraquara, que fica no bairro de Realengo, bem perto da unidade escolar.

Ao chegar, o grupo pôde visitar as quedas do Rio Piraquara, desfrutar do frescor proporcionado pela flora do local e admirar um espaço tão belo e importante que faz parte da localidade onde vivem.

Os Guardas Parque do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) apresentaram ao grupo as espécies de animais que habitam o parque. Esse foi o ponto alto da aula-passeio para as crianças. Todos ouviram atentamente as instruções dos guardas, enquanto olhavam algumas espécies que estavam expostas. 
Os guardas também orientaram os presentes sobre os cuidados em relação a preservação daquela região e ainda sobre os equipamentos de segurança e instrumentos para apagar incêndio nas matas.

 

 

Alunos do EDI Cristiano Bispo observando os animais nativos do Parque Estadual

 

 

Esse dia ofereceu aos participantes uma aula completa de educação ambiental baseada na ideia de que precisamos preservar hoje, para termos os benefícios da natureza amanhã.

Para encerrar o evento, foi realizado um piquenique à sombra das árvores do parque. Pais e alunos demonstraram a sintonia que essa ação proporcionou a todos eles.

 

. “Visitar o Parque Estadual da Pedra Branca com toda a escola foi um momento bem especial! Todos gostaram muito e os responsáveis já querem uma segunda edição!”

             Simone Cristina – Professora Articuladora no EDI Professor Cristiano Bispo 

 

 

O EDI Cristiano Bispo estende até as famílias as reflexões produzidas a partir do seu projeto. As próximas ações continuarão propondo que alunos e responsáveis pensem em atitudes sustentáveis e incorporem novos hábitos.

 


 

Equipe do EDI Cristiano Bispo reunida ao final da visita ao Parque Estadual da Pedra Branca

 

O Rioeduca parabeniza o EDI Professor Cristiano Bispo pelas ações do Projeto " Sustentabilidade:Transformar e Criar é Só Começar!"

 

 

 

EDI 08.33.806 Professor Cristiano Bispo:

Diretora Geral: Lilia Esteves

Diretora Adjunta: Patrícia Maciel

Rua Feira Nova - s/nº - Realengo

Email: edicristianopmoraes@rioeduca.net

Tel.: 3333-0880

 

Para informações sobre o Parque Estadual da Pedra Branca clique aqui!

 

 

 

 

 

Entre em contato com o representante da sua CRE e participe do Rioeduca!

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)
natureza (2)
aula passeio (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.