A A A C
email

Sexta-feira, 10/05/2019

E.M. Padre Dehon e E.M. Mozart Lago - 5ª CRE

Tags: oficina, culinária, sustentabilidade, 5ªcre.

 

As Escola Municipais Padre Dehon e Mozart Lago inovaram!

Elas transformaram um tema comemorativo do mês de abril em atividades muito interessantes e divertidas, com um toque especial de cuidado e carinho pra otimizar o processo Ensino-Aprendizagem. Confira esse trabalho de excelência! 

 

 

 Escola Municipal  Mozart Lago


Desde o início desse ano, alunos e professores da Escola Municipal Mozart Lago estiveram envolvidos com atividades que buscassem discutir a sustentabilidade e formas práticas de incluí-la em seus cotidianos, em consonância com as diretrizes para o ano letivo de 2019 e com a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

 

 

Nesse contexto, professores e alunos chegaram à conclusão que uma maneira significativa de incluir valores sustentáveis era, não só utilizar materiais reaproveitados e reutilizáveis nos jogos e brincadeiras, mas também possibilitar a subsistência de cada família de maneira autônoma e empreendedora, através da complementação de renda familiar por meio de um ofício artesanal.

 

 


Com isso, cada turma do segmento da Educação Infantil comprometeu-se em produzir jogos com sucata e materiais reaproveitados para um circuito de atividades a ser vivenciados por todas as turmas. Foram produzidas trilhas psicomotoras para chegar ao ovo de jornal, boliche com pinos de garrafas PET, jogos de acertar o coelho com bolas de feltro, entre outras atividades.

 

 


Como forma de culminância do "Projeto Páscoa Sustentável", realizou-se uma oficina de produção de pirulitos de chocolate, onde cada responsável da Educação Infantil poderia produzir um pirulito para presentear sua criança, além da possibilidade de aprender um ofício e assim gerar renda, de maneira sustentável.

Desse modo, no dia 17/04/2019, realizou-se a oficina, ministrada pela secretária escolar e doceira profissional Marcela Santiago, com a participação dos responsáveis no processo de confecção e embalagem dos pirulitos.

Os responsáveis entregaram os doces feitos para suas crianças e tiveram ainda a oportunidade de vivenciar os jogos produzidos junto a elas, num momento bastante lúdico e divertido.

 

 


As Professoras regentes diretamente envolvidas no projeto foram: Daniela Farias (EI-41 e EI-52), Maria Angélica Quadros (EI-31), Thalita Alves (EI-51), Gisele Góes (EI-32) e Maria Clara Campello (EI-42). 

 

Aqui Mozart Lago estamos comprometidos com os ODS e com a sustentabilidade aplicada de maneira prática ao nosso cotidiano. Educação pública e de qualidade a gente encontra aqui!

 

 

Escola Municipal Padre Dehon


As turmas dos 5º anos (1º e 2º turnos) estiveram envolvidas com o Projeto: "Oficina Culinária/bolo de cenoura com cobertura de chocolate", utilizando o livro de Ruth Rocha - O Coelho que não era de Páscoa.

O livro, segundo o Google Books, tem a seguinte resenha: "Vivinho é um coelho normal: tem muitos irmãos e uma família legal. E o que ele vai ser quando crescer? Coelho da páscoa, só pode ser! Mas vivinho quer outra profissão. Será que os pais vão aceitar sua decisão?".

 

 

O objetivo desse trabalho foi fazer com que as crianças compreendessem que era preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro, fazendo com que os alunos refletissem que, assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e é necessário respeitar essa diversidade.

 

 

Nessa proposta também foi desenvolvida uma oficina de culinária de bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

A atividade envolveu a preparação do bolo, na qual os alunos observaram a utilização de texto (receita), medidas e procedimentos para confecção. Ao final, o bolo foi servido para todos da escola. Uma delícia!!!

 

 

As professoras responsáveis pela atividade foram: Marcia Vieira da Silva (EI 51) e Melina Cristine Blaz Gonçalves (EI 52).

 

Todos amaram esse dia de muita aprendizagem e gostosuras!

 

Sobre as escolas:

Escola Municipal Mozart Lago
Diretora: Marli Stuart Araujo
Diretora Adjunta: Mariana Costa
Coordenação Pedagógica: Beatriz Machado
Secretária escolar: Marcela Santiago
Endereço: Rua José Carvalho Salgado S/N.º
Bairro: Oswaldo Cruz
Telefone: 3016-4832 | 3016-1335
E-mail: emmlago@rioeduca.net

 

Escola Municipal Padre Dehon
Diretora: Renata Pedreira Leal da Silva
Diretora Adjunta: Ana Lucia da Silva Tavares Martins
Coordenadora Pedagógica: Heloisa Maria Marotta de Oliveira
Endereço: Rua Maria José s/nº
Bairro: Madureira
Telefone: 3357-4499
E-mail: emdehon@rioeduca.net


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
sustentabilidade (24)
oficina (5)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.