A A A C
email

Segunda-feira, 30/06/2014

Educador X Fonoaudiólogo é Sucesso Garantido na Educação.

Tags: especialistas, saúde.


A atuação do fonoaudiólogo na escola é voltada para a prevenção de diversas alterações, nas áreas da linguagem (mais detalhada nesse artigo), voz, audição e motricidade orofacial. A atuação em conjunto com educadores pode trazer benefícios para os escolares, e também, para os professores.


Fonoaudiologas Raiane D'Andréa, Dharana Gaia e Nayany Leite

 


Em nosso país há um enorme número de crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, e por muitas vezes não conseguem acompanhar atividades que envolvam leitura e escrita no contexto escolar.



Estudos comprovam que parte dos alunos, com algum problema de aprendizagem, sofre com falhas nos processos de alfabetização. Essas falhas somadas ao contexto socioeconômico da criança, podem levar a problemas como repetência e maior defasagem escolar.


Fonoaudiólogas( Rafaela Gomes e Raiane D'Andréa)


Em alguns países, já ocorre programas de intervenção, organizados por educadores e fonoaudiólogos para crianças identificadas com alguma dificuldade escolar. Elas são expostas a diversas atividades para auxiliar no processo de alfabetização. Uma boa parte das crianças superam as dificuldades ao final dos programas, e as que não superam, são encaminhadas para tratamentos mais específicos.



A fonoaudiologia ganha cada vez mais espaço no âmbito educacional, uma vez que, é capaz de desenvolver ações para investigar os problemas de leitura e escrita existentes, e assim, realizar ações educativas que possam permitir o desenvolvimento de métodos que vão auxiliar no processo de alfabetização melhorando o rendimento escolar dos alunos.

 


 

 

Dharana Gaia Rodrigues - Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduanda em Neurociências pelo Instituto de Psiquiatria- IPUB/UFRJ. Atua com crianças que apresentam dificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

 

 

Texto enviado pela profª Maria Helena Lima (by helenadetroia)

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

especialistas (33)

Comentários
Excelente matéria. Fonoaudiólogos são de suma importância ma Educação. Parabéns meninas.

Postado por Beatriz Souza em 01/07/2014 10:35