A A A C
email

Sexta-feira, 18/05/2018

Fica a Dica: Livro A boca da noite

Tags: dica, livro, boca.

 

Livro A boca da noite

 

 

 

Olá!
A dica dessa semana é da Professora Rita Vaz, integrante da equipe de Audiovisual. Dentre suas sugestões, vamos falar do livro, “A boca da noite”.


Destaque no Brasil e no exterior, o premiado livro do autor Cristino Wapichana, com ilustração de Graça Lima, narra uma maravilhosa aventura vivida por Kupai, na companhia de seu irmão Dum, mostrando um pouco da cultura do povo Wapichana, suas histórias e seu cotidiano.


A Narrativa se inicia com os irmãos correndo em um fim de tarde pela floresta “Não consigo ir mais rápido, mano!” “Ele não vai esperar, Kupai! Vem! Vem! Vem...” O que será que eles vão aprontar?


Do ponto mais alto da Floresta, conhecida como Laje do Trovão, onde eles podiam ver toda a aldeia, ficam observando o sol mergulhar no rio. Será que ele vai se afogar? Perguntou Kupai, fascinado, ao seu irmão. “Claro que não, Kupai! Ele só está tomando banho para dormir...” Afinal, quem poderia imaginar que o sol precisava tomar banho...


Ao voltarem para aldeia, seu pai esperava de cara amarrada. Sabiam, só de olhar, que tinham sido descobertos. Pela desobediência, seria difícil escapar de uma boa punição, entretanto, nenhum castigo poderia ser maior do que aquela aventura.


Enquanto tomava banho no rio, não conseguia parar de pensar. Será que o sol dorme dentro do rio? Será que quando mergulha precisa respirar uma única vez? Será que passa a noite inteira lá dentro, num folego só? Kupai não conseguia parar de pensar nisso.


Naquela noite, com a família toda reunida depois do jantar, o Pai dos meninos começou a contar uma história e, claro, envolvendo a Laje do Trovão. Eles sabiam que era muito perigoso lá em cima e todos tinham medo de subir até lá, pois como se dizia era possível até atrair temporal. Entretanto, era uma história diferente de todas as outras que já ouviram. Era a primeira vez que ouviam falar sobre a “boca da noite” e dessa vez seus ouvidos ficaram alertas.


“Fiquei imaginando como era o corpo da noite... Pois se tem boca, tem que ter cabeça, nariz, orelha, cabelo, braços, pernas, mãos, pés... Será que essas partes são parecidas com as do nosso corpo? Porque se tem boca, deve haver um corpo! Nem me preocupei com o restante da história. Eu precisava mesmo era descobrir como era a “boca da noite.”


Afinal, o que seria a “boca da noite”? Vamos perguntar aos nossos alunos?


A boca da noite é uma história que nos faz mergulhar, nas belezas e ensinamentos dos povos indígenas. Podemos trabalhar as diversidades culturais, mostrar que existem vários povos, com diferentes tradições e que nenhuma é mais importante que a outra, por mais que sejam totalmente diferentes.


Fica a dica! 

 

Conto com sua participação, professor. Mande também suas dicas e sugestões e vamos explorar o mundo literário!

Até a próxima semana!

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

dica (17)
livro (13)
boca (1)

Comentários
Sempre seguindo essas dicas. Essa história me deixou curiosa para saber quem são os Wapichanas. Devem ter histórias ótimas!

Postado por elaine queiroz em 18/05/2018 19:59