A A A C
email

Segunda-feira, 30/07/2018

Fica a dica: Gêneros Musicais na Sala de Aula

Tags: gêneros musicais, dicas, educação musical, valores, ética, criatividade.

 

Fica a dica: Gêneros Musicais na Sala de Aula

 

 

Olá!

Hoje, vamos falar sobre atividades relacionadas ao estudo dos gêneros musicais.

Navegando mais uma vez pelo portal do professor do MEC, me deparei com uma aula bastante interessante que podemos realizar com nossos alunos. Ela pode ser acessada no link: https://bit.ly/2v4zv1S.

É uma proposta de aula que pode ser adaptada, modificada, que desperta variadas ideias para nós, professores de música. Além disso, abre correlações com outras disciplinas.

Essa sugestão aborda também valores que são importantes, como ética e respeito.

 

Nessa aula, sugere-se também que o nosso aluno seja ouvido, que ele traga para a mesma suas dúvidas, aspirações e preferências musicais.

 

As autoras propõem que os alunos, ao final, sejam capazes de:

1. Reconhecer que o trabalho com música e com a diversidade de gêneros musicais possibilita o saber ouvir, a interação social e a formação de valores éticos;

2. Conhecer e discutir seus gêneros musicais preferidos, os ambientes em que costumam ouvir músicas e os meios que utilizam para realizar esta atividade;

3. Analisar letras de músicas relativas aos gêneros preferidos da turma;

4. Criar paródias de acordo com os gêneros musicais escolhidos pelos alunos.

 

Na proposta são trabalhados a escuta atenta, a interação social, os valores éticos, as preferências musicais dos alunos e os gêneros musicais propriamente ditos.

É uma aula dividida em quatro momentos de 50 minutos, que podem ser adaptados de acordo com o público-alvo e suas respectivas faixas etárias. Além de apresentar exemplos em vídeos das atividades, o que facilita e nos orienta na aplicação em sala.

Temas como plágio, pirataria, atividades com instrumentos musicais recicláveis e jogos são alguns dos conteúdos abordados. Entre os temas, destaco a pirataria e plágio como assuntos essenciais para discussão e reflexão com os alunos. A orientação se faz necessária, haja vista o consumo rápido e facilitado com o uso da internet na atualidade. Sem saber, podemos estar consumindo erradamente ou produzindo obras que afetam direitos autorais. Esses valores precisam ser debatidos em sala, apropriadamente, para que possamos formar cidadãos conscientes também nesse aspecto.

A aula citada pode ser ricamente utilizada, no âmbito musical e também interdisciplinarmente.

 

Espero que tenham gostado da sugestão e que possam explorar bastante as atividades sugeridas! Que os debates rendam frutos e que nossos alunos estejam cada vez mais conscientes e preparados para suas escolhas e apreciações artísticas!

 

Fica a Dica! 

 

Essa é a nossa dica da semana! Estamos aguardando suas sugestões! Escreva pra gente! smiley
 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

dicas (14)
criatividade (4)
valores (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.