A A A C
email

Quinta-feira, 13/09/2018

Fica a Dica: Brinquedos Não Estruturados - Aprendizado, Alegria e Imaginação !

Tags: educação infantil, creches, edis, fica a dica.

 

Fica a Dica! Brinquedos não Estruturados -

Aprendizado, Alegria e Imaginação!

 

 

 

Estamos aqui com mais uma quinta-feira de #Dicas bem legais para quem trabalha com crianças em Creches, EDIS (Espaços de Desenvolvimento Infantil ) e  até  mesmo  para as mamães que apreciam uma boa #Dica para brincar com seus pequenos.  Alguns adultos podem lembrar que quando éramos crianças tínhamos uma grande variedades de objetos para inventarmos nossos brinquedos. Quem lembra?

 A Caixa de papelão  que trouxe o eletrodoméstico que a família comprou, virava casa, fogão, geladeira…. Pequenos galhos e um barbante davam asas à um super avião! Esta lista de invenção não tem fim, pois a imaginação da criança está no auge da criatividade, na qual elementos da natureza ou sucatas podem ser transformados em bonecas, carros, dragões, foguetes e em tantos outros brinquedos que até mesmo os adultos ficam surpreendidos!

Na verdade, sabemos que nossos alunos nasceram na Era Digital! É notável o fascínio que a tecnologia exerce até mesmo sobre os bem pequenos. Eles demonstram interesse nos jogos de smartphones e tablets, mas experimente colocar próximo aos miúdos algumas caixas, sucatas, cola…. A atenção  logo se voltará visando construir seu próprio brinquedo. Um ato de criação, imaginação, autoria e alegria!

 

O que significa Brinquedos Não Estruturados ? 

 


 

Brinquedos Não Estruturados são objetos que as crianças podem brincar, mas que não estão prontos. Alguns exemplos de objetos não estruturados são garrafas pet, caixas de papelão de diversos tamanhos , gravetos, pedras, areia e tudo mais que os pequenos adoram pegar pelo caminho. Eles são os protagonistas da criação e da brincadeira . 

 

Quando damos um carrinho, boneca ou bola para uma criança, normalmente ela já sabe o que fazer e facilmente se cansa, desejando um novo brinquedo pronto. Já os brinquedos não estruturados possibilitam a criança ser criança. Cilindros, pirâmides, cubos, prismas, paralelepípedos podem se transformar em castelo, cidade, bolo de chocolate. São inúmeras possibilidades em um só brinquedo. Além disso, essa construção do brinquedo e no brincar estimula algumas funções cognitivas, pois nesse processo as crianças precisarão de organização, planejamento, flexibilidade cognitiva, criatividade, manutenção da atenção, memória e diversas outras capacidades mentais.


“A imaginação, como base de toda a atividade criadora, se manifesta por igual em todos os aspectos da vida cultural, possibilitando a criação artística, científica e técnica. Neste sentido, absolutamente tudo o que nos rodeia e que foi criado pela mão do homem, todo o mundo da cultura, em diferenciação ao mundo da natureza, tudo é produto da imaginação e da criação humana, baseados na imaginação(Vygotsky)

 

Nesse contexto, o Projeto Pedagógico Anual 2018 da Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista, da 1a Coordenadoria Regional de Educação é: "Brincar é Aprender a Vida com Alegria".  

 

 


 

A Equipe da unidade não mede esforços para planejar, executar e avaliar junto aos pequenos as grandes descobertas do protagonismo. O envolvimento com a criação de brinquedos envolve também a família, que aprende como é importante deixar seu filho criar!

 


Fica a Dica de alguns materiais não estruturados para aguçar a imaginação dos pequenos:

 

Papelão;

Caixas de ovos;

Rolos de papel;

Fitas adesivas;

Retalhos;

Tinta;

Tampas;

Folhas árvores;

Galhos;

Balões;

Lã;

Pedrinhas;

Papéis … e o que a imaginação contribuir! 

 

Curtiu a #DICA da equipe da Creche Sempre Vida Parque da Conquista?

 

Então, além de aprimorar seus conecimentos a respeito da importância da brincadeira com brinquedos não estruturados na vida dos pequenos, você pode participar nos enviando  dicas, experências ou um relato sobre um projeto desenvolvido com seus alunos.

 

Estamos aguardando!

Envie sua experiência para:

ruteferreira@rioeduca.net 

 

  


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

edis (15)
creches (14)
fica a dica (13)

Comentários
Adorei a ideia! esse olhar resgata a capacidade inventiva das nossas crianças favorecendo a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. Sou professora Itinerante do Ensino Especial e vou compartilhar essa ideia nas creches e Edis onde atuo. Obrigada!

Postado por Kátia Eloína Mendes de Barros em 13/09/2018 09:26

Amei a dica, esse tipo de atividade sempre faz sucesso com os pequenos.

Postado por ELISABETE em 14/09/2018 09:03

Sugestões maravilhosas. Vou colocá-las em prática. Obrigada.

Postado por MARIA CIDÁLIA em 14/09/2018 18:53