A A A C
email

Quinta-feira, 22/11/2018

Fica a Dica: Educação Infantil e o Meio Ambiente

Tags: blogrioeducadores, educopédia, mídias, especialistas, educação infantil, creches, edis, professores de educação infantil.

Fica a Dica:

O Meio Ambiente e a Educação Infantil

EDI DEL CASTILHO- 3ª CRE

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Del Castilho ( EDI Del Castilho) busca atender o direito da criança de aprender e de se desenvolver dentro dos campos da experiências e vivências, proposta em consonância com a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 

“As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços e tempos. Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico e o mundo sociocultural. Além disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.” (BNCC, 2016, p. 40 )
 

 

 

 

 

O EDI, tendo como gestora a Professora Karla afirma que “ Para que nossos alunos tenham o contato direto com a natureza, a Unidade possui vários tipos de vegetais, de plantas medicinais e árvores frutíferas. Nosso jardim é o cartão de visita da escola”. Dessa forma, o EDI vem construindo uma horta com carinho, assiduidade e respeito. A equipe, a comunidade e as crianças já compreendem que o cuidado e a necessidade de preservação da natureza.

A Unidade Escolar compartilha com seus pequenos que é essencial desenvolver laços de solidariedade com o próximo para que todos possam aprender a necessidade e importância de preservar o Planeta Terra.

 

SUSTENTABILIDADE

O EDI Del Castilho  deixa claro que a visão de sustentabilidade determina a corresponsabilidade de desenvolver junto aos alunos e suas famílias o projeto de coleta seletiva de lixo. Esse trabalho conta com a parceria da Comlurb, além disso, o óleo de cozinha é descartado com uma empresa especializada, com intuído de despertar a Comunidade Escolar para esse tema fundamental.

 

Os 3R da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, como: compostagem para o preparo da terra que é usada no plantio, utilização de cascas de frutas e legumes em receitas, confecção de objetos com materiais recicláveis, entre outros. Resguardando para que as gerações futuras uma qualidade de vida proveniente da natureza.

 

  Fica a Dica para tornar possível trabalhar o Meio Ambiente com a Educação Infantil:


Utilização de sucatas diversas para confecção de brinquedos;


Pequenas ou grandes hortas segundo o espaço da unidade;


Utilização de sementes da própria unidade para plantação;


Palestras com dinâmicas com os responsáveis para que possam compreender a necessidade de compartilhar com os filhos o cuidado com o meio ambiente;

 

 

Envie sua experiência para: ruteferreira@rioeduca.net

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

especialistas (33)
edis (15)
creches (14)
blogrioeducadores (8)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.