A A A C
email

Quinta-feira, 13/02/2014

Escola... Lá Vamos Nós!

Tags: familia.

As férias estão terminando e um novo ano letivo está às portas. Saiba como “tirar de letra” essa época de adaptação escolar e preparar seu filho para o ano que começa.

 

 

O início das aulas, muitas vezes, é marcado por insegurança em algumas crianças. Trata-se de um momento de mudança em que é normal sentir medo, principalmente para quem está entrando na vida escolar pela primeira vez.

 

Quando uma criança ingressa na escola enfrenta dois grandes desafios: permanecer em um ambiente desconhecido e se separar das pessoas com quem está acostumada a ficar em casa. Esse momento deve ser muito bem planejado para que ela e sua família fiquem tranquilas nessa nova etapa de suas vidas.

 

A família tem um papel importante para facilitar a adaptação da criança ao novo ambiente, deixando-a mais segura. Devem visitar a escola, se possível, em época de aulas para ver outras crianças brincando, interagir com elas e com as professoras. Isso contribui para que ela perceba e construa o novo ambiente.

 

A escola deve planejar com muito cuidado e carinho esse período de adaptação. A separação dos pais deve ser gradual.

 

O horário de permanência na escola inicialmente será curto, estendendo-se ao longo das duas primeiras semanas, ou até, a criança  sentir-se segura e adaptada.

 

 

Os responsáveis devem participar das primeiras atividades da criança na escola e ficarem no entorno, durante outras atividades. O importante é que a criança não tenha a sensação que está sendo abandonada. Para isso, sempre que sair da escola, o adulto que estiver participando da adaptação junto à criança - preferencialmente o mesmo durante todo o processo - deve despedir-se, avisar que irá buscá-la e não se atrasar. Nunca tentar enganar a criança dizendo que estará lá fora esperando, sumindo de repente ou escondendo-se.

 

Respeite esse momento de transição de seu filho. Chegar ao meio do ano, com os grupinhos já formados, é um grande desafio.

 

Este é um processo natural de amadurecimento e crescimento da criança e é importante que ela seja preparada para ir para escola com segurança, calma e sem agitação ou ansiedade, embora esteja vivendo um momento novo em sua vida.

 

Por mais difícil que seja, por mais apertado que fique o coração, não será diferente nos outros. Os pequenos precisam aprender desde cedo que ir a escola é fundamental.

 


Maria Delfina é Professora da Rede Municipal

e responsável pelo Blog Família do Portal Rioeduca.

E-mail: mariadrodrigues@rioeduca.net

Twitter: @mariadelfina11
 

*Imagens :E. M. Jorge de Lima ( 9ªcre)

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

familia (73)

Comentários
A cada ano que se inicia, novos grupos de professores e alunos se formam....Boas Vindas a todos!

Postado por Helena (by troia) 10ªCRE em 31/01/2013 19:28

Tem crianças que não se adaptam muito bem a escola, porem o meu filhote adora ir pra escolinha, é coisa de gosto mesmo. Feliz novo ano letivo :)

Postado por Nilton HB20 Hyundai em 01/02/2013 14:51

Excelente as suas colocações! Seus dois textos estão muito bons.

Postado por Sueli Rego em 05/02/2013 20:03