A A A C
email

Quarta-feira, 22/05/2013

DEGUSTA-AÇÃO III

Tags: rioeduca, pae.

No dia 11 de maio, algumas Unidades Escolares se propuseram a este momento simbólico, onde responsáveis incentivaram seus filhos a se alimentarem diariamente na escola através do projeto DEGUSTA-AÇÃO.

 

 

No ano de 2012, muitas escolas participaram do programa de incentivo alimentar criado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e foi um sucesso. Por este motivo, no dia 11 de maio, sábado, dia da Reunião de Responsáveis, aconteceu o DEGUSTA-AÇÃO III (2013).


Para que esse programa tivesse êxito, cada escola participante elaborou junto com sua equipe atividades que envolvessem os pais, divulgando o PAE (Programa de Alimentação Escolar), direcionado às crianças. Ao final da ação, o responsável, junto com seu filho, degustou o almoço da Unidade Escolar.


PROJETO DEGUSTA-AÇÃO

 


O Projeto funciona como uma ação de estímulo e tem por objetivo dar visibilidade ao Programa de Alimentação Escolar para a Comunidade, isto é, levar os responsáveis incentivarem seus filhos a se alimentarem diariamente na escola, dando oportunidade de evidenciar o trabalho do manipulador de alimentos no processo educacional.


É importante que hábitos alimentares comecem em casa desde a infância, mas a escola aliada à família ajuda a criar bons hábitos alimentares através da merenda escolar. Isso é muito importante, pois as necessidades do organismo estão relacionadas a uma alimentação saudável, rica em nutrientes e associada a exercícios físicos. E a escola oferece uma alimentação variada, que inclui todos os grupos alimentares.


Muitos alunos precisam ser incentivados a se alimentarem na escola. Alguns não querem almoçar por inúmeros motivos e partindo desse princípio, a escola abre suas portas para o programa DEGUSTA-AÇÃO, produzindo nos alunos uma visão diferenciada da alimentação, mostrando que a família, através de seu responsável, vem degustar a merenda escolar. Agindo dessa forma, os responsáveis incentivam os alunos a se alimentarem.

 


DEGUSTA-AÇÃO III


Este ano, o dia escolhido para o projeto DEGUSTA-AÇÃO foi o dia da Reunião de Pais, 11 de maio.

 


 

Após a reunião, os responsáveis degustaram o almoço com seus filhos, tornando este momento, além de incentivador, prazeroso, envolvendo a família nesta ação que beneficia a saúde dos seus filhos, nossos alunos.


Para mostrar como aconteceu este dia destacamos escolas foram indicadas pelos representantes do Rioeduca nas CREsque apoiaram o programa DEGUSTA-AÇÃO III.

São elas:
Ginásio Experimental de Artes Vicente Licínio Cardoso (Escola Municipal 01.01.001 Vicente Licínio Cardoso), Escola Municipal 08.17.012 Antonio Austregésilo, Escola Municipal 05.14.015 Barcelona, Escola Municipal 06.22.022 Rose Klabin, Escola Municipal 07.6.043 Gastão Monteiro Moutinho e Escola Municipal 05.15.045 Jaime Costa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos

Agradecemos as equipes das escola citadas acima, pela receptividade em compartilhar esses momentos de integração em suas Unidades Escolares. É a família e a escola gerindo parceria.

Agradecemos a todos os manipuladores de alimentos da rede municipal, em especial aos que, com carinho, se dispuseram mostrar seu trabalho neste dia.

 

Este editorial foi criado pela professora Regina Bizarro, Representante do Rioeduca / 5ªCRE, em parceria com as professoras Neilda Silva_ Representante do Rioeduca / 8ªCRE, Rute Albanita_ Representante do Rioeduca / 1ªCRE, Patricia Fernandes_ Representante do Rioeduca / 6ªCRE e Roberta Vitagliano_ Representante do Rioeduca / 7ªCRE.

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

 

                               


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

rioeduca (2)
pae (1)

Comentários
Foi uma manhã muito agradável e os responsáveis aderiram o projeto. Agradecemos a publicação!

Postado por E.M. Gastão Monteiro Moutinho em 22/05/2013 08:32

Parabéns a todos pela participação!!! E para nossa querida E.M. Antonio Austregésilo, um grande abraço! Ééééé da oitava!!!

Postado por Jô Cruz em 22/05/2013 14:12

Obrigada pelo agradecimento aos manipuladores de alimentos,pois sou uma delas.Em todos esses anos nunca trabalhei com tanto prazer como nesse projeto,adorei a receptividade dos pais e os elogios.

Postado por Lenize em 22/05/2013 19:45

Muito bom ver a participação de todos! Parabéns!

Postado por Neilda em 22/05/2013 20:54

Excelente iniciativa! É importante levar os responsáveis até as escolas... essa participação dos pais é fundamental. Eles devem incentivar seus filhos a se alimentarem diariamente na escola.Os bons hábitos alimentares começam em casa e podem se consolidar na escola. Parabéns a todas as escolas que participaram do projeto. Muito boa matéria!

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 24/05/2013 09:40

A integração da família com a escola é de uma imensa positividade para o aluno. O aluno se sente importante e percebe o quanto a educação é necessária para seu desenvolvimento.

Postado por Helena(by troia) 10ª CRE GED em 27/05/2013 21:50