A A A C
email

Quinta-feira, 20/02/2014

VACINA HPV NAS ESCOLAS

Tags: saude, vacina.

 

Senhores pais ou responsáveis,


O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.


O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.


Por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação, em março de 2014 se iniciará a vacinação contra HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade (nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em escolas públicas e privadas,


Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV no esquema recomendado abaixo:


1ª dose: a dose inicial será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003, em UBS e escolas, a partir do mês de março;

2ª dose: a 2ª dose será administrada seis meses após a 1ª dose, em UBS;

3ª dose: a 3ª dose será administrada cinco anos após a 1ª dose, em UBS.


A vacina contra HPV é gratuita e também estará disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano. A vacinação das adolescentes ocorre com Termo de Autorização serão vacinadas ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.


Mais informações, clique nas imagens abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

saude (13)
vacina (3)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.