A A A C
email

Quarta-feira, 12/06/2013

Professor, Tem Feito seus Registros?

Planejamento e rotina fazem parte do processo dinâmico de sala de aula.
Além de estudo e dedicação para organização da prática diária, o professor precisa estabelecer uma rotina, traçando objetivos, otimizando o tempo e garantindo, assim, uma melhor organização de sua atividade docente.

 

 

O planejamento que ocorrerá durante todo período letivo precisa ser embasado no Projeto Político Pedagógico da Escola e nas Orientações Curriculares.

 

De acordo com Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autor de diversos livros: "Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.” 

 

O planejamento não pode ser encarado como instrumento de controle devido a sua flexibilização, mas sim como ferramenta de trabalho essencial para o professor.
 

 

Através da diagnose, o professor inicia o processo de observação da turma e dos alunos, procurando focar em suas necessidades e não somente objetivando os problemas de aprendizagem.

 

A diagnose inicial é importantíssima para delinear o trabalho do professor, assim como a necessidade de registrar essas observações, inclusive guardando alguma produção realizada pelo aluno.

 

 

Atividades realizadas por alunos durante o período da diagnose são norteadores para o registro do professor e o (re)planejamento.

 

Esses registros não podem ser esquecidos e nem tampouco realizados em data próxima das reuniões e conselhos de classe. Precisam ser encarados como uma rotina do professor.

 

A maneira como os registros serão feitos deverá ser acordado juntamente com Professores, Coordenação Pedagógica e Gestão, podendo ser estabelecidos quadros, planilhas, portfólios e manuscritos do professor.

 

Independente do ano de escolaridade, as produções dos alunos são auxiliares e facilitadores na elaboração dos registros.

 

Professor, não deixe de registrar e atualizar suas anotações! Pode dar “um certo” trabalho no início, mas gradativamente você perceberá como é importante que essas ações estejam incorporadas a sua prática...

 

Você verá que valerá a pena!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Não há comentários sobre este tópico.