A A A C
email

Quarta-feira, 20/11/2013

Simulados

Tags: professor, avaliação.

Os simulados são geralmente aplicados aos alunos que estão se preparando para prestar vestibular e provas do Enem, porém sua utilização em sala de aula pode auxiliar os professores e alunos em vários aspectos.

 

O final do período letivo é cercado de expectativas e a ansiedade pode atrapalhar - e muito - a realização das avaliações feitas pelos alunos, deixando esse momento tenso. Pode, inclusive, interferir de maneira negativa em sua vida escolar nos anos seguintes.

 

As provas e testes não são a única forma de avaliar o aluno, porém não devem ser deixados de lado. Servem como mais um instrumento e precisam ser agregados a outros do cotidiano, propondo, assim, contemplar a avaliação das várias habilidades trabalhadas pelo professor.

 

Veja no Portal Rioeduca: A importância da Avaliação.

 

 

Nervosismo e insegurança são comuns.

 

Lançar mão de simulados nos períodos que antecedem a semana de avaliação pode ser uma estratégia positiva tanto para professores quanto para os alunos.

 

Os simulados podem ser aplicados independentemente do ano de escolaridade, desde que sejam planejados em conjunto com a Coordenação Pedagógica e contemplem as orientações curriculares e os descritores do ano de escolaridade em questão, sendo assim incluídos nos Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

 

Desta maneira, os alunos que são submetidos ao "treinamento" dos simulados, gradativamente, percebem a sua importância enquanto estratégia de preparação para as futuras avaliações, tornando-os inclusive mais seguros.

 

 

Alunos adquirem gradativamente hábitos e atitudes durante a realização da atividade.

 

Aspectos positivos na utilização dos simulados quando utilizados enquanto prática anterior às avaliações, tanto as internas quanto as externas:

  • oferece ao professor feedback dos conteúdos aplicados e quais precisam ser revisados;
  • prepara o aluno nos aspectos psicológicos, trabalhando as questões como autonomia, ansiedade, confiança e tempo;
  • a elaboração de simulados únicos por ano de escolaridade proporciona mais uma forma de troca entre os professores.

 

Leia em A importância dos simulados sobre o vestibular.

 

Professor, se você não costuma utilizar os simulados em sua turma, experimente aplicar antes das provas do último bimestre e compare os resultados.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (65)

Comentários
Muito interessante o tema da publicação! Parabéns! Costumo usar os simulados com minhas turmas. É uma estratégia que contribui bastante para a aprendizagem dos alunos.

Postado por Renata Carvalho em 20/11/2013 17:36