A A A C
email

Quarta-feira, 27/11/2013

Estudo Dirigido como Guia de Estudo

Tags: professor.

O Estudo Dirigido elaborado pelo professor é um recurso que, além de facilitar o desenvolvimento da independência do aluno, desenvolve a aquisição de novos conceitos e conhecimentos.

 

O Estudo Dirigido pode ser aplicado a partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental, desde que apresente roteiro e instruções de fácil entendimento e que contemple a faixa etária que será atendida.

 

Lançar mão de atividades e exercícios planejados através de Estudo Dirigido pode ser uma boa estratégia, principalmente por respeitar o ritmo individual de cada aluno - embora se desenvolva na maioria das vezes no ambiente coletivo de sala de aula.


 

Atividades de Estudo Dirigido realizadas também com auxílio da Internet na Sala de Informática.

 


Após lançamento dos conteúdos, de sua contextualização, dos exercícios de fixação, da revisão e de outras estratégias viabilizadas pelo professor em sala de aula, as atividades organizadas e apresentadas em forma de Estudo Dirigido oportunizam que o aluno demonstre a maneira como ele aprende. Isso porque exige a atividade direta do aluno e do professor e viabiliza o atendimento através das diferenças individuais. Afinal, sua função é agilizar a atividade, ajudando o aluno a aprender.


Alunos analisam uma pirâmide alimentar estabelecendo relação entre os alimentos que a compõem.


O Estudo Dirigido pode ser realizado tanto em casa como em sala de aula. Sua prática deve ser iniciada na presença do professor através de um roteiro, facilitando assim o processo de execução das tarefas, incentivando os alunos e fornecendo subsídios para que compreendam o objetivo e possam conquistar a autonomia necessária.

 

Independentemente do local onde seja realizada a atividade, após concluída, o acompanhamento do professor é indispensável para promover a troca de experiências no momento da correção. Este deve intervir quando necessário, avaliando não somente o que o aluno acertou, mas também auxiliando-o no planejamento futuro.    

 

Leia mais em Estudo Dirigido - Técnica pode ser usada em sala de aula e fora do espaço escolar.

 

Alunos estimulados participam ativamente no momento de correção.


Várias disciplinas e conteúdos podem se beneficiar das atividades propostas no Estudo Dirigido, desde que seus objetivos estejam bem definidos e de acordo com as Orientações Curriculares e PPP da Unidade Escolar. Deve existir, também, um roteiro claro e bem definido direcionado aos alunos.

 

As tarefas propostas num Estudo Dirigido também podem ser diversificadas, tais como:

 

. ler e interpretar um texto respondendo às perguntas;

. realizar experiências, observando, seguindo as etapas e fazendo anotações até a conclusão final;

. assistir a um filme ou documentário, anotando pontos principais (conforme orientação do professor);

. observar imagens (fotos e cartazes), estabelecendo relação e comparação;

. ler situações-problema (desafios), podendo expressar graficamente sua interpretação e conclusão sobre o proposto.

 

A utilização de tarefas em forma de Estudo Dirigido permitirão ao aluno aprender a estudar, pois sua organização se utiliza de roteiro seguindo tarefas operatórias que são aquelas que se referem à mobilização e ativação de operações mentais. Tudo isso para que a aprendizagem seja afetiva e efetiva, na qual o aluno necessitará realizar atividades mentais.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (65)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.