A A A C
email

Quarta-feira, 18/12/2013

Reforço Escolar

Tags: professor.

As atividades de reforço precisam ser uma constante e fazer parte da rotina escolar. É um momento de recuperar aqueles alunos que, por algum motivo, necessitam consolidar ou reforçar conteúdos.

 

Através da observação diária, de atividades de diagnose, exercícios e avaliações, o professor realiza o seu registro individual acerca de cada aluno e traça estratégias que visam o reforço e a recuperação daqueles conceitos ainda não consolidados.

 

As atividades de reforço escolar devem ocorrer durante todo o ano, independentemente do período de avaliações e paralelamente às aulas e demais atividades.

 

 

Equipe de professores reunidos planejando atividades de reforço.

 

 

Uma estratégia importante e facilitadora para a organização dos grupos de alunos que participarão das atividades de reforço e definição de quais conteúdos serão contemplados é recorrer aos registros que o professor realiza durante o ano.

 

Leia em: "Professor, tem Feito seus Registros?"

 

Dessa maneira, priorizam-se as necessidades individuais. Pode-se também recorrer às Zonas de Desenvolvimento Proximais (ZDP) que segundo, Rego (2001): "Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem."

 

Fique por dentro em: "Vygotsty e o conceito de zona de desenvolvimento proximal".

 

 

Atividades desenvolvidas em grupo são mais proveitosas.

 

 

O momento de recuperação também necessita ser planejado com o Coordenador Pedagógico e deve ser inserido na grade escolar para que faça parte da rotina de cada turma.

 

As estratégias de como será feito o atendimento deve estar de acordo com a realidade de cada Unidade Escolar, em coletivo com o professor.

 

Com o atendimento direcionado à especificidade de cada grupo, valorização das habilidades individuais, a autoestima e o feedback facilitarão a assimilação dos conceitos.

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (65)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.