A A A C
email

Quarta-feira, 27/09/2017

Design for Change e Criativos da Escola: Visita à Levy Miranda e Seminário

Tags: criativos, seminário, gite.

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, promoveram um dia dedicado ao Design for Change, incluindo visita à E. M. Levy Miranda e um Seminário para professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Kiran Sethi, idealizadora do movimento global Design for Change.

 

Criado pela indiana Kiran Bir Sethi (foto acima), o Design for Change é um movimento global que tem por objetivo oferecer às crianças e jovens a oportunidade de se tornarem mais atuantes na transformação de sua própria realidade. A ideia é que possam impulsionar mudanças em suas comunidades, desencadeando sua superpotência 'EU POSSO'.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, um braço do Instituto Alana. O Criativos promove anualmente um desafio que visa premiar projetos em escolas

Em 2016, a GITE iniciou a parceria com o Criativos para divulgação do Desafio, visando incentivar escolas municipais do Rio de Janeiro a realizarem e inscreverem seus projetos. A E. M. Levy Miranda, localizada na Pavuna, foi uma das 11 vencedoras com o projeto Solta esse Black, concorrendo com escolas públicas e particulares de todo país. Os alunos e a professora Pâmela Souza foram à Salvador receber o prêmio (R$ 500,00 para a educadora e R$ 1.500,00 para a escola desenvolver o projeto) e também para participarem de oficinas junto com alunos das outras escolas vencedoras, o que permitiu uma troca de experiências entre eles.

No dia 25/10/2017 foi realizado um Seminário na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, que teve como objetivo apresentar para professores da rede o conceito do Design for Change, experiências exitosas e a importância de pensar inovação colocando "mão na massa". O evento contou com cobertura e transmissão ao vivo pelo Portal da MultiRio.  

 

 

Professora Pâmela Souza, Gabriel Salgado e Angélica Garcia (Criativos da Escola), Gisele Cordeiro (Gerente da GITE) e Carolina Pasquali (Diretora de Comunicação do Instituto Alana).

 

Além do Seminário, Kiran fez uma visita à E. M. Levy Miranda para conhecer o projeto e os alunos que participaram e participam do mesmo. A Escola preparou ainda uma apresentação para a visita.

 

Visita da Kiran à E. M. Levy Miranda. Na foto vemos alunos, o professor Alexandre Rodrigues (representante da SME), Nilu (acompanhante da Kiran), Kiran e Carolina Pasquali.

 

A Direção da E. M. Levy Miranda e seus alunos, que fizeram uma apresentação pra Kiran, além das alunas que participaram do projeto "Solta esse Black".

Equipe GITE, Criativos e professora Pâmela Souza.


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

criativos (3)
gite (2)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.