A A A C
email

Quarta-feira, 11/10/2017

III SMEEEJA - Seminário Municipal das Escolas Exclusivas de Educação de Jovens e Adultos

Tags: creja, seminário.

 

III SMEEEJA - Seminário Municipal das Escolas Exclusivas de Educação de Jovens e Adultos/ CREJA e CEJA Maré

 

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2017, foi realizada a 3ª edição do SMEEEJA, com o tema Educação das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira e Indígena, no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) e no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré (CEJA Maré).

O SMEEEJA foi idealizado com o objetivo de promover um encontro das Escolas Exclusivas de Educação de Jovens e Adultos, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, reunindo alunos e professores dessas escolas e das demais escolas do PEJA dessa rede de ensino.
 As atividades realizadas (palestras, oficinas, mostras etc.) se propõem a socializar aspectos da realidade das escolas exclusivas de EJA em nosso município.

Os temas do SMEEEJA não se concentram diretamente sobre as questões estruturais, metodológicas etc., mas são propostos no intuito de nos remeter à reflexão sobre temáticas que atravessam os nossos cotidianos, seja no interior da escola ou, de forma mais ampla, na sociedade em que vivemos.

No III SMEEEJA, contamos com a apresentação do Grupo de Capoeira da Vila Olímpica da Maré e do Grupo de Teatro “Parte Dele”, com a peça “Expressões Culturais”; e com as rodas de diálogos:

• História e Cultura Afro-brasileira, com a Profª. Ângela Costa (Professora PEJA EaD CREJA e Mestre em Tecnologia Educacional NUTES/UFRJ);

• História e Cultura Indígena, com a Profª. Mariana Souza (Professora PEJA EaD CREJA e Mestre em Letras Vernáculas-Língua Portuguesa/UFRJ);

• Quem tem medo da África? Com o Prof. Osmar Soares da Silva Filho (Professor Colégio Pedro II e Doutor em Letras-Ciência da Literatura/UFRJ; e

• UBUNTU, uma filosofia africana baseada na humanidade, respeito e solidariedade, com a Profª. Ana Paula Venâncio (Professora CAp ISERJ e Mestre em Educação/UNIRIO).


 O evento foi marcado também por uma homenagem, em sua abertura, a Paulo Freire, em vista da proximidade da semana da Alfabetização, da sua relevância para o campo da EJA no Brasil e dos 20 anos de sua partida.

 

CREJA - Abertura - Ana de Oliveira (Diretora Adjunta CREJA)

CREJA - Abertura - Fátima Valente (Diretora CREJA) e Neyla Tafakgi (Coord. Pedagógica CREJA)

CREJA - Abertura - Prof. Daniel de Oliveira (Prof. Orientador PEJA EaD CREJA)

CREJA - História Cultura Afro-Brasileira e Indigena - Profa Angela Costa (CREJA)

CEJA Maré - Quem tem medo da África - Prof. Osmar Soares (CPII convidado)

CREJA - História Cultura Afro-Brasileira e Indigena - Profa Mariana Souza (CREJA)

CREJA - História Cultura Afro-Brasileira e Indigena - Profas Mariana Souza e Angela Costa (CREJA)

CREJA - Ubuntu - Profa Ana Paula Venâncio (CAp ISERJ - convidada)

CEJA Maré - Apresentação

CREJA - Participação - Alunos do CREJA 

CREJA - Participação - Alunos do CREJA 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

creja (5)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.