A A A C
email

Terça-feira, 15/05/2018

Oficina Memórias e Sabores - Inscrições abertas!

Tags: audiovisual, memórias, sabores.

 

Oficina Memórias e Saberes

 

 

"Sou mais doceira e cozinheira

do que escritora, sendo a culinária

a mais nobre de todas as Artes:

objetiva, concreta, jamais abstrata

a que está ligada à vida e

à saúde humana."

Trecho do poema: Cora Coralina, Quem É Você?

 

A Gerência de Leitura e Audiovisual promoverá a oficina “Memórias e Sabores”, a ser realizada na semana dedicada à alimentação escolar, na Rede.

 

Datas: 17 ou 21/05

Horário: 8h30 às 11h30 ou 13h às 16h

Local: E.M. Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 - Tijuca)

Público alvo: Profissionais que trabalham diretamente com a manipulação de alimentos em nossas Unidades Escolares (servidores ou terceirizados)

Ofereceremos 4 turmas para maior disponibilidade de horário para o campo.

 

A literatura foi fonte de inspiração para elaboração da proposta e propiciou os mais variados temperos: Jorge Amado, Cora Coralina, Roseana Murray, entre outros autores que nos convidam a saborear a arte da palavra em deliciosas referências ao preparo de comidas.

 

A memória está muito associada aos sentidos, cheiros, sabores, texturas; à lembrança de um prato, um gosto da infância, uma fruta, um tempero, um carinho de avó... Enfim: recordações afetivas que vem diretamente de nossos “baús”, salpicados de histórias, recheados de lembranças de lugares queridos e pessoas especiais que se dedicaram ao preparo daquilo que agrega à mesa, une, amalgama em coisa só.

A elaboração da proposta ganhou um tempero especial, pois recebemos os exemplares do livro O que os Chefs Cariocas comem em casa, escrito sob curadoria de Rodolfo Garcia, doados pela Secretaria Municipal de Cultura. Por ser um livro de receitas, pensamos em presenteá-los aos profissionais diretamente envolvidos com o preparo de alimentos em nossas unidades escolares, entre escolas, CIEP, creches e EDI.

A obra é interessantíssima, apresentando uma rica mescla entre os relatos memoriais de cada chef, escolhidos por representarem perfis bem distintos uns dos outros, de vários lugares do Brasil, e suas receitas favoritas. É inegável dizer que o livro é de dar água na boca!

Assim, desejamos referendar e dar voz àqueles responsáveis pelo preparo dos alimentos diariamente servidos aos nossos alunos (crianças, jovens e adultos) e profissionais da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, público-alvo de nossa oficina. A intenção é promover a socialização de saberes entre os profissionais para que se digam e partilhem as lembranças relacionadas aos sabores. Desta forma, deseja-se preservar a memória de um grupo que lida no cotidiano com a preparação da comida e, principalmente, com o ato de ofertá-la ao outro. Presentear os participantes com o livro será uma forma de contemplar uma categoria tão importante para o

funcionamento de nossas unidades escolares e inseri-las em nosso trabalho, de formação literária.

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

 

 

Para nós, da Gerência de Leitura e Audiovisual, a evocação da memória, seus sabores e a beleza da experiência literária formam um “delicioso prato”. Unindo-se a arte gastronômica à literária, o “prato” ficará ainda mais saboroso e digno dos melhores chefs.

 

Deleitem-se!

 

 

 

Atenciosamente,

 

Heveny Mattos

Gerência de Leitura e Audiovisual

E/SUBE/GLA


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

audiovisual (8)
sabores (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.