A A A C
email

Sexta-feira, 24/08/2018

Homenagem a Ferreira Gullar mobiliza 110 mil alunos da rede

Tags: maratona, abl, audiovisual.

 

   

Mais de 110 mil estudantes dos 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos já estão mobilizados com a produção dos textos para o concurso de redação da 9ª Maratona Escolar Grandes Autores, que homenageia neste ano o poeta e jornalista Ferreira Gullar. Até o dia 6 de setembro os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino podem produzir textos com o tema "Vida e Obra de Ferreira Gullar".


Maratona é uma iniciativa da Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Academia Brasileira de Letras. E na primeira quinzena do mês, os estudantes tiveram contato especial com a obra do homenageado, através de palestras ministradas por imortais da ABL.


Os acadêmicos Antônio Torres, Domício Proença Filho, Evanildo Bechara, Carlos Nejar, e o presidente da Academia, Marco Lucchesi falaram sobre as diferentes faces de Gullar. Antônio Torres, usou as palavras do ex-companheiro de ABL – "A poesia precisa fazer barulho" – para descrevê-lo.


"Nós viajamos juntos de férias e trabalhamos em feiras e jornadas literárias. Ele era um escritor muito respeitado e dizia que a poesia nascia do espanto", declarou o acadêmico, que pediu alunos voluntários na plateia para recitarem os versos do "Improviso ordinário sobre a Cidade Maravilhosa", de Ferreira Gullar.

 

Domício Proença Filho narrou sobre como Ferreira Gullar escrevia seus textos e da importância do conteúdo do autor. Já Carlos Nejar abordou a poesia de Gullar, sua estética e dimensão social. Presidente da Academia, Marco Lucchesi, abordou o papel de Ferreira para a literatura nacional. E Evanildo Bechara levou aos estudantes dicas de gramática e os critérios que a ABL pode usar para escolher as melhores redações do concurso.


Para Heveny Matos, da Gerência de Leitura e Audiovisual da SME, a Maratona Escolar de Grandes Autores é importante para que os estudantes conheçam mais sobre o mundo literário e desenvolvam seus talentos. "Essa proximidade da ABL com a escola é uma experiência singular, porque une o conhecimento da Casa com a curiosidade dos alunos da Rede.

 

   

 

Premiação em novembro


De cada escola serão escolhidos 10 textos, que passarão pelo crivo das bancas das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), dos setores do Nível Central e da ABL. Cada Coordenadoria terá um texto escolhido e toda a rede e a Academia vão eleger e a melhor redação de um aluno do anos finais das escolas participantes e da modalidade de Jovens Adultos.

O resultado do concurso será divulgado no dia 14 de novembro e a premiação ocorrerá no dia 23 do mesmo mês, na Casa de Machado de Assis, a sede da Academia Brasileira de Letras, Centro do Rio.

 

 

Heveny Matos aposta no talento dos concorrentes para homenagear Ferreira Gullar. O autor era extremamente atuante em sua poesia social e na criticidade à esfera pública. Esse panorama social que ele traz com a poesia é a maior contribuição que ele deu à literatura", avalia.

 

Em outras edições, a Maratona já homenageou Ariano Suassuna, João Ubaldo, Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo, Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, dentre outros talentosos escritores brasileiros.

 

 

Fonte: ASCOM SME


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

audiovisual (8)
maratona (2)
abl (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.