A A A C
email

Quinta-feira, 29/11/2018

VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez do Heróis do Tabuleiro/SME

Tags: xadrez, heróis do tabuleiro.

 

Xadrez: Pura magia... Puro encantamento...

 

O VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez do Heróis do Tabuleiro/SME realizado no dia 22 de novembro de 2018 na Arena Carioca I do Parque Olímpico da Barra da Tijuca impactou alunos, professores, responsáveis presentes e o público em geral não só pela grandiosidade - em números: 2000 alunos, 220 professores, 2000 cadeiras, 1000 mesas, 50 ônibus, 4000 lanches, 2 ½ toneladas de lixo reciclável recolhidos em uma Arena de 3200m2 - mas também, pela concentração de emoções.

 

 

O Encontro marcou, celebrou e jogou luz sobre o trabalho invisível do cotidiano das salas de aula de xadrez em cada uma das 96 escolas participantes e sobre a intervenção/mediação pedagógica diária junto a mais de 25000 alunos abrangidos.

 

Alí juntos estavam alunos autistas, do PEJA, com dificuldades de aprendizagem, alunos regulares, pequenos, grandes ... ali estavam os alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro.

 

Depoimentos de professores expressam outra dimensão grandiosa do evento:

 

“Essa aluna, (...), viu no xadrez um meio de mudar, de ter perspectiva de vida. A escola toda fala que era horrível, sem modos, batia pra caramba, e agora mudou muito. A aluna até pede para ficar comigo quando eu vou dar aula pro 1º ano. (...) A mãe não via mais luz. A mãe foi ontem no torneio ver a filha e os sobrinhos. A mãe tá vendo luz agora. (...) Um mundo está se abrindo. Uma vida com vida agora.”

 

Para os alunos muitas novidades: o acesso a Arena, palco dos Jogos Olímpicos, a participação em um evento de xadrez, que para a grande maioria o primeiro, compor um evento escolar dessa magnitude.

 

O Encontro está tão introjetado na cultura do Projeto Heróis do Tabuleiro que os professores protagonizam várias iniciativas, como é o exemplo da Profa. Simone Domingues que fez, de forma artesanal, os banneres que serviram de fundo para a premiação.

 

 

Ao final tivemos a parceria do Projeto Planetário “O astrônomo vai a escola” com a exibição do filme “Planetário vai a escola” além da preciosa interação entre o astrônomo Alexandre Shermann e os alunos presentes.

 

A GPEC/SME não teria condições de realizar um evento dessa monta sozinha. Contamos com parcerias fundamentais para garantir o sucesso do Encontro. A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) gentilmente nos cedeu o espaço e a estrutura de ponta da Arena I. A ASSIM SAÙDE nos proveu o posto médico, sem o qual o evento não seria autorizado pelo Corpo de Bombeiros. Tivemos também a colaboração do DJ Macarrão que gentilmente operou o som e uniu forças com a Multirio para a sonorização do evento. E por fim, mas não menos importante, a COMLURB que nos ajudou na gestão do lixo gerado, assim como a destinação dos recicláveis para um local adequado, manutenção e limpeza do local. 

 

A todos o nosso muito obrigado!

 

A projeção para 2019 é reunir 10.000 alunos e entrar para o Guinness Book como maior evento de xadrez escolar do mundo.

 

Parabéns a todas as escolas participantes:

 

 

 

Enviado por:

Fátima Bispo - Projeto Heróis do Tabuleiro


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

xadrez (6)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.