Estamos nas redes sociais, é fato! Nossos alunos também estão. Vamos fazer desse limão uma limonada?
Olhe o que aconteceu nessa semana nas redes sociais. Um debate sobre a tangerina que era vendida descascada. Afinal, podemos chamar a tangerina de mexerica ou de bergamota? E a ponkan? É a mesma fruta?
E, afinal, que mal tem comprar uma fruta embalada e já descascada?


Olha quanto material podemos usar com uma simples polêmica nas redes sociais? É claro que temos que “filtrar” muita coisa e, também, ensinar os alunos a como se comportar nesses espaços.
Um dos debates que eu faria em sala de aula com essa notícia é sobre a importância do nome científico. Pelo pouco tempo que temos, damos pouca importância a esse assunto. Um dos objetivos de ensinarmos a nomenclatura científica é para entendermos a razão de usarmos tais nomes. Sabemos que não precisamos guardar os nomes científicos das espécies, mas é muito importante sabermos o porquê desses nomes existirem.
No caso da tangerina, a espécie é Citrus reticulata, e é a mesma espécie da mexerica (do nordeste) e da bergamota (de São Paulo). Em sala de aula, podemos fazer um grande painel de nomes vulgares (ou populares) e científicos, para que os alunos percebam a grande vantagem de se usar um nome unificado que toda a comunidade reconhece.
Outro ponto importante é sobre o descarte de embalagem. No momento em que o mercado “quebra o galho” de descascar a tangerina e empacotar, temos que jogar fora uma embalagem que não é biodegradável. A casca da fruta é biodegradável.
Fora a questão da higiene e da deterioração rápida desses produtos manipulados.
Veja quanto podemos trabalhar em sala de aula usando uma polêmica das redes sociais.
|