
Quinta-feira, 21/02/2019
Programa Orquestra nas Escolas recebe especialistas de todo Brasil na semana de formação
Durante 15 dias, professores e equipe pedagógica do Programa Orquestra nas Escolas participaram de encontros de capacitação e integração. As atividades que aconteceram na Escola Municipal Orsina da Fonseca foram conduzidas por especialistas convidados de todo Brasil, que compartilharam conhecimentos através de rodas de conversas e de oficinas práticas de vivência e sensibilização.
Os educadores e gestores do Programa Neojiba – Núcleo Estadual de Orquestras Jovens e Infantis da Bahia apresentaram suas experiências com uma tecnologia socioeducacional de sucesso, através do ensino e prática musical coletiva. O programa é uma das ações prioritárias do governo da Bahia para desenvolvimento e integração de crianças, adolescentes e jovens.
Oficinas como ‘Utilização do corpo como instrumento musical’ realizadas pelos músicos do Grupo paulistano Barbatuques permitiram que os educadores exercitassem a criatividade e percebessem as possibilidades diversas, através do próprio corpo.
Para a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, os encontros de formação com professores e equipe pedagógica foram oportunidades de aprendizado e troca:
“Estamos recomeçando nossas atividades em 2019 com expectativas renovadas pela inspiração desses mestres incríveis, cheios de generosidade, que dividiram suas práticas, tecnologias educacionais experimentadas e que têm feito a diferença na vida de inúmeras crianças e jovens em todo o Brasil.” – comemora Moana.
Foram mais de 40h dedicadas à formação dos professores, instrutores e estagiários do Programa Orquestra nas Escolas. Aulas e oficinas sobre a música nordestina, técnicas pedagógicas, prática de regência e principalmente sobre inovação que, para Moana, é a capacidade de colocar em prática aquilo que é possível, realizável e efetivo. "Estamos transbordando por tudo aquilo que vimos e experienciamos nesses dias" – relata.
O Programa Orquestra nas Escolas conta com uma equipe de cerca de 150 profissionais entre educadores, estagiários e profissionais de apoio, está presente em 45 escolas e atende a mais de 11 mil alunos da rede.
Texto: Renata Oliveira
Crédito das Fotos: Rafael Ribeiro

