A A A C
email

Quarta-feira, 29/06/2011

Uma ode a Nelson Mandela

Tags: educação.



 

A Escola Municipal Profª Mª de Cerqueira e Silva está localizada  no Bairro de  Manguinhos na Comunidade Nelson Mandela.

 

Seu público alvo são os alunos que vão da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Do nascimento do Projeto Nelson Mandela:

 

"No decorrer dos anos, a comunidade de Manguinhos passou por várias transformações na construção do Conjunto Nelson Mandela. E neste momento especial, com as obras do PAC, é necessário um resgate histórico para a valorização deste que dá nome à comunidade.

Sendo assim, buscamos resgatar o porquê da escolha do nome para a comunidade e quando ela surgiu."  Equipe Pedagógica da U.E.

 

O trabalho com as turmas de E.I.:

 

"Iniciamos as atividades apresentando aos alunos a biografia de Nelson Mandela, contando fatos e momentos importantes de sua vida, destacando sua infância. Em seguida houve a produção de um texto coletivo a partir da história de Nelson Mandela e elaboramos um livro ilustrado “Mandelinha”.


 Realizamos também atividades artísticas com colagem, pintura (Bandeira da África e Continente Africano e sua relação com o Brasil), bem como animais característicos deste continente: leão, girafa e zebra. Desenvolvemos a cultura da diversidade étnica, social, ambiental, física e humana." Equipe da Educação Infantil 

 

“O Mandela queria juntar os brancos com os negros. Ele mora lá na África onde tem bichos como o leão, a girafa e a zebra.” (Yasmim – 4 anos EI-21)

 

“Ele queria juntar as pessoas para não ficar separadas, porque elas são iguais. Ele queria juntar brancos e negros.” (Vitória – 5 anos EI-11) 

 

“O Nelson Mandela mora na África e tem que ir de avião. É muito longe. O Nelson Mandela é bom porque ele queria juntar as pessoas. Eu moro no Mandela que tem o mesmo nome do moço, o Nelson Mandela.” (Yasmin – 5 anos EI-13)

 

“A experiência foi enriquecedora e surpreendente uma vez que percebemos que a aprendizagem dos alunos tornou-se significativa, eles compreenderam e estabeleceram relações de identidade (figura de Mandela e a origem da comunidade escolar)." Relatos das professoras Jacqueline Oliveira, Renata Conceição, Juliana Baptista, Caroline Pires, Claudia Teixeira e Raquel Grion.

 

No 1º ano com as Professoras Gisele Amorin e Izabel Mattos:

 

 A partir do interesse que foi despertado nos alunos utilizamos uma linguagem simples contando um pouco de sua vida e sua história.


 Trabalhando interdisciplinarmente analisamos a grafia do seu nome (quantidade de letras, sílabas, letra inicial, etc...); na área da matemática trabalhamos com parte-todo (quebra-cabeça) e sua data de nascimento. Entrando no Universo da Literatura Infantil escolhemos o livro: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, para enriquecer nossas vivências e valorizar a figura do negro, o que favoreceu a desconstrução, desde o início da infância, de uma visão desta etnia como oprimidos, explorados e derrotados. Este livro possibilitou debates em que ficou claro que todos temos os mesmos direitos e deveres e também que somos frutos de nossa descendência.


 Realizamos um concurso para descobrir quem seria a menina bonita do laço de fita em que observamos o entusiasmo de todos.


_”O concurso foi bom! Tinha um bocado de meninas bonitas!!!” (Clarice)

 

 E mais uma vez aproveitamos para ampliar nossos conhecimentos trabalhando noções de quantidade, escrita de numerais, valores maiores, menores e ainda desenvolvemos dotes artísticos confeccionando papel machê e criando bonecas negras. Esta atividade auxiliou no aperfeiçoamento de movimentos relativos à motricidade fina.


_”Foi legal fazer a boneca. Nunca tinha feito papel machê!” (Giovana)

 

 Com objetivo de mostrar aos nossos alunos um pouco da luta, cultura e contribuição dos negros e de um negro em especial, assistimos o filme ‘Kiriku e a Feiticeira’ que era um pequeno negro franzino, desacreditado por todos de sua aldeia, mas que se mostrou forte e guerreiro salvando todos.


_”Kiriku é pequeno mas é valente.” (Marlon)

 

" Este projeto tem enriquecido nossa prática na medida em que, através do tema, podemos plantar ao menos uma sementinha que viabilize o fim ou ao menos o princípio do fim dos preconceitos etnocêntricos que vivenciamos diariamente na sociedade em que vivemos." Professoras do 1ºano

 

O 2ºano com as professoras Lidiane, Tatiana e Ana Paula.

 

O  2º Ano tinha como objetivo traçar um paralelo entre a comunidade do Conjunto Habitacional Nelson Mandela e o líder político Nelson Mandela.


 Propusemos pesquisas com os pais perguntando se conheciam a pessoa que dá nome a comunidade. Valorizamos a figura de Nelson Mandela com um breve resumo de sua vida, a fim de que os alunos e pais de espelhassem na sua trajetória. Aproveitamos para trabalhar a interdisciplinaridade com o conteúdo de Língua Portuguesa, Artes e Matemática. As crianças participaram com entusiasmo e curiosidade diante das situações propostas, os pais foram solícitos quando foi pedido sua colaboração na pesquisa. A culminância foi feita através de exposição contendo: Cartazes com as pesquisas dos pais, acrósticos, produção de um texto coletivo e a construção da comunidade com materiais diversos. 

 

Os 3º e 4º Anos com as Professoras Simone Duarte, Ana Carolina, Priscila Reis, Alessandra Nascimento e Marcelle Leoni.


 

O Projeto pedagógico da escola durante esse ano letivo tem como tema gerador o grande líder Nelson Mandela, “A Educação é a mais poderosa arma que você pode usar para mudar o mundo “, que propõe um trabalho diversificado com o objetivo de conhecer a figura e a história de Nelson Mandela, relacionando sua vida com a realidade social dos alunos e da comunidade onde moram. Neste contexto, o projeto desenvolve nos educando, o senso crítico e um melhor entendimento das questões raciais e da luta pelos direitos humanos e igualdade social. Sendo assim os alunos aprendem através de atividades lúdicas, utilizando materiais concretos e interagindo com toda a comunidade escolar. A temática abordada é extremamente rica e passa por todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar despertando a curiosidade dos alunos, que confeccionaram cartazes e trabalhos que foram expostos a fim de partilhar as experiências de aprendizagem significativa.
 Sendo assim, foi também possível estabelecer uma relação com a África e Nelson Mandela, importante líder que transmite até hoje lições de tolerância, humildade e solidariedade, valores tão importantes para o pleno desenvolvimento infantil,tão perdidos na sociedade atualmente.


Depoimento dos alunos:


“Eu gostei do mapa, dos cartazes e da experiência do espelho.” (Naiara – 1301)


“Estou gostando muito do Projeto Nelson Mandela. Achei interessante conhecer o mapa do meu bairro e fazer a linha do tempo.” (Ray – 1303)


“É muito legal estudar e aprender sobre Nelson Mandela. Ele lutou pela igualdade e ficou muito tempo preso por causa disto. Também aprendi sobre o meu bairro e a minha comunidade que se chama Mandela.” (João Victor – 1305)


“Eu acho que o Nelson Mandela colocou muitas regras, eu amei todas elas, não pode haver preconceito entre negros e brancos. Antigamente negros e brancos não podiam conviver. Ele ficou preso durante 20 anos e ainda continuou lutando. É muito legal trabalhar com a história de Nelson Mandela.” (Thalya – 1401)

 

No 5º ano com as Professoras Cristina Messias, Vera Lúcia, Marise Ferreira e Elizabeth.

 

"O desenvolvimento do Projeto Nelson Mandela foi muito interessante. A maioria de nossos alunos mora no Conjunto Residencial cujo nome é uma homenagem a esse grande líder Nelson Mandela, onde também fica situada nossa escola. Com esse projeto, descobrimos que não conhecíamos essa figura tão importante para o movimento antiapartheid.


Junto com os alunos lemos sua biografia, pesquisamos sua origem, conhecemos um pouco sobre a África, sua localização, idioma, cultura e sua influência na formação do povo brasileiro. Fizemos uma linha do tempo e pontuamos suas lutas e vitórias.


Hoje já começamos a conhecer e admirar esse ganhador do Prêmio Nobel da Paz, personalidade tão importante para o mundo."

 

Parabéns a professora  Tânia Borges, diretora da Escola Municipal Professora Mª de Cerqueira e Silva, bem como toda a sua equipe, aos alunos e a toda comunidade do Nelson Mandela por realizarem essa bela pesquisa sobre o grande líder pacificador Nelson Mandela.

 

 Você que é da 4ªCRE e deseja ver seu trabalho publicado nesse portal de sucessos, é fácil, basta enviá-lo para 

 

anaaccioly@rioeduca.net

 

A  Família Rioeduca  aguarda o seu contato.

 

 

                              


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

Comentários
A Escola Municipal Maria de Cerqueira está de parabéns! Um lindo projeto numa Escola do Amanhã. Continuem com o lindo trabalho!

Postado por Marcia Moreira Coordenadora Pedagógica da Lins em 29/06/2011 08:11

Interessante a pesquisa e o trabalho desenvolvido pela EM Maria de Cerqueira e pela Diretora Tânia. Parabéns a toda a Comunidade Escolar.

Postado por Margarete Noblat em 29/06/2011 16:01

Parabéns pelo projeto desenvolvido! Pelo visto, o trabalho contagiou muitas turmas da escola, isso é importante! Sigam em frente! Um grande abraço! Stella - E/SUBE/4ªCRE/GED

Postado por Stella Reis em 29/06/2011 19:18