
Quarta-feira, 29/06/2011
Creche Municipal Ayrton Senna, exemplo de dedicação e de organização
“A Educação Infantil é a fase mais importante na vida de uma pessoa, pois é o momento em que fazemos nossas primeiras descobertas. É um prazer muito grande fazer parte dessa rotina escolar, do espaço de aprendizagem e de socialização das crianças, onde vemos a identidade dos nossos pequenos alunos serem constituídas. Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que se empenham para melhorar cada vez mais a qualidade da Educação Infantil da rede municipal.”
Na fotografia, a professora Isaura, diretora da Creche Municipal Ayrton Senna.
A Creche Municipal Ayrton Senna, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, foi uma das unidades homenageadas com o “Prêmio Anual de Qualidade da Educação”, confirmando, na prática, que toda a equipe pedagógica, servidores ali lotados e profissionais terceirizados que lá trabalham, estão participando do processo que visa a inclusão da criança no contexto da escola e da comunidade, reconhecendo o trabalho de todos os profissionais que se empenham para melhorar a qualidade dos serviços prestados na educação.
Placa de acrílico afixada na parede principal do prédio, demarcando a homenagem recebida pela Creche Municipal Ayrton Senna, da 10ª CRE, que recebeu o "Prêmio de Qualidade da Educação Infantil 2010", concedido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro.
1 – Localização da Creche Municipal Ayrton Senna e breve histórico A creche está localizada no Conjunto Guandu II, também conhecido como “Conjunto Ayrton Senna”. Quem vem pela Avenida João XXIII, no sentido da Avenida Padre Guilherme Decaminada (onde fica localizada a 10ª CRE) para a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), precisa entrar à direita após a ponte do Rio Guandu, passando pelo Conjunto Liberdade, onde se localizam a E.M. Liberdade e a C.M. Amanhecer de Luz.
Isaura Batista Rodrigues, diretora da Creche Municipal Ayrton Senna “Cheguei aqui em setembro de 2002, mas só em março de 2003 é que saiu a designação oficial das creches e a publicação do nosso cargo. A Secretaria Municipal de Educação já entrou com a proposta de educar e cuidar: Cuidar sim, mas educar sempre!” E isso nós passamos para os pais, mães, responsáveis, em todos os momentos, nas reuniões, nos encontros, nos textos que distribuímos para reflexão.” Comentou a diretora Isaura.
Ayrton Senna, Patrono da Creche, foto de 1994. Sobre o patrono, Ayrton Senna, a diretora Isaura informa que quando chegou ao Conjunto Guandu II, já havia sido prestada a homenagem ao piloto brasileiro, campeão de corridas de Fórmula I, que morreu em acidente automobilístico, em 1º de maio de 1994. Segundo a diretora, a designação deve ter sido proposta pelo presidente da Associação de Moradores do Conjunto, “seu” Jorge.
Capa do Projeto Político Pedagógico da C.M. Ayrton Senna Na capa do Projeto Político Pedagógico da Creche Municipal Ayrton Senna há desenho de um menino sentado lendo um livro, tendo ao seu lado esquerdo, oito exemplares de livros coloridos. É um desenho simbólico e bem representativo do que se propõe a equipe pedagógica da creche, que se resume no “cuidar e educar”.
“Procuramos sempre mostrar aos pais e responsáveis, que cada brincadeira, cada apresentação musical ou encenação de peça teatral, além do sentido lúdico, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual da criança, nas suas múltiplas dimensões,” declarou Isaura. A “Malinha Viajante” e o “Livro da Vida” são dois projetos que estão inseridos no Projeto Político Pedagógico da Creche Municipal Ayrton Sena. No primeiro, as crianças levam livros emprestados para as suas casas, e os pais são estimulados a participarem do processo educativo, contando histórias para os seus filhos.
O “Livro da Vida” é um registro diário de todas as atividades desenvolvidas pela criança durante a sua permanência na creche. Desenhos, colagens, rabiscos, mensagens e fotografias são anexados em um grande caderno de desenho, que as crianças poderão levar para suas casas no final do ano letivo.
“Costumo dizer que o “Livro da Vida” é o primeiro livro escrito pelas crianças, porque ali registramos um pouco de tudo o que elas produzem no dia a dia de sua vivência na creche”, falou a diretora Isaura. 3. Uma equipe que se esforça para melhorar a qualidade dos serviços prestados na educação infantil Além da professora Isaura, diretora, e da professora Angela dos Santos Rufino Marcheti, diretora adjunta, a equipe pedagógica da Creche Municipal Ayrton Senna, conta também com o apoio de Cristiane Carvalho da Silva Teixeira,que se reveza com Angela, como professora articuladora.
Angela dos Santos Rufino Marcheti, diretora adjunta e professor articuladora da Creche Municipal Ayrton Senna.
Tanto Isaura quanto Angela passaram pelo Instituto Helena Antipoff, onde se capacitaram para atender crianças portadoras de necessidades especiais, além de já ter trabalhando em escolas do ensino regular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
4. “Se é para fazer, vamos fazer bem feito!”
A limpeza, manutenção e organização são pontos positivos que precisam ser destacados na C.M. Ayrton Senna. O prédio, todo pintado de azul, tem em sua área de entorno, um gramado muito bem cuidado e palmeiras, que ajudam a dar o contraste na harmonia do colorido. Há um parquinho infantil coberto e protegido por tela, com diversos tipos de brinquedos, em área toda murada e pintada com personagens da Turma da Mônica, criados por Maurício de Sousa.
Na Creche Municipal Ayrton Senna, e em todas as demais creches da Rede Municipal de Educação, as crianças recebem quatro refeições diárias: Desjejum (colação), quando chegam, almoço, entre 10h30min e 11h, lanche, entre 13h30min e 14 h e jantar, por volta das 16 horas. O cardápio da creche é elaborado pelos nutricionistas do Instituto de Nutrição Annes Dias - INAD, podendo ser adaptado pelos profissionais da creche, para adequar-se às necessidades da criança, desde que haja uma solicitação médica, por escrito.
Crianças da Creche Ayrton Senna em horário de almoço, fotografia do acervo da creche cedida pela direção.
|


Postado por Lucelia em 29/06/2011 13:06
Postado por Bruna em 29/06/2011 20:55
Postado por Elaine Batista Rodrigues em 08/07/2011 16:03
Postado por Patricia Araujo em 04/08/2011 21:21