A A A C
email

Quinta-feira, 30/06/2011

BLOG PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA CRECHES E ESCOLAS/6ªCRE

Tags: 6ªcre, blogsdeeducadores, dengue.

 

OUTRO NOVO BLOG DA 6a.CRE!

 

 

(cliquem na imagem acima e acesse o blog)

 

 

A professora Márcia Neves, do CIEP Antonio Candeia Filho e do CIEP Zumbi dos Palmares, enviou-me um e-mail solicitando a divulgação de seu blog  sobre "projetos pedagógicos para creches e escolas": "Marcia by Marcia: Divulgação de trabalhos na área de educação e projetos de leitura e escrita".

 

 

No blog, há muitas propostas de projetos interessantes... É só conferir!

 

 

PROJETO “SEMEANDO SONHO E PAZ, COLHENDO AMOR E ALEGRIA”

 

 

(Cliquem na imagem acima e entrem na postagem)

 


APRESENTAÇÃO:

Um espaço no terreno da creche e um pouco de terra. Uma recreadora dedicada e disposta a aprender algumas técnicas de plantio e se responsabilizar pela horta. Assim a creche Zilka Salaberry aderiu ao projeto da prefeitura do rio de Janeiro, o Projeto Horta nas Escolas. O primeiro passo foi inscrever a recreadora Janduir em um curso oferecido pela fundação Rio hortas onde ela pôde aprender técnicas de jardinagem. A partir daí, desenvolvemos algumas sugestões de atividades e os recreadores com sua criatividade foram criando várias outras e adaptando cada uma ao perfil de suas turmas. O resultado foi o projeto “Semeando Sonho e Paz, Colhendo Amor e Alegria”.

 

JUSTIFICATIVA:

As crianças atualmente têm pouco contato com a natureza. Sabemos que as crianças em geral gastam grande parte do seu tempo em frente à televisão, computador, vídeo game. Sem negar a importância de tais atividades, ressaltamos que paralelamente há uma grande necessidade de levar ao conhecimento das crianças o prazer do contato com a natureza.


As atividades da horta levam a criança a observar as fases de desenvolvimento das hortaliças, técnicas mais simples de plantio e colheita, além de conhecer e acompanhar a vida e movimentação de pequenos animais que habitam esse espaço.


Essas atividades fazem a criança descobrir o prazer de mexer na terra e a satisfação de ingerir alimentos dos quais participaram ativamente do processo plantio/cuidados/ colheita.


A horta na creche tem por finalidade humanizar as relações das crianças com a natureza, ampliando suas experiências e conhecimentos sobre ela, já que muitas vezes estas relações se limitam às telas da televisão e do computador.


OBJETIVOS:

• Levar as crianças a um contato maior com a natureza;


• Humanizar as relações da criança com o ambiente por meio deste contato;


• Apresentar às crianças todo o processo pelo qual o alimento passa desde o plantio até a mesa;


• Despertar o interesse pelas formas de vida que habitam o espaço da horta.

 

ATIVIDADES:


• Histórias


• Levar a terra para a sala de aula para que as crianças manuseiem;


• Observar a horta pela janela da sala de aula;


• Sentir a textura das folhas;


• Plantar feijão (ou outras sementes) no potinho de iogurte;


• Visitas à horta em pequenos grupos, orientados pelo recreador;


• Confecção de árvores, com papéis de vários tipos ou folhas naturais;


• Pesquisar folhas na horta e fazer comparações do tipo maior/menor, verde claro/verde escuro, liso áspero, etc.


• Fazer colagens com as folhas;


• Plantar verduras e legumes na horta (tomate, verduras, batatas, cenouras, etc.)


• Simular colheitas de bananas.


• Pesquisar a vida de pequenos animais da horta.


Obs.:
• As visitas à horta deverão compor parte do horário da recreação, pelo menos duas vezes na semana, para as turmas EI-30 e EI-31, sendo que nas duas primeiras semanas as visitas serão mais freqüentes, por se tratar de pequenos grupos.


• As turmas EI-40 e EI- 41 visitarão a horta no horário da tarde, antes das oficinas.


• As oficinas deverão seguir o tema “horta” o máximo possível.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

As atividades desenvolvidas no projeto estão anexadas ao PPP.


CONCLUSÃO:

Cada recreador, orientado pela professora articuladora e também de acordo com a criatividade de cada um, desenvolveu atividades com sua turma.


As atividades na horta tornaram-se rotina permanente fazendo parte do dia a dia da creche, independente de se falar em projeto. Para a culminância do atual projeto, fizemos muitas fotos e um VCD. Hoje as crianças já colhem os alimentos que muitas vezes são utilizados no preparo da merenda.

 

 

PROJETO: “PREVENÇÃO SIM, DENGUE NÃO!”

 

 

(cliquem na imagem para acessar a postagem)

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

Diante da constante necessidade de conscientização da população a respeito da prevenção da Dengue, principalmente em um momento em que a cidade atravessa uma fase de epidemia da doença, decidimos abraçar a proposta da SME que todos os anos sugere trabalhos educativos sobre o tema. 


Por conta da baixa faixa de idade das crianças da creche, procuramos fazer um trabalho apoiado na ludicidade, para que a consciência fosse despertada de forma prazerosa e divertida. A proposta de trabalho foi estendida aos responsáveis por meio de campanhas e uma culminância com apresentação dos trabalhinhos das crianças e uma mídia de VCD, onde aparecem além de fotos das crianças, imagens ligadas ao tema.


OBJETIVOS:

• Conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção contra a dengue;


• Motivá-las a transmitir à família e à comunidade em que vivem os conhecimentos adquiridos na creche;


• Reconhecer os sintomas da doença e maneiras de evitar a proliferação do mosquito transmissor. 


• Mostrar às crianças que a prevenção da doença é uma responsabilidade coletiva e que cada um precisa fazer a sua parte.

 

RECURSOS:


Histórias, conversas, músicas, recorte/colagens, pinturas, fotografias, modelagens com argila, dramatizações, rádio-gravador, apresentações do palhaço Pipoca e produções coletivas de texto e visuais.

 

DESENVOLVIMENTO:

O projeto foi lançado aos educadores da creche após uma reunião onde foram oferecidas diversas sugestões de atividades. Foram utilizados inúmeros recursos, como histórias, apresentações do palhaço Pipoca, muitas conversas nas rodinhas das turmas e técnicas de pinturas, recortes, músicas, modelagem em argila, visitas ao laboratório de informática da E. M. Ana de Barros Câmara, dramatizações, etc.

 

Em cada turma houve uma adequação ao perfil e à faixa etária para que o trabalho fosse desenvolvido de forma eficiente. As crianças, em todo o tempo, eram incentivadas a socializar em casa as informações adquiridas na creche tornando-se assim multiplicadoras na campanha contra a dengue. 

 

O projeto culminou com uma exposição de trabalhos das crianças, além de apresentação da música da campanha e exibição de um vídeo onde aparecem os trabalhinhos dos alunos e mensagens de conscientização. Na ocasião fizemos distribuição de folders explicativo dos sintomas da doença e forma de preveni-la.
 

 

 

HÁ MUITO PROPOSTAS DE PROJETOS  NO BLOG DA PROFa. MARCIA!

NÃO DEIXEM DE VISITAR!

 

 

                              

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
dengue (63)
blogsdeeducadores (9)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.