A A A C
email

Quinta-feira, 07/07/2011

Viúva de Carlos Prestes participa de mesa redonda em sessão cineclubista no Ginásio Experimental Carioca Nicarágua

Tags: gec, cineclube.

 

No dia 22 de junho, o Cineclube Nicarágua exibiu o documentário Memória Viva Maria Prestes. Após a sessão, foi promovida uma mesa redonda com a participação da viúva do líder comunista. O evento reuniu ainda a subsecretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Helena Bomeny, e a representante da Gerência de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação, Catharina Harriet Baptista.

 


O documentário conta a trajetória de uma das personagens mais resistentes na luta da mulher brasileira, a partir do emocionante depoimento de Maria Prestes. Designada em 1952 para fazer a segurança de Luis Carlos Prestes, Maria acabou se tornando companheira do líder comunista por 40 anos e mãe de seus filhos. O filme traz ainda matérias jornalísticas da época, fotografias, documentos históricos e depoimentos de pessoas que conviveram com o casal.


Andreia Prestes, neta de Luís Carlos Prestes e professora de História do GEC Nicarágua, a subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, Maria Prestes, equipe de professores e de gestão da Nicarágua e Catharina Harriet, da mídia-educação.

 

Na foto da direita, Andreia Prestes, Maria Prestes e os professores de História Leandro Cardoso e Vanessa Oliveira.

 

O evento foi organizado pelos professores de História, Leandro Cardoso, Vanessa Oliveira e Andreia Prestes - neta do líder comunista – e contou com o apoio da direção da escola, da professora da Sala de Leitura, Tânia Margareth, e do professor André Barbosa.


Antes de começar a sessão cineclubista, houve a apresentação do Canto Coral, organizado pela professora Islene, com a música Janela da Favela.

 

 

Grupo Canto Coral do GEC Nicarágua

 

 Ana Lucia, mãe de aluna do nono ano do GEC Nicarágua contribui com o depoimento sobre a importância do evento)

 

 

                              


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

gec (73)
cineclube (27)

Comentários
Parabéns ao GEC Nicarágua pela relevância da atividade que certamente proporcionou aos adolescentes e jovens um conhecimento mais próximo da uma parte da nossa história.

Postado por Andrea Fernandes em 08/07/2011 01:05

O evento foi emocionante para todos os presentes. Os alunos adoraram essa tivividade. Obrigada por divulgar de forma tão bonita o que aconteceu aqui na escola.

Postado por Andreia Prestes em 08/07/2011 09:47

As palavras da Professora Helena que se declarou cinéfila foi de suma importância. Foi muito positivo o seu apoio ao nosso cineclube e como historiadora está incentivando novos debates. Contamos sempre com sua presença em novas discussões.

Postado por Helenir Barbosa em 08/07/2011 09:59