A A A C
email

Quarta-feira, 03/08/2011

Educadora de Vanguarda: professora Carla Siqueira

Tags: 6ªcre, blogsderioeducadores.

Carla Siqueira, professora da turma 1401, do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes / 6ªCRE (e criadora do blog Educadora de Vanguarda) tem trabalhado em suas aulas algumas sugestões de projetos - que ela pesquisa na Internet - . Confiram alguns deles!

 

DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA COM ALUNOS


AS VOGAIS

 


 

Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.

 

MATERIAIS: Criar uma Tabela da dinâmica:


A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U

 

PROCEDIMENTO:


Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.


Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.


O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.


Dicas:


Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.


Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2 

 

Referências bibliográficas: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-apresentacao-para-sala-de-aula-para-alunos-em-classe.php#

 

 

 O GATO E O RATO

 


OBJETIVO PRINCIPAL: Integração em sala de aula

 

DURAÇÃO: 10 minutos.
 

MATERIAL: nenhum.


As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças da roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse. 

 

 

PLANO DE AULA AFRICANIDADE

 

Imagem do site A Cor da Cultura

 


Influências culturais da África

 

Faixa etária: 4 e 5 anos
Conteúdo: Natureza e sociedade

 

PLANOS DE AULA
 

OBJETIVOS: 

Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.

 

CONTEÚDOS:
- Heranças culturais africanas e brasileiras.
- Música, dança e brincadeiras.

 

TEMPO ESTIMADO:
Dois meses.

 

MATERIAL NECESSÁRIO:


Livros, revistas, imagens, material para registro, CDs com músicas africanas e brasileiras, tecidos, instrumentos musicais e mapas.

 

DESENVOLVIMENTO:


1ª etapa


Apresente músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e converse com as crianças sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explique que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escute com o grupo outra música (escolha, agora, uma canção tradicional africana). Questione: ela se parece com a que ouvimos antes? Peça, ainda, que a turma leve livros, fotos e outros registros do continente. Você também deve preparar a mesma pesquisa.

2ª etapa


Explore os materiais trazidos em uma roda de conversa. Foque a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras etc. Lembre-se de mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país.

3ª etapa


Forme grupos e sugira que cada um aprofunde a pesquisa em um dos temas levantados. Explique que o objetivo é obter mais informações sobre costumes dos povos africanos e que cada grupo deve mergulhar em um assunto específico, procurando mais informações em livros, internet, vídeos e outras fontes de informação. Peça ainda que reflitam: quais das práticas levantadas também acontecem no Brasil? De que jeito? Como forma de registro, proponha a criação de um painel coletivo para reunir as informações, garantindo que possam ser consultadas por todos sempre que necessário.

4ª etapa


Leve para a sala instrumentos musicais de origem africana, como agogô, caxixi e alfaia e mostre às crianças as maneiras de tocá-los. Apresente também coreografias de danças africanas, como o jongo, para que a turma possa praticar - o uso de DVDs de referência com os principais passos é um bom recurso didático. Lembre-se de que essa lance, que deve durar alguns dias, exige que você se prepare previamente para conhecer instrumentos e danças.

 

AVALIAÇÃO:


Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observe o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica. Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas

.

Fonte: Revista Nova Escola e site A Cor da Cultura

 

 

NOTAS:

(1) Blog  Educadora de Vanguarda: http://educadoradevanguarda.blogspot.com/

(2)  Sites: A Cor da Cultura: http://www.acordacultura.org.br/ e Projetoshttp://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-apresentacao-para-sala-de-aula-para-alunos-em-classe.php#

(3) As duas primeiras imagens: pesquisa Google

(3) Não deixem de visitar nossa postagem no Rioeduca Net: A Revolução Acontece com algumas das propostas do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes apresentadas pelos diversos blogs de seus professores: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1120

 

 

PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DIRETORES.... NÃO DEIXEM DE ENVIAR OS PROJETOS QUE SUA ESCOLA TEM REALIZADO E/OU BLOGS PARA QUE POSSAM SER DIVULGADOS EM NOSSO PORTAL: RIOEDUCA NET!
 

Concorram ao Troféu Rioeduca.net - O Oscar da Educação Carioca (cliquem no link ao lado para saber mais): http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1098


Como publicar os projetos e blog(s) de sua escola?

Enviem informações para o representante Rioeduca de sua CRE: cliquem no link para conhcê-los: http://www.rioeduca.net/sobrenos.php


BOA SORTE!
 

 

 

 

                                           

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
blogsderioeducadores (89)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.