A A A C
email

Quarta-feira, 10/08/2011

O lado Maternal da E.M. Carlos Gomes 3ª CRE

Tags: 3ªcre, educaçãoinfantil, creches.

Este ano, a escola Carlos Gomes , atendendo à demanda da comunidade escolar, recebeu duas turmas de Maternal II. Eles já trabalhavam com turmas de Educação Infantil ao 1º ano em horário parcial. Estas turmas continuam, mas a carência de creches na região e a crescente demanda por vagas fez nascer a inclusão das duas turminhas no espaço da escola regular.

 

Os pequenos foram recebidos com todo carinho e uma equipe foi formada para melhor atendê-los. As professoras de Educação Infantil (PEI) Ana Paula Lopes Ribeiro e Tatiana Soares de Souza e as auxiliares de creche (AAC) Luzineide Crispim dos Santos, Maria de Jesus Fernandes Lima e Márcia Catete da Silva Santos se revezam na tarefa doce e árdua de cuidar e educar.

 


 

As turmas de Maternal II funcionam em horário integral com crianças de 3 anos de idade, o EI-30 e EI-31 que foram acolhidos pela diretora Elaine do Valle, a diretora adjunta Rita Lusié Coelho Velozo e a coordenadora Elane Silveira Côrrea. Mesmo a escola já recebendo alunos de Educação Infantil, algumas modificações no espaço físico foram necessárias. Foi feita a instalação de um box com chuveiro elétrico e, para isso, foi preciso reformar o quadro de luz. A escola instalou um chuveirão na quadra para os dias de calor.

 

O pátio externo, onde fica o parquinho, foi reformado com brinquedos comprados pela UE, recebidos por transferência de outra creche e adquiridos pela CRE. Na quadra, foram afixados quadros que permitem que as crianças possam escrever e desenhar ao ar livre. As salas foram todas reformadas e organizadas com um número menor de carteiras e mesas e uma organização espacial de cantinhos de modo que as crianças tivessem mais espaço para as atividades, além de receber novo piso e pintura. O refeitório foi reorganizado com mobiliário adequado à faixa etária e à maior quantidade de alunos para que as duas turminhas possam fazer as refeições juntas.

 

As turminhas foram incluídas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola: “Viajando no Mundo da Literatura eu Aprendo a Realidade”. Participaram das rodas de leitura, das atividades de expressão oral e escrita, atividades artísticas, construção de habilidades, competências e atitudes a partir da execução dos subprojetos.

 

Também foram a atração das festas de culminância dos subprojetos: No Mundo dos Contos de Fadas e Super-Heróis. Além de participar ativamente da decoração e da celebração da festa julina estando perfeitamente inseridos nas danças e degustação da culinária típica da festa.


Vamos ao vídeo que mostra um pouquinho do dia-a-dia deles na escola?

 


Imagens e texto (adaptado) cedidos pela escola.

 

 

                                           

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (329)
creches (105)

Comentários
Muito bom rever pessoas maravilhosas que trabalham na Carlos Gomes! Estão de parabéns! A escola está linda e os profissionais competentes, comprometidos e amorosos só tem a fazê-la crescer mais ainda. Luz e Paz.

Postado por Neuza em 10/08/2011 11:59

Parabéns Elaine e equipe!!!! Vcs merecem...

Postado por Flavia Rodrigues em 10/08/2011 22:03