A A A C
email

Quarta-feira, 31/08/2011

Alunos de Santa Cruz conhecem o Centro Histórico do Rio de Janeiro

Tags: 10ªcre.

 

Os alunos das turmas dos Projetos Autonomia Carioca e Ponto de Partida, da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, estiveram visitando o centro histórico do Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 2011.


A visita fez parte da programação cultural externa de ambos os projetos, e reuniu professores e alunos das turmas 8201, Realfabetização II, com a professora Sandra; 8801, Aceleração II, com a professora Ana Maria; e 8901 e 8902, com o professor Alexandre.


Compareceram também alunos das turmas 1802, 1804 e 1902, além dos professores Denise, de Educação Física, Alessandra, de História, Ricardo, de Geografia e Esliane, coordenadora do Projeto Acelera II, da 10ª CRE.


Santa Cruz, que fica localizada na Zona Oeste, é a região mais distante, em relação ao centro do Rio de Janeiro, e muitos alunos jamais tiveram a oportunidade de sair do bairro para conhecerem outras áreas da cidade.

 

Alunos da Escola Municipal 10.19.047 em frente ao Paço Imperial, na Praça XV, durante a visita ao centro histórico do Rio de Janeiro.


O city tour pelo centro da cidade, além de servir como uma aula prática de história regional, para os alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, também proporcionou momentos para a prática do lazer cultural, já que as turmas conheceram praças, monumentos, prédios históricos, além das visitas internas feitas ao Paço Imperial, Centro Cultural Correios e Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Palácio Tiradentes, sede do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, visita externa feita por professores e alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, no dia 24 de agosto de 2011. Tendo em vista o grande interesse de todos, a professora Ana Maria, do Projeto Acelera II, já agendou nova visita para o dia 15 de outubro (sábado), com seus alunos.

 


A professora Gracinha Muller, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, deu o apoio logístico, referente ao transporte e fornecimento de lanche para todos os participantes.
 

As turmas foram divididas em dois grandes grupos, para que todos os alunos fossem contemplados com as informações essenciais sobre os locais visitados, incluindo:


I - Praça XV de Novembro e Estátua em homenagem ao General Osório;


II - Paço Imperial, com visita interna, e explicações sobre toda a sua área de entorno, incluindo a igreja de Nossa Senhora do Carmo, antiga Sé.
 

 

Paço Imperial visitação interna pelos alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, que ficaram conhecendo a evolução histórica do prédio, desde que serviu para funcionamento da casa da moeda, passando por residência nobre durante o período colonial, paço real, a partir de 1809 e desde 1984 como centro cultural.

 

 

III - Palácio Tiradentes, sede do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, incluindo informações sobre a Igreja de São José e Rua Primeiro de Março;
 

IV -Chafariz do Mestre Valentim e estátuas de Dom João VI e Marinheiro João Candido, com informações sobre o abastecimento d’água durante os períodos Colonial e Imperial;

 

Alunos da E.M. Joaquim da Silva Gomes em frente ao Chafariz da Pirâmide, obra de autoria do Mestre Valentim, também conhecido como Chafariz do Mestre Valentim.

Professores que participaram do city tour pelo centro histórico do Rio de Janeiro. Da esquerda para a direita: Sandra, turma 8201 Projeto Ponto de Partida, Realfabetização; Alessandra, professora de História; Ricardo, professor de Geografia; Denise, professora de Educação Física;  Ana Maria, professora do Projeto Autonomia Carioca, Aceleração II e Esliane, coordenadora do Projeto Aceleração II da 10ª CRE, professor Sinvaldo do Nascimento Souza, representando o Rio Educa, agachado.

Da esquerda para a direita: Professor Sinvaldo, de História, representando o RioEduca, Alessandra, professora de História, Denise, professora de Educação Física, Ana Maria, professora de Matemática como regente  da Turma 8801, Aceleração II, Alexandre, professor de Inglês, como regente da Turma 8901, Aceleração III, Esliane, coordenadora do Projeto Aceleração II, da 10ª CRE, Sandra, professora de Língua Portuguesa, como regente da Turma 8201, Realfabetização II e professor Ricardo, de Geografia.


V - Arco do Telles e Travessa do Comércio, onde os alunos puderam ver de perto um retrato panorâmico de como teria sido o Rio de Janeiro no final do período colonial e início do império;

 

Alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes em direção ao Arco do Telles (ao fundo) e travessa do comércio, no centro histórico do Rio de Janeiro.

Na Travessa do Comércio, observando as casas assobradadas, com as lojas, e principalmente, os restaurantes  instalados no térreo, os alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes tiveram uma visão panorâmica retrospectiva de como seria o Rio de Janeiro nos períodos colonial e imperial.

 


VI - Centro Cultural Correios, com visitação interna e circuito pelas exposições com a orientação de guias locais, merecendo destaque para exposição Mestres da Gravura Coleção Fundação Biblioteca Nacional;

 


 

 

Cartaz ilustrativo de uma da exposições vistas pelos alunos da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes no Centro Cultural Correios: Mestres da Gravura, Coleção Fundação Biblioteca Nacional.

Alunos da EMJSG no interior do Centro Cultural Correios, em 24 de agosto de 2011.

Alunas da EMJSG aguardando os demais colegas na sala de espera do Centro Cultural Correios,

 

VII - Casa França-Brasil, visitação externa, tendo em vista que o prédio encontra-se em obras. Com explicações sobre as origens arquitetônicas neoclássicas, com a participação do arquiteto francês Grandjean de Montigny, autor do projeto da casa;

Professores e alunos da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, em frente à Casa França-Brasil, que se encontra em restauração interna.

 


VIII - Centro Cultural Banco do Brasil, onde os alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conheceram as importantes coleções de moedas, medalhas, cédulas e outros valores nacionais e estrangeiros, além do próprio prédio, também de estilo neoclássico, que antes de se tornar centro cultural, funcionava como banco.
 

No museu do Centro Cultural Banco do Brasil os alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conheceram  cédulas e moedas brasileiras de vários períodos da nossa história.

 

 

Da esquerda para a direita: Professores: Ricardo, de Geografia; Alessandra, de História; Denise, de Educação Física, Sandra, de Língua Portuguesa, como regente da Turma 8201, Projeto Ponto de Partida, Realfabetização  II; Esliane, coordenadora do Aceleração II; Ana Maria, professora de Matemática, regente da Turma 8801, Aceleração II e Alexandre, professor de Inglês, regente da Turma 8901, Aceleração III, do Projeto Autonomia Carioca.

Alunos da EMJSG no interior do Centro Cultural Banco do Brasil, aguardando a chegada dos ônibus para retorno à Santa Cruz. 

Segundo os professores Alexandre, da turma 8901, Acelera III e Ana Maria, da turma 8801, Acelera II, do Projeto Autonomia Carioca, as atividades culturais externas são de grande importância para os alunos, porque possibilita uma aula prática, diretamente em contato com locais de relevância histórica para a população da cidade.
 

 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Ah, Sinvaldo, saudade desse corredor histórico, que há um bom tempo não passo! Parabéns a EM 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, por proporcionar aos alunos do Projetos Autonomia Carioca e Ponto de Partida, o prazer desse passeio cultural, tão nobre, no Centro do Rio.

Postado por Regina Bizarro em 31/08/2011 08:42

Parabéns! Sinvaldo e a toda a equipe da Joaquim. Saudades das nossa visitas à restauração da Igreja do Carmo com os alunos da Joaquim ! Um abraço a todos os colegas da Joaquim !

Postado por Prof Antonio Carlos Suzano em 31/08/2011 23:08