A A A C
email

Sexta-feira, 23/09/2011

A E.M. João de Deus é FELIZ!!

Tags: educação, eventos, 4ªcre.



 

 

Uma síntese do P.P.P. da Escola Municipal João de Deus:

"O corpo docente e a equipe administrativa estão voltados para dar prosseguimento ao desenvolvimento dos valores humanos como: justiça, verdade, preservação da natureza, amizade, ética, saúde e a prática da cidadania. A meta a ser alcançada este ano é de 90% de aproveitamento escolar.

 

Objetivo Geral: Compreender e saber identificar a arte como um fato histórico contextualizado em diversas culturas conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como, as demais produções do patrimônio cultural e do universo natural identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.Desenvolver o gosto e o espírito artístico através do conhecimento de diversas formas de arte: apreciação de pinturas, esculturas, música, teatro, danças... Estipular e desenvolver os valores humanos como: Cooperação, respeito, verdade, dignidade, solidariedade, gratidão e outros.

 

Objetivo específico: Utilizar o PPP como ferramenta de conhecimento para que atitudes comportamentais tornem a convivência humana mais agradável;

 

Linhas de ação com o corpo docente:  Acompanhar a avaliação adotada pela U.E. considerando seu caráter formativo, processual, diagnóstico, investigativo, prospectivo e transformador, envolvendo as observações do professor, através de pesquisas, atividades de aula e casa, provas, teste, assiduidade, artes e outros que serão registradas em Diário de Classe que resultará no conceito final do aluno;

 

Linhas de ação com o corpo discente:  Participar de diferentes atividades que envolvam troca de opiniões e o resgate de depoimentos, favorecendo assim, o desenvolvimento do espírito crítico e a organização das ideias para a defesa de argumentos e pontos de vista; Refletir sobre o juízo de valores que demonstre preconceitos.

 

Linhas de ação com a comunidade: Promover encontros como palestras, reuniões, festas cívicas e/ou comemorativas, COC e outras atividades com a co-participação efetiva da família no cotidiano escolar de seus filhos; Prestar contas à comunidade escolar de toda a situação financeira das verbas escolares (PDDE e SDP) através de reuniões com representantes do CEC e Grêmio, pais representantes e murais informativos; 

 

Trabalhando o PPP através de eventos na Escola: 

Sarau Literário (leitura/escrita/oralidade, dramatização); Festa do PPP (arte, dança, leitura, escrita, diversão, união);

 

Conclusão: Acreditamos que a cada dia surge sempre uma oportunidade para a busca da felicidade através do aperfeiçoamento de nossas ações e atitudes enquanto educadores. Buscando melhoria na qualidade de ensino, e cientes de que todas as experiências do conhecimento são necessárias para embasar uma aprendizagem com amplitude e eficiência, utilizamos a leitura, a escrita e a arte como instrumentos que transformam as aulas em momentos prazerosos facilitando o processo de aprendizagem dos conteúdos trabalhados.                                                                                                                

 

Com certeza, o melhor investimento do ser humano é o estudo para o atual mundo empreendedor em que vivemos.    

                                                                                     

Sendo assim, com o Projeto Político Pedagógico 2011 de título “Pro dia nascer feliz!” nossos alunos terão a oportunidade de aprender a ter um olhar diferenciado para as coisas boas que a vida proporciona a cada dia." Texto: Equipe da Unidade

 

A FESTA

Release :

"Cada dia que começa traz consigo muitas oportunidades de sermos felizes de verdade. Tudo que precisamos é acreditar que a felicidade é possível e praticá-la a cada dia que nasce."


1° Turno:
• O E. I. 10, da professora Janaína, acredita na felicidade e pintou um lindo arco-íris para deixar o mundo mais colorido e ajudar o dia a nascer feliz! (Música: Arco-Íris da Xuxa)

 

• A turma 1401, da professora Daleth, afirmou que para sermos felizes dependemos somente de nós mesmos! (Música - Pra ser feliz/Sou feliz - Eliana)

 

• As sereias e os peixinhos da turma 1101, da professora Rosane contou as vantagens de se viver feliz no fundo do mar! (Música: Aqui no mar - Tema do filme "A pequena sereia")

 

• A turma 1501, da professora Rosilene, provou que basta um olhar diferente para mudar os sentimentos negativos e fazer nascer a felicidade mesmo em um dia ruim! (Música: Sentimentos são. Tema do filme "A Bela e a Fera")

 

• E finalizando, a turma 1301, da professora Teresa, que desejou a todos um Happy Day! (Música: Oh! Happy Day – Sister Act e Jota Quest) 

 

2° Turno: 

• Premiação do aluno João Victor, vencedor do Concurso cultural e autor do desenho que estampou a camisa da equipe na festa. 
 


• A turma E.I.20, da professora Tatiane acredita na felicidade e levou a mensagem que os dias ruins passam depressa assim como os dias de chuva dão lugar a lindos dias de sol! (Música: Felicidade - Marcelo Jeneci) 

 

• Em seguida, a turma 1102, da professora Paula não negou que a vida é bela e que corre atrás da felicidade, mesmo que ela esteja lá em Hollywood! (Música: Hollywood - Lucinha Lins) 


 

• A turma 1201 da professora Rosane, com seus peixinhos e sereias mostrou para todos as vantagens se ser feliz no fundo do mar! (Música: Aqui no mar. Tema do filme "A Pequena Sereia")

 

 

• Já a turma 1502, da professora Valeska, representou aquilo que faz qualquer dia feliz para uma criança: As brincadeiras! (Música: pout-pourri brincadeiras de criança.)

 

• E novamente, finalizando as apresentações desejando a todos que tivessem um Happy Day, a turma 1402, da professora Teresa. (Música: Oh!Happy Day! - pout-pourri Sister Act + Jota Quest)

 

 
  



 

 Se você gostou do que viu, acompanhe essas e outras experiências no  http://emjoaodedeus.blogspot.com/

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

eventos (322)
4ªcre (292)

Comentários
Muito lindo! Parabéns!! Que Deus continue lhes abençoando com ideias criativas que integram e contribuem para um escola mais democrática e acessível! Parabéns!!!

Postado por Renata Albudane em 23/09/2011 12:24

Olá Dyone, parabéns pela linda festa! Realmente sua escola parece transmite felicidade, basta ver a carinha das professoras e funcionárias da João de Deus... Adorei conhecer você e a sua diretora Luciana . Beijocas e muita luz para todas....

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 23/09/2011 20:58

Lindo trabalho! Realmente para uma mudança radical na sociedade só o desenvolvimento dos valores humanos como: justiça, verdade, preservação da natureza, amizade, ética, saúde e a prática da cidadania. Não podemos esquecer o amor e o respeito a Deus e ao próximo, só assim poderemos conseguir uma mudança radical nesta sociedade que estamos vivendo que não tem mais amor ao próximo e nem a Deus.

Postado por Fatima Lucia da Silva Braga em 24/09/2011 22:13

Assisti ao vídeo e fiquei emocionado com a disponibilidade e concentração das crianças. Sei o quanto é dificil coreografar na escola, mas também apaixonante ver o trabalho realizado. Meus Parabéns!!! Também fiquei encantado com a apresentação do PPP, priorizando a construção de valores e a linguagem artística como meio. Um grupo de profissionais que merecem estar em evidência. Parabéns aos gestores, aos professores e funcionários. E aos protagonistas de todo este trabalho, os ALUNOS que estão brilhando. Mais sucesso a todos!

Postado por Lindomar Araujo em 25/09/2011 21:12