A A A C
email

Quinta-feira, 22/09/2011

Projeto “Gentileza, gera gentileza” da CM Buriti Congonhas

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas.

A Creche Municipal Buriti Congonhas, localizada no bairro de Madureira, está desenvolvendo o projeto “Gentileza, gera gentileza”, que passa a compor o Projeto Político Pedagógico, por sua importância e relevância nos dias atuais.

 

 

O projeto “Gentileza, gera gentileza" foi dividido em quatro subprojetos: “Gentileza é: Navegar na alegria dos diferentes ritmos”; “Gentileza é: Cuidar do Planeta como lição de casa”, “Gentileza diz: O Mundo é uma Escola e a vida é uma arte” e para o último trimestre “Gentileza é: Saber o valor da diversidade”.

 

Devido ao grande número de atividades e compromissos, deixamos um pouco de lado e nos tornamos pessoas práticas, rápidas, e nossa gentileza, inevitavelmente, torna-se mais vulnerável.

 

Trabalhar de forma sutil o comportamento das pessoas, até nos menores ambientes, se faz necessário e é através de pequenos atos, como um “Bom Dia”, “Por Favor”, que resgata-se a gentileza.

 

São esses atos que a Creche pretende resgatar através do Projeto "Gentileza, gera gentileza".


Objetivos do projeto:

"Desenvolver nas crianças diversas formas de expressão (linguagens artísticas), ampliando sua imaginação, explorando diversos materiais, incentivando criar desenhos e formas, reproduzir imagens, representar a natureza, os ambientes, pintando, fazendo colagens, usando sucatas e, principalmente, brincando de descobrir a magia das cores, buscaremos construir junto ao aluno conceitos indispensáveis à vida em sociedade, da vida como indivíduo e a influência do meio e do ser, na construção de um planeta e uma sociedade, saudáveis e sustentáveis. Para isso foi apresentado o livro “Quem é Quem?”."


Como acontece:

"As artes são linguagens muito importantes como forma de expressão e comunicação. Por meio de suas criações artísticas as crianças desenvolvem a autonomia, a coordenação motora e suas identidades. E é pensando no criar, que a creche procura diversificar e enriquecer as experiências proporcionadas às crianças".


 

 

 

Está sendo trabalhado pintura de quadros explorando diversos materiais: guache, aquarela, pinturas naturais, que não poluem o meio ambiente, como: suco e/ou sumos de beterraba, couve, cenoura, entre outros... O trabalho da sucata é muito importante, estimula a criação artística e a contribuição para um mundo sustentável.

 

"Confeccionaremos brinquedos com caixas de leite, garrafas pet, copos de iogurte, latinhas de refrigerante, dando novas utilizações para objetos que iriam pro lixo.

 

Ao término da confecção faremos uma exposição com o trabalho das crianças, convidaremos os pais/ responsáveis para prestigiar nossos pequenos grandes artistas".


Metas do projeto:

 

"Transformação das relações sociais, melhoria do convívio entre as crianças, entre crianças e funcionários, funcionários e funcionários, entre as crianças e seus familiares, entre familiares e familiares e funcionários da creche. O resgate da GENTILEZA, no convívio social;
A valorização da vida, do ser humano e a qualidade das relações estabelecidas;
Apresentação de danças, dramatizações, festas, exposições, confecção de livros e cartazes com intuito de agregar valores e transformações".  


É hora de avaliar:

A avaliação é diária, "num processo de observação, correção, reflexão dos nossos atos, enquanto formadores de opinião, produtores de conhecimentos e como estamos conseguindo, ou não, transmitir para o público alvo, nossas intenções de transformação.

 

"Avaliaremos também nos nossos Centros de Estudos, onde poderemos replanejar e reconduzir nossas ações e estratégias para alcançarmos nossos objetivos".


Gerando Gentileza, impactando a comunidade:


"Apesar do pouco tempo que o projeto está em execução, já observamos em nossas crianças, o despertar da gentileza, na forma de tratar os amigos, ao usar as palavras mágicas, como: ”por favor” e o “bom dia” alegre, que recebemos dos alunos ao chegarem a creche e os responsáveis estão transparecendo a satisfação de serem recebidos com sorriso e cordialidade e por saberem que seus filhos, mesmo na primeira infância, estão demonstrando a gentileza em suas atitudes.

Assim, pretendemos impactar a comunidade com este belo trabalho, GERANDO GENTILEZA".


 “Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar,

mas os seus ecos são efetivamente infinitos.”
 

 

Aniversário da Creche Buriti Congonhas:


No mês de agosto a Creche comemorou 19 anos, com a participação dos pais e da comunidade em geral. As crianças ajudaram a decorar a creche e confeccionaram cartazes para festejar este momento.

 



Conheça o trabalho, na íntegra, acessando o blog da Creche Buriti Congonhas: http://cmburiticongonhas.blogspot.com/

   

Escreva para nós se você professor, ou sua escola, desenvolve ou desenvolveu algum projeto que impactou a aprendizagem dos seus alunos.

Clique na foto da equipe do Rioeduca e veja o e-mail do representante da sua CRE.

 

 


 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
blogsdeescolas (402)

Comentários
Muito legal, tanto o projeto como a postagem

Postado por Celia Regina Napole em 22/09/2011 11:07