A A A C
email

Terça-feira, 18/10/2011

Professora Joseth “Mais de quatro décadas no exercício da profissão”

Tags: 9ªcre, gec.

 

 

Nesta semana de homenagens aos professores, não poderia deixar de prestigiar uma pessoa muito especial que conheci quando fui para a coordenação do Ginásio Experimental Carioca Von Martius, da 9ª CRE, a professora Joseth. Na convivência percebi sua dedicação ao magistério, seu grande carinho com os alunos e a amizade e cuidados com os colegas professores. Ela é uma pessoa delicada e que consegue ter domínio de turma sem se exaltar. Falando baixinho vai conquistando a amizade de todos.


Ela faz parte do grupo de professores do novo projeto da prefeitura, o Ginásio Experimental Carioca (GEC), que é uma escola que tem horário integral e onde professores e alunos convivem 8 horas por dia envolvidos em várias atividades. Inclusive a professora Joseth, que é de Língua Portuguesa, desenvolve no GEC a polivalência, onde ela faz parte da área de Humanas, ministrando aulas de Geografia, História e Língua Portuguesa.


Pedi a professora Joseth que fizesse um pequeno resumo da sua vida no magistério e as mudanças que ela observou ao longo desses mais de 40 anos em exercício. Segue seu relato:



“Mais de quatros decádas no exercício da profissão. Fui feliz! Certamente, os acertos superam os erros. Ao longo do meu trabalho, procurei adaptar-me às diversas mudanças ocorridas, tanto na parte administrativa das escolas, como quanto às novas técnicas utilizadas durante todo esse período. Valorizo minha formação, enquanto professor II a partir de 1963 e professor I a partir de 1973, em exercício nesta escola.

 

Reconheço a necessidade de uma atualização constante. Mas, não é preciso ser muito esperto para concluir que ao longo do processo, a essência fica. Muitas vezes, o que muda é a nomenclatura. Talvez por vaidade, é importante para algumas pessoas mudar o que está dando certo.

 

Recentemente, ao ler o livro “Aula Nota Dez” pude mais uma vez constatar que quando se trabalha com responsabilidade e dedicação, o que parece novo já vem sendo realizado há anos. É questão de bom senso.

 

Ainda me lembro, prazerosamente, das antigas reuniões de Orientação Pedagógica oferecidas pelas Sedes (atuais CREs), onde profissionais capacitados procuravam dar apoio ao trabalho dos professores regentes. Também participei de alguns cursos de atualização, treinamento ou capacitações (os termos mudam, não é mesmo? Mas, o objetivo é comum!). De alguma forma, todos contribuíram para o meu crescimento profissional. Procuro acreditar e sempre recebo de modo aberto tudo que pode acrescentar algo ao meu trabalho.

 

Também fui feliz em relação à convivência com os meus alunos. Procuro fazer do diálogo e do carinho dois grandes aliados a meu favor. ”

 

 Joseth dos Anjos Rebello
Rio, 14/10/2011

 

 

Professora Joseth na turma 1804
 


 

 

Esta foi uma homenagem que a professora Joseth recebeu no último evento do GEC, a Feira Cultural, quando a turma 1904 destacou a Professora como a ilustre personagem do Estado de Sergipe.

 

 

Professora Joseth na turma 1804, onde é polivalente e na Feira Cultural

 

 

l

Professora Joseth e Professora Juliana, seu apoio nas aulas de História

 

Parabéns professora Joseth pelo belo trabalho desenvolvido ao longo desses anos, que seu exemplo seja seguido por todos nós que ainda temos muito que caminhar!

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
gec (73)

Comentários
Fico muito feliz e orgulhoso por merecida homenagem a professora Josethe a qual tive o privilégio de conhecer e trabalhar. O aprendizado que obtive simplesmente ao observa-la foi significativo em meu processo profissional. O carinho, dedicação e amor que dispõe ao lidar com os alunos fazem o diferencial desta grande professora, que antes de tal é também um amor de pessoa. Parabéns e obrigado por acreditar ainda na possibilidade revolucionária da educação. Ronaldo.

Postado por Ronaldo Pimentel Baptista em 18/10/2011 14:23

Estou Muito Feliz Por Ter A Dona Joseth Como Vó e Madrinha, e tambem por outras pessoas poderem participar da nossa felicidade.

Postado por Maria Clara Severo em 18/10/2011 17:41

Marcia e Joseth, parabéns em especial por esta postagem tão significante. Que possamos estar aqui fazendo mais e mais homenagens aos professores.

Postado por ReginaBizarro em 18/10/2011 20:46

Querida amiga Joseth muita paz, força e saúde . Você é uma pessoa iluminada. Amada e respeitada por todos. Parabéns !

Postado por Prof° Alex Ribeiro em 20/10/2011 00:36

Sempre presente, organizada e comunicativa. Nunca esquece das datas ou compromissos de todos que a cercam. As listas de presentes, cartõezinhos com lindas dedicatórias e mensagens amorosas, nos deixam surpresos e envaidecidos com sua demonstração de atenção e carinho. O comprometimento que nos demonstra, com explicações como “saber o quê, saber como, saber por quê, saber para quê” me faz admirá-la, não somente como uma excelente profissional, mas também como uma pessoa participativa, companheira e dedicada. Em todos os nossos momentos pedagógicos, sendo ele bom ou “tumultuado”, ela consegue transmitir, uma competência de dar inveja a qualquer colega de trabalho! Joseth, você mais que merece, essa singela homenagem! Que feliz coincidência essa publicação no mês de seu aniversário! Parabéns! Muitos anos de vida, saúde, paz e realizações. Beijos CRIS

Postado por Mª Cristina J.Neves em 20/10/2011 19:24

Querida Joseth, Não me canso de verbalizar o quanto te admiro e te gosto! E como esta é uma ocasião especial, só me resta ratificar o orgulho que sinto de ter aprendido contigo a arte da convivência!

Postado por Cida Bassin em 20/10/2011 20:39

Joseth, parabéns pela mais que merecida homenagem. Durante esses 23 anos que trabalhamos juntas na Von Martius, muitas coisas aconteceram e muitas lições eu aprendi com você. Saiba que não é exemplo somente para os alunos, mas para cada um de nós. Obrigada por sua amizade e pelo exemplo.

Postado por Maria da Gloria Cardoso em 21/10/2011 08:13

Minha guru, meu exemplo de professora! Competência é pouco pra essa mulher genial, carinhosa, dedicadíssima. Recentemente tive o prazer de dividir a sala de aula com ela e me senti muito orgulhosa... momento ímpar! Te amo, Jô! Carlinha.

Postado por Carla de Faria Rosa em 21/10/2011 08:52

Querida Joseth, cada dia que passo com você em sala, na escola é uma "aula" (com o perdão da redundância, já que é uma educadora) cresço como profissional e pessoa... Minha admiração só aumenta, porque você é um exemplo, uma inspiração. Você já deixou sua marca, na Escola Von Martius, no GEC Von Martius, nos colegas, nos alunos e em mim. Obrigada por tudo!

Postado por Juliana Brandão em 21/10/2011 13:18

Sei que minha tia e madrinha realmente nasceu para lecionar e, mais que isso, nasceu para transmitir toda a sua força e energia a estas crianças e adolescentes tão ávidos de dedicação. Desde que me entendo por gente sei que ela exerce sua função com total maestria! Bem, um grande beijo e parabéns pelo homenagem!!!

Postado por Maiara dos Anjos Chagas em 22/10/2011 19:05