A A A C
email

Quinta-feira, 08/12/2011

Creche Senninha - Todos pela Fraternidade

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 No mês de novembro, a Creche Municipal Senninha desenvolveu um excelente projeto em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, envolvendo crianças, educadores, pais e comunidade escolar.

 

    “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,

por sua origem ou ainda por sua religião. 

Para odiar, as pessoas precisam aprender; 

e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

 (Nelson Mandela)

 


O Salto de Qualidade na Educação Carioca começa na Educação Infantil, no trabalho com as famílias. As Creches e EDIs possuem uma vantagem que as diferencia das demais unidades: a aproximação que têm com as famílias das crianças, que por serem muito pequenas dependem de seus pais para levarem e buscarem.

 

Os projetos realizados na Educação Infantil é visto de pertinho pelos responsáveis e o impacto positivo é perceptível através do interesse e mudanças de postura e comportamento. Há poucos anos, as creches eram conceituadas como um espaço que servia apenas para cuidar de crianças, alimentar, dar banho ... Atualmente, o Cuidar está aliado ao Educar, e a comunidade escolar já reconhece que a Creche é uma Instituição Educacional.

 

A Creche Senninha, está localizada no Parque da Alegria, Caju, local conhecido pela violência entre facções e confrontos com a polícia. Deste modo, a equipe da creche, liderada pela competente gestora Elnira, entende que os projetos desenvolvidos devem destacar a paz, o respeito e a fraternidade.

 

 

No mês de novembro, no qual comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, as educadoras da Creche Senninha desenvolveram um trabalho voltado para o respeito que devemos ter com todas as pessoas.

 

"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, 

sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".

( Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5º, XLII )

 

As crianças vivenciaram experiências significativas, através de músicas ,histórias, teatro, culinária e muitas brincadeiras. O projeto deu destaque a africanidade e a valorização dos afro-descendentes, com sua cultura, costumes e hábitos herdados. Os pequenos tiveram oportunidade de criar instrumentos de percussão, participar de atividades ligadas ao som dos instrumentos, movimentos corporais e danças típicas.

 


 

Um dos momentos mais aguardados pelas crianças foi a roda de capoeira .Os pequenos treinaram a ginga e se divertiram reproduzindo os golpes. Também não faltou criatividade para a preparação da comida, as educadoras realizaram uma deliciosa receita típica.

 

 

As turminhas confeccionaram fantoches de meia, trabalharam suas características físicas, estimulando a percepção de suas semelhanças e diferenças, e depois construíram um mural com o retrato étnico da turma.

 

A comunidade escolar teve participação da construção do mural da fraternidade, com personalidades negras que alcançaram a fama. 

 

A culminância do projeto ocorreu no pátio da creche , com uma grande confraternização, simbolizando a fraternidade, a igualdade entre os povos e raças e o respeito e valorização dos afro-descendentes.

 

O Rioeduca parabeniza a  Diretora Elnira e toda equipe da Creche Senninha por  desenvolver com nossas crianças este maravilhoso trabalho!

 

Convidamos o leitor para conhecer todo o projeto, clicando na imagem abaixo:

 

 

 

Sua escola realizou um projeto de sucesso?

Envie relato com fotos ou vídeos para

ruteferreira@rioeduca.net

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
1ªcre (383)

Comentários
A C.M. Senninha já é sucesso há muito tempo, principalmente pela valorização do ser humano, pelo trabalho desenvolvido com respeito, amor e carinho. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho de qualidade.

Postado por JOSÉ LUIZ em 08/12/2011 07:22

Parabéns a equipe. A diversidade é tema que precisa ser trabalhado desde sempre e a Creche Senninha está demonstrando como se faz... Abraços a tod@s!!!

Postado por Cláudia Reis em 08/12/2011 09:13

Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Postado por Fatima Lucia Braga em 08/12/2011 12:28

Trabalho em creche também e é bom ver que as Educação Infantil na nossa cidade não é mais só tomar conta. Desenvolvemos um trabalho sério, estudamos, lemos, para que o desenvolvimento das crianças seja o melhor possível!

Postado por Sueli em 08/12/2011 15:26

Todos pela Fraternidade, sempre! E isso deve ser ensinado desde cedo! Parabéns a Creche Senninha!

Postado por Kessia em 08/12/2011 16:33

Ficou lindo o trabalho, parabéns para a creche senninha.

Postado por vivian em 08/12/2011 22:17

Não é a toa que todo mundo agora quer que os filhos fiquem nas creches!! A educação nas creches é mesmo um espetáculo. Muito diferente de antigamente. Valeu!!!

Postado por Rosemere em 09/12/2011 20:33

É muito gratificante poder divulgar um pouquinho do nosso trabalho, pois nossa equipe sempre muito empenhada realiza trabalhos maravilhosos como este. Parabéns a toda a Comunidade Escolar!!! Cristiane

Postado por Cristiane em 12/12/2011 08:59

Nossos pequeninos, a todo momento, se mostram muito interessados em aprender. O projeto faz com que desde cedo aprendam a respeitar e sejam respeitados. Estamos ajudando a formar cidadãos mais conscientes, seguros e felizes.

Postado por Régia Ribeiro em 25/12/2011 08:43