A A A C
email

Terça-feira, 20/12/2011

Mês Especial na E.M.Escritora Clarice Lispector

Tags: 7ªcre.

 

 A E.M. Escritora Clarice Lispector está localizada no Rio das Pedras e atende cerca de 350 crianças da Educação Infantil. Dezembro é um mês marcante para a escola.Mês do aniversário da patronesse Clarice Lispector, criação da escola em 31 de dezembro de 2004, inauguração da Sala de Leitura Daniel Munduruku em dezembro de 2007 e claro, época de comemorações natalinas!


A patronesse Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 e faleceu em 9 de dezembro de 1977.Era contista, cronista e romancista de destaque na literatura brasileira, não é brasileira nata: nasceu na atual Ucrânia e veio para o Brasil ainda criança. Com 12 anos transfere-se do Recife onde morava até então para o Rio de Janeiro para cursar o secundário. Mas já escrevia antes disso: aos sete anos mandava contos ao semanário infantil. Sempre recusados. Ainda estudante escreve seu 1° romance (Perto do Coração Selvagem). Lispector tem uma prosa introspectiva e intimista, que explora o caráter do ser humano e os conflitos interiores, com um estilo dramático e irônico. Além de vários romances como A hora da Estrela e A Paixão segundo G.H., Clarice redigiu também contos.

 

OBRAS DE CLARICE LISPECTOR

 

 

  

HISTÓRIA DA ESCOLA

 

A Escola está completando 7 anos e tem como Projeto Político Pedagógico o tema “Semeando... Crescendo... Acontecendo...”.Teve seu trabalho reconhecido através do Prêmio Anual de Qualidade da Secretaria Municipal de Educação em 2010.Participou das Trocas de Experiências Bem Sucedidas da Educação Infantil (SME) com trabalhos selecionados em 2006,2007 e 2009 .

 

A sala de Leitura Daniel Munduruku foi inaugurada em dezembro de 2007 com a presença do autor em um momento de festa para a escola e comunidade. Daniel Munduruku nasceu em Belém, PA, filho do povo indígena Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, integrou o programa de pós-graduação em Antropologia Social na USP. Lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Entre outras atividades, participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.Escreve, principalmente, sobre a temática indígena.

 

A escola proporciona aos alunos momentos constantes de aprendizagem com alegria e garante aos pais, a participação freqüente em encontros diversos, favorecendo a parceria necessária para o bom desenvolvimento das crianças. A escola conta com um vasto acervo fotográfico e de vídeos de todos os projetos e atividades realizados na escola, sendo difícil selecionar os momentos mais marcantes . O espaço fica pequeno para tantos registros da trajetória da escola,sendo apenas uma pequena seleção diante da coletânea disponível .

 


 MOMENTOS MARCANTES

Exposição sobre a patronesse Clarice Lispector ( 2005)

 

Maratona de Histórias - Teatro apresentado pelos professores da Escola

 

Parceria com a Guarda Municipal em apresentações e palestras para a comunidade

 

Visita ao Museu do Açude em 2008

Caminhada Ecológica no Floresta Country Club com alunos e responsáveis em 2009

 

Atividades sobre a Obra de Tarsila do Amaral em 2010

 

 No ano de 2011, o eixo temático foi “ Cidadania em Diferentes Linguagens".Os principais objetivos foram:


.construir práticas em parceria com a comunidade, respeitando e acolhendo a diversidade;
.oportunizar o conhecimento do mundo , favorecendo o desenvolvimento e a formação das crianças;
. vivenciar a cidadania.

 

No decorrer deste ano também aconteceu o "Tempo de Ler" que buscou incentivar e despertar o gosto pela leitura através do contato prazeroso com a literatura.Acontecendo uma vez por semana ocorrendo apresentação para todos os alunos da escola.Para a comunidade, aconteceu o " Balaio de Histórias" com acervo  de livros doados que foram colocados à disposição para empréstimos.Mensalmente, os responsáveis se encontraram para falar de suas histórias, como um "sarau" literário.

Tempo de Ler: Atividades de Incentivo à Leitura

Natal

Apresentação Natalina em 2010 e 2011

 

Visite o blog da escola para saber mais:

www.semeamar.blogspot.com

Para saber mais sobre Daniel Munduruku:

http://danielmunduruku.blogspot.com/

 

 

 

Parabenizamos a equipe da escola pelo ótimo trabalho desenvolvido  e um parabéns especial para as diretoras Maristela e Eliete pelo profissionalismo e dedicação nesses 7 anos!

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (337)

Comentários
Nossa escola é a confirmação de que apostar no afetivo, na prática reflexiva e no respeito ao potencial das crianças é o caminho. Por todo o tempo investimos no brincar e nas interações permeados pela literatura infantil. Belo texto Roberta e fica o agradecimento a todas as pessoas que juntas vão construindo a E.M.Escritora Clarice Lispector-Lugar de Gente Feliz. Parabéns equipe!

Postado por Lu Ramos em 20/12/2011 20:13

O investimento na relação lúdica e prazerosa da criança com obras literárias acontece diariamente. Os projetos desenvolvidos levam crianças, responsáveis e equipe para um mundo, de descobertas, mistérios, surpresas e brincadeiras, que diverte e ensina. O seu texto Roberta resume muito bem o trabalho desenvolvido. Feliz e agradecida por fazer parte da história da E.M. Escritora Clarice Lispector-Lugar de Gente Feliz. Parabéns equipe!

Postado por Denise Martins dos Santos em 20/12/2011 23:24

Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pelo exemplo a ser seguido. Nos dias de hoje os exemplos são cada vez mais raros.

Postado por J Alexandre SC em 21/12/2011 07:48

Parabéns pela garra e dedicação de todos os que formam esta brilhante equipe: funcionários de apoio, professores e direção. Parabéns por acreditarem que é possível fazer uma educação PÚBLICA de qualidade. Continuem neste dignificante caminho, pois, só com uma BOA EDUCAÇÃO podemos fazer um MUNDO MELHOR. PARABÉNS !!!!!!!!!!!

Postado por Vilma Soares de Souza em 21/12/2011 09:28

Roberta, muito profissional e verdadeira essa reportagem, parabéns! Essa escola realmente merece destaque para continuar incentivando os profissionais tão diferenciados que lá trabalham. Não posso esquecer de mencionar os pais e responsáveis que valorizam a educação e estão sempre prontos a contribuir com o todo. Valeu minha Escola do coração!!!!!

Postado por Nelma de Souza em 21/12/2011 09:35

Linda trajetória. Parabéns!

Postado por Eduardo Gomes em 21/12/2011 19:09

Parabéns a toda equipe da Escola,é muito bom ver um trabalho sendo reconhecido, elogiado e crescendo cada vez mais. Parabéns e força a todos!!

Postado por Ilma Soares em 21/12/2011 20:01

Sei que sou suspeita em falar desta escola, afinal estou há 7 anos lá dentro, participando do seu crescimento. Vivendo os seus conflitos, suas alegrias, seus desafios, suas surpresas, suas dores e amores... vivendo a construção de uma EQUIPE, no real sentido da palavra. Acreditamos que só o coletivo pode construir este trabalho que vem sendo reconhecido a cada ano. Tentamos manter “nossas chamas acesas” com muita alegria e garra, pois os alunos precisam olhar e perceber a verdade e entrega de cada um de nós, pois, só assim a aprendizagem poderá acontecer. Compromisso, ética, responsabilidade, foco, consciência da essência da nossa profissão que é EDUCAR. Junto a isso, o olhar para o companheiro de trabalho reconhecendo o quanto cada um é importante dentro deste processo, valorizando o ser humano único que é. PARABÉNS E MUITO OBRIGADA A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTA EQUIPE E A TODOS QUE NOS DÃO APOIO E QUE VIBRAM COM CADA CONQUISTA, NOS ALIMENTANDO DE ENERGIA PARA CONTINUARMOS ACREDITANDO, “SEMEANDO, CRESCENDO E ACONTECENDO”!

Postado por Maristela em 22/12/2011 08:49